Saiba como plantar bonsai em casa e domine os principais cuidados necessários para manter essas pequenas árvores sempre saudáveis

Como plantar bonsai? Dicas para cultivar o seu em casa

O ambiente doméstico pode ser um verdadeiro “santuário” para restaurar as energias perdidas durante o dia. Nesse sentido, muitas são as estratégias para transformá-lo num local de acolhimento e bem-estar para todos que o habitam. Mas poucas são tão charmosas quanto a arte milenar do bonsai, não é mesmo? Além disso, a graciosidade empreendida no seu cuidado é considerada terapêutica. Por isso, a H.Lar traz hoje um pequeno guia de como plantar bonsai em casa e mantê-lo saudável.

 

COMO PLANTAR BONSAI EM CASA

1.     ESCOLHA O VASO

Como você está começando seu bonsai do zero, o ideal é optar por um vaso um pouco maior. Dessa forma, há espaço para as futuras raízes crescerem.

2.     PLANEJE A DRENAGEM

Cubra todos os furos do vaso com uma tela especial para drenagem (geralmente, bidim ou sombrite). Em seguida, passe um arame de cobre pelos buracos, terminando no furo central para que as raízes também possam ser amarradas (ver detalhes no passo 5).

3.     PREPARE O SOLO

Dê preferência para uma mistura de 85% de xisto e 15% de terra de algarrobo. Porém, caso não seja possível, você pode utilizar outra mistura “standard”.

4.     ESCOLHA A PLANTA

Para os iniciantes, recomendam-se alguns tipos mais simples de mudas para plantar – como ficus, pinheiros, azaleias, araucárias e araliáceas. Sobretudo, não se indica aos iniciantes começar o bonsai com sementes, em função da demora e da complexidade do processo.

5.     PLANTE SEU BONSAI

Esse é um dos momentos cruciais para quem ainda está descobrindo como plantar bonsai! Portanto, tenha em mente que neste passo é fundamental dar bastante atenção às raízes. Afinal, além de ser a base para o crescimento do bonsai, o sistema radicular tem outro papel vital. Isso porque é ali que será amarrado o arame citado na etapa 2 deste tutorial.

Trata-se de um passo ligeiramente complicado para iniciantes, então vale conferir dicas no YouTube ou em blogs especializados. Por fim, basta posicionar o substrato e pressioná-lo com as mãos até que fique bem firme.

 

COMO CUIDAR DO BONSAI

A manutenção geral do bonsai é simples, requerendo apenas alguns cuidados comuns a outras plantas. Dessa forma, fique atento a alguns fatores importantes:

  • Proteja o bonsai dos raios solares nas horas mais quentes do dia (das 10h às 16h);
  • Regue-o uma vez a cada dois dias ou quando o solo estiver seco;
  • Pode seu bonsai em intervalos que variam de 3 a 6 meses, dependendo do tipo de planta. Para tanto, retire os galhos e brotos que estiverem maiores que o estilo de bonsai escolhido;
  • Adube a terra preferencialmente com adubos foliares ou orgânicos, respeitando os períodos corretos. Nesse sentido, a adubagem do bonsai externo é entre a primavera e o outono, enquanto o interno, em qualquer estação.

 

O bonsai foi popularizado pelos japoneses, que traduzem essa arte de cultivo literalmente como “plantado numa bandeja”. Aliás, sua presença nos locais é vista como um sinal de harmonia, equilíbrio, honra e prosperidade. Além disso, quando bem cuidado, ele pode durar gerações, passando adiante todo esse simbolismo. Para se ter uma ideia, alguns espécimes mundialmente famosos ultrapassam mil anos de idade!

Então, agora que você já sabe como plantar bonsai e cuidar bem dele, que tal investir nessa arte milenar? 🙂

 

Foto: iStock/ArthurHidden