Quem tem cães ou gatos em casa sabe como é desafiadora a tarefa de remover pelos do sofá. Porém, estes truques garantem ótimos resultados

Pets em casa: 5 maneiras de remover pelos do sofá

Assim como os humanos da casa, cães e gatos perdem pelos todos os dias de forma natural. Porém, fatores como época do ano, raça, idade e tipo de pelagem podem ocasionar quedas mais acentuadas entre os pets. Consequentemente, remover pelos do sofá, das roupas e da cama, por exemplo, acaba virando um desafio diário para os donos. Por isso, que tal conhecer algumas estratégias para reduzir o excesso que se acumula em móveis e acessórios? Aliás, também é possível contribuir para que seu amigo peludo fique ainda mais forte e saudável. Veja a seguir!

 

5 TRUQUES PARA REMOVER PELOS

1. RECORRA AO ASPIRADOR

O aspirador de pó é um eletrodoméstico indispensável para casas com animais de estimação. Afinal, ele é perfeito para remover pelos do sofá, do chão, do tapete e de todos os cômodos da casa. Assim, o aparelho deixa os ambientes impecáveis de forma rápida e prática, sem espalhar ou levantar os pelos das superfícies. Aliás, caso não tenha muito espaço para guardar um equipamento grande, um aspirador de mão cumpre perfeitamente essa função. Dedicando-se  à tarefa pelo menos uma vez na semana, é possível evitar o acúmulo de pelos no seu lar.

2. APOSTE NAS LUVAS

Em limpezas mais pontuais, um par de luvas de faxina é suficiente para remover pelos do sofá rapidamente. Isso porque seu material oferece boa aderência, fazendo com que os pelos grudem no acessório com facilidade. Logo, esta dica é ideal para aquelas manutenções rápidas – por exemplo, quando é preciso receber uma visita de última hora.

3. COMPRE UM ROLO ADESIVO

Facilmente encontrado em mercados e lojas de bazar, o rolo adesivo costuma ser muito utilizado em roupas. Entretanto, também pode muito bem ser empregado para remover pelos do sofá. Inclusive, numa situação emergencial, dá até para substituí-lo por uma fita adesiva propriamente dita – especialmente se for bem larga. Assim, os pelos grudam na parte colante e você consegue limpar seus móveis e acessórios em instantes. No entanto, este truque não é tão eficiente, além de ser recomendado apenas para superfícies revestidas com tecido. Afinal, quando aplicado a itens de madeira, por exemplo, pode até danificar o material.

4. USE UMA ESCOVA MACIA

Se você está com tempo e disposição para se dedicar um pouquinho mais a essa tarefa, aposte numa escova macia. Afinal, esse é um acessório que funciona bem quando combinado a uma das estratégias citadas acima. Isso porque as cerdas macias ajudam a agrupar os pelos, mas nem todos ficam presos a elas. Logo, a dica é, num primeiro momento, passar a escova por todo o sofá. Depois, basta utilizar o aspirador de pó ou a técnica do rolo adesivo para finalizar o trabalho.

5. BUSQUE UM SERVIÇO ESPECIALIZADO

Além de remover pelos do sofá com regularidade, considere providenciar uma higienização profissional a cada seis meses. Aliás, os efeitos do “antes e depois” podem ser surpreendentes! Afinal, além de limpar, o serviço especializado desinfeta, alveja e desodoriza o tecido. Dessa forma, pequenos cuidados bastam para manter poltronas e sofás como novos por muito mais tempo!

 

BÔNUS: CUIDADOS COM SEU PET

Para reduzir a queda de pelos, converse com um veterinário de confiança e peça dicas sobre alimentos de boa qualidade. Além de melhorar a nutrição do seu pet, você pode investir numa escova que seja mais eficiente. Assim, ao escová-lo regularmente, será possível remover pelos soltos e evitar que se espalhem pela casa.

Outro motivo que costuma influenciar a perda de pelos é o estresse. Por isso, promova períodos diários de brincadeira com seus animais de estimação e, no caso dos cães, leve-os para passear. Além disso, mantenha em dia os check-ups e a aplicação de vermífugos e antipulgas.

Para finalizar: sempre que for remover pelos dos pets em casa, aproveite para abrir as janelas e arejar os ambientes! Afinal, mesmo no inverno, estratégias como essas ajudam a manter seu lar limpo e saudável para todos os moradores. 🙂

 

Foto: iStock/shironosov