Dicas caseiras de como se livrar de traças

Sua camiseta favorita furada, seu livro de cabeceira com um buraco, aquela recordação de uma pessoa especial deteriorada. Mesmo tão pequenas, as traças podem trazer grandes incômodos para o seu dia a dia. Então, a seguir, confira como eliminá-las do seu dia a dia.

 

SAIBA MAIS SOBRE AS TRAÇAS

Um inseto que pode gerar grandes incômodos para quem tem suas roupas ou papéis, por exemplo, atingido por ele. Aqui no Brasil, existem dois tipos mais comuns de traças: a traça-de-livro e a traça-de-roupa.

  • Traça-de-livro: pertencente à família Zygentoma. Como o nome já diz, essas traças são mais comuns em papéis. O terror dos livros e dos documentos antigos. As traças-de-livros consomem substâncias com amido. Entre elas, estão grãos, pigmentos de tinta, cortina, papel, seda, lençóis e até mesmo, papéis de parede.
  • Traça-de-roupa: uma fase larval das mariposas, essas traças pertencem à Lepidoptera. Esse grupo é composto pelas larvas antes de se tornarem as mariposas adultas, polinizadoras. As fêmeas colocam cerca de 40 a 50 ovos e morrem. Esses ovos possuem uma secreção que gruda nas fibras das roupas. Sendo assim, no momento que nascem, essas larvas começam a atacar o tecido e causam os furos nas peças. As traças-de-roupa se alimentam da queratina presente na lã e no couro, por exemplo.

Os dois tipos de traças gostam de locais úmidos e escuros. Por isso, é muito comum que elas estejam em armários, livros, frestas, documentos e gavetas.

 

TRUQUES CASEIROS PARA ACABAR COM AS TRAÇAS

Sim! Você pode terminar com as traças utilizando algumas dicas caseiras. Confira:

 

VINAGRE

  • 250 ml de água
  • 250 ml de vinagre branco

Primeiro, tire tudo o que tiver dentro dos armários, faça essa misturinha e passe por dentro de todo móvel que está com traças. Depois, no chão, use um pano limpo com essa mistura. Além disso, para evitá-las posteriormente, coloque a solução em um borrifador e passe nas roupas e nos cantos. Normalmente essa combinação de vinagre + água funciona porque a acidez do vinagre ajuda a eliminar insetos e evitar que eles voltem. Aliás, essa dica pode ser utilizada tanto para guarda-roupas e closets quanto para armários de cozinha.

 

CRAVO-DA-ÍNDIA

  • 20 cravos-da-Índia fervidos com água por 5 minutos
  • Álcool
  • Borrifador

Misture a água em que foram fervidos os cravos com um pouco de álcool e aplique nos locais infestados.

 

CAPIM-LIMÃO, CEDRO E LIMÃO

Caso não saiba, o aroma desses três itens pode ser decisivo para acabar com as traças! Assim, você pode fazer sachês aromáticos com capim-limão, cedro ou limão (ou até combinar mais de um deles) e colocar em suas gavetas.

 

ELIMINE AS TRAÇAS NA PAREDE

Outro local em que aparecem muitas traças são nas paredes de casa. Especialmente atrás de espelhos, quadros e móveis. Nesses casos, para terminar com elas, a dica é utilizar um aspirador de pó com determinada frequência.

 

SEM TRAÇAS NO COLCHÃO

Assim como nas paredes, você também pode utilizar o aspirador de pó no seu colchão. Além disso, higienize e troque com frequência as fronhas, cobertores, edredons e lençóis. Desse modo você também evita o surgimento do mofo, outro grande vilão dos lares.

Se você gostou das dicas, continue acompanhando o blog da H.Lar.

 

iStock.com/LanaStock