Confira um passo a passo infalível para organizar fotos digitais e nunca mais perca tempo procurando suas imagens preferidas!

Memórias em ordem: veja como organizar fotos digitais

Fotografias são uma ótima forma de eternizar momentos, voltar no tempo, arrancar um sorriso ou matar a saudade. Além disso, são ferramentas utilíssimas na hora de pesquisar referências de decoração, planejar uma viagem ou vender um imóvel. Aliás, com a evolução das câmeras, fotografar se tornou algo muito mais fácil e frequente. Consequentemente, a maioria das pessoas hoje possui um vasto acervo de imagens – muitas vezes espalhado em diferentes dispositivos. Por isso, saber como organizar fotos digitais é essencial para facilitar a procura. Então, se você estiver precisando de ajuda para colocar os seus arquivos em ordem, confira as dicas da H.Lar!

 

1.    FAÇA UMA BOA TRIAGEM

Em primeiro lugar, é necessário excluir as fotos duplicadas ou que ficaram ruins (tremidas ou fora de foco, por exemplo). Aliás, existem aplicativos que tornam esse processo menos cansativo, identificando fotos iguais ou muito parecidas. Ao mesmo tempo em que libera espaço na memória do dispositivo, essa seleção é importante para facilitar as próximas etapas.

 

2.    REÚNA TUDO NUM SÓ LOCAL 

Se antes a única maneira de fotografar era através da câmera propriamente dita, hoje muitos aparelhos anexaram essa função. Como resultado, as fotos ficam espalhadas nas bibliotecas de diversos dispositivos – como celular, tablet e notebook, por exemplo. Dessa forma, é vital eleger somente um local para salvar as fotos atuais e as próximas. Uma opção segura é a chamada “nuvem” – um espaço de armazenamento online que pode ser sincronizado entre todos os dispositivos. Se você é um usuário Apple, o serviço iCloud é a resposta certa. Já para outros sistemas, algumas alternativas populares são o Dropbox e o OneDrive. Caso prefira manter os arquivos disponíveis apenas localmente, o computador costuma ter mais espaço disponível do que o smartphone. Além disso, um HD externo pode cumprir essa função. Porém, em ambos os casos, dê especial atenção à dica número 4 deste passo a passo.

 

3.    ORDENE POR PASTAS E DATAS

Essa etapa pode ser um pouco demorada, mas permitirá que você encontre rapidamente qualquer foto que procure. Assim, vale a pena dedicar um tempo para fazer essas classificações. Para tanto, comece separando as fotos por ano, criando então subpastas com a data completa. Se quiser, você pode renomear as imagens de uma mesma ocasião com palavras-chave para tornar as buscas ainda mais fáceis. Além disso, alguns serviços de nuvem permitem adicionar hashtags e/ou trazem outros recursos inteligentes, como reconhecimento de rostos.

 

4.    NÃO SE ESQUEÇA DO BACKUP

Ao organizar fotos digitais, tenha em mente que um backup é essencial para não correr o risco de perdê-las. Então, mesmo que você prefira concentrar as imagens num dispositivo local (computador ou HD externo), faça uma cópia de segurança. Ter pelo menos uma cópia dos arquivos guardada em outro dispositivo reduz muito a chance de perdê-los para sempre. Contudo, lembre-se de que um eventual furto desses equipamentos pode levar suas memórias embora de forma irrecuperável. Por isso, o ideal é manter pelo menos o backup num serviço de nuvem. Assim, caso aconteça algo com seu(s) dispositivo(s), as fotografias continuarão a salvo na internet, devidamente protegidos com a sua senha.

 

DICA PARA ORGANIZAR FOTOS DIGITAIS

Uma boa dica para organizar fotos digitais é estabelecer um intervalo padrão para atualizar seu acervo com as novas imagens. Para tanto, basta se comprometer com uma transferência semanal ou mensal dos arquivos para o dispositivo escolhido. Contudo, o mais fácil e seguro é realmente usar um serviço de nuvem, que permite configurar o “upload” (envio) automático.

 

Asim fica fácil organizar fotos digitais, não é mesmo? Aliás, você sempre pode contar com as dicas da H.Lar para simplificar seu dia a dia! Então não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro de tudo!

 

Foto: iStock/junpinzon