Como organizar roupas (e fazer o bem ao doar algumas delas)
Observado em 19 de julho, o Dia Nacional da Caridade tem o intuito de reforçar o altruísmo e a solidariedade. Aliás, nos últimos meses, tais sentimentos têm sido aflorados diante da pandemia do covid-19. Afinal, iniciativas como distribuição de alimentos e produtos de higiene ou consultas gratuitas nas mais diversas especialidades têm se multiplicado. E, com a chegada dos dias mais frios, as tradicionais campanhas do agasalho devem ampliar essas ações de generosidade. Ao mesmo tempo, a troca de estação também é propícia para organizar roupas e renovar as peças do seu visual. Logo, nada mais oportuno do que reavaliar o seu vestuário e liberar espaço no closet, não é mesmo? Inclusive, assim como organizar o quarto, manter o guarda-roupa arrumado pode garantir mais bem-estar, praticidade e satisfação. Por isso, confira logo abaixo algumas dicas para facilitar esse processo e colocar em prática alguns gestos de caridade!
7 TRUQUES PARA ORGANIZAR ROUPAS
-
ESVAZIE GAVETAS, PRATELEIRAS E CABIDES
O primeiro passo para organizar roupas é desocupar e limpar seus armários com um paninho levemente umedecido. Em seguida, cheque minuciosamente as peças que possam estar ficando velhas. Para isso, avalie o estado de costuras internas e externas, de forros e bolsos. Além disso, veja se a cor da roupa ainda está uniforme, especialmente nas mangas e costas. Logo, chega o momento de pensar se você quer investir em possíveis reparos em determinadas roupas. Então comece a selecionar o que não está em condições de uso e o que pode ser destinado a doação.
-
SIMULE A REALIZAÇÃO DE UM BRECHÓ
Antes de começar a guardar as roupas novamente, tente imaginar que está num brechó. Assim, avalie se cada uma de suas peças passaria no teste de qualidade para compra. Para tanto, coloque-se no lugar de um(a) cliente e pense se você investiria seu dinheiro naquele item. Porém, nesta fase é preciso agir com máxima sinceridade, critério e desapego. Afinal, trata-se de um importante exercício para liberar espaço no closet. Outra maneira de tomar decisões mais acertadas e livres de sentimentalismo é pedir ajuda de outras pessoas. Dessa forma, amigos ou familiares podem opinar sobre o que ainda combina ou não com seu estilo atual.
-
INICIE A REORGANIZAÇÃO PELOS CABIDES
Separe os cabides por tipo e cor, caso não sejam todos iguais. Além disso, na hora de guardá-los, coloque todos os ganchos virados para a parte de dentro. Dessa forma é possível garantir uma aparência mais agradável, bem como facilitar a visualização das peças no armário. Aliás, para pendurar, dê prioridade às roupas que amassam. Pois, as demais podem ser dispostas em gavetas e prateleiras. Outra dica para pendurar camisas, camisetas, casacos e jaquetas é dispor as mangas para a frente. Com isso, nenhuma peça irá se enroscar e você ainda conseguirá economizar espaço ao compactar a peça.
-
AGRUPE SUAS PEÇAS POR TIPOS E MODELOS
Além de setorizar as roupas por estação, ordene as roupas por tipo, de modo que façam sentido para você. Por exemplo: blusas, camisetas, calças, saias; roupas de cima, roupas de baixo; as curtas, as longas; ou por tecidos: dos leves aos mais pesados. Afinal, é possível reunir diferentes looks, deixando mais próximas aquelas peças que combinam entre si.
-
INVISTA EM EMBALAGENS APROPRIADAS
As peças que você usa ocasionalmente não precisam ficar disputando espaço com itens mais essenciais no dia a dia. Por isso, tire-as de vista e guarde-as com cuidado. Afinal, é preciso preservá-las de situações como manchas e mofo. Para tanto, sacos de TNT são ótimas opções, assim como caixas com pequenas aberturas. Assim será possível garantir alguma ventilação às peças, afinal.
-
MANTENHA ROUPAS DOBRADAS NUM PADRÃO
Ao dobrar suas peças no mesmo tamanho, você consegue formar pilhas e ganhar espaço no guarda-roupas. Assim, além de favorecer a visualização, você garante mais agilidade para escolher o que vestir.
-
DESAPEGUE
Você já deve ter ouvido falar em “guarda-roupa cápsula” ou em projetos “minimalistas” de pessoas que buscam viver com menos. Afinal, além de sustentável, um closet com roupas adequadas e de boa qualidade facilita a escolha do que vestir. Assim, é possível (e até mais fácil) montar um guarda-roupa funcional com poucas peças. Afinal, quanto maior a quantidade de roupas, mais provável se perder entre elas.
Ao mesmo tempo, a sensação de doar o que lhe sobra para quem tanto precisa é algo muito recompensador. Então, ao comprar algo novo, priorize o que é capaz de combinar com pelo menos outras três peças que você já tem. Além disso, dê preferência a peças básicas e atemporais, que combinem com você e com seu estilo de vida. Sobretudo aquelas que valorizam seu tipo físico e levem as cores que mais harmonizam com seu tom de pele.
Então… Que tal aproveitar a inspiração do Dia da Caridade e começar a desapegar? 🙂