Saúde no home office: 5 exercícios para fazer em casa

Para muitas pessoas, a possibilidade de atuar em regime de home office trouxe diversas vantagens à rotina pessoal e profissional. Afinal, ao adaptar e organizar suas tarefas, é possível investir em flexibilidade e até numa nova relação com o lar. Por outro lado, esse modelo de trabalho tem dado brecha para um grande vilão da saúde física e mental: o sedentarismo. Assim, tão importante quanto relaxar no fim do dia é investir em alguns exercícios para fazer em casa. Não apenas para evitar o sobrepeso, mas, principalmente para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e tantas outras.

Aliás, manter o corpo ativo também é uma forma de expandir a criatividade, garantir o foco e melhorar seu rendimento. Especialmente porque a prática de atividades físicas traz impactos positivos ao humor, pois amplia o ânimo e a disposição. Então, que tal começar a aproveitar mais aquele espaço de academia em seu condomínio? Ou, ainda, usar a tecnologia para treinar em qualquer cantinho disponível em seu lar? Afinal, atualmente há diversos aplicativos, plataformas e canais no Youtube que funcionam como um personal trainer virtual. Desse modo, afastar o sedentarismo pode ser muito mais fácil – e até mais divertido – do que você imagina! Mas, se você ainda não sabe por onde começar, veja algumas sugestões da H.Lar:

 

DICAS DE EXERCÍCIOS PARA FAZER EM CASA

Normalmente, quem busca ideias de exercícios para fazer em casa prefere realizar atividades que não exijam equipamentos especiais. Por isso, as dicas que traremos a seguir utilizam principalmente o peso do próprio corpo. Ou, no máximo, um sofá ou uma cadeira de apoio, uma toalha ou um colchonete. Além disso, é importante contar com um dispositivo como um smartphone, tablet ou smart TV para acompanhar os treinos. Agora, basta avaliar quais são os melhores exercícios para fazer em casa que mais combinam com o seu perfil:

 

1.     YOGA

As posições da yoga trabalham corpo e mente de forma simultânea e não demandam por muito espaço. Assim, essa é uma das atividades que mais combinam com a rotina de quem atua em home office. Afinal, ela ajuda a restabelecer a flexibilidade do corpo, a diminuir as dores e a investir no equilíbrio interno. Especialmente por ser uma ótima aliada no controle do estresse e da ansiedade. Caso queira investir nessa prática, há diversos aplicativos e canais no Youtube que oferecem aulas gratuitas e pagas.

 

2.     ZUMBA (E OUTRAS DANÇAS)

Mais do que evitar o sedentarismo, a dança é um exercício completo que garante muita diversão e queima de calorias. Nesse sentido, a Zumba é uma das opções mais procuradas em função de seu ritmo aeróbico acelerado. Porém, qualquer estilo é válido para manter o corpo ativo e a mente mais relaxada. Inclusive, até mesmo jogos de videogame podem ser utilizados para a prática. Como é o caso do Just Dance Now, disponível para consoles, computadores e dispositivos móveis. Porém, se você mora em apartamento é bom prestar atenção nos horários de silêncio. Especialmente para que seus movimentos e músicas não causem problemas com os vizinhos!

 

3.     ALONGAMENTO

Diferentemente da dança, o alongamento é um exercício que não costuma ter hora mais ou menos apropriada para se fazer. Afinal, não gera impactos nem agitação e ainda promove um efeito de calma e tranquilidade. Além de ser uma atividade prática e rápida, ajuda muito no cuidado com as articulações. Por isso, para quem trabalha sentado durante horas, o ideal é se alongar ao acordar e em outros momentos do dia. Para isso, vale investir em aplicativos e canais específicos no Youtube.

 

4.     CAMINHADA

Além de fazer exercícios em casa, quem atua em home office também pode aproveitar o horário de almoço para caminhar. Seja no pátio ou numa área comum de seu prédio ou residência, pelo quarteirão ou num parque próximo. Desse modo também é possível absorver a vitamina D presente nos raios solares e que atua no fortalecimento da imunidade, dos ossos e, inclusive, no combate à depressão. Se preferir, você pode testar atividades de caminhada em casa, disponíveis no Youtube em canais como o da treinadora e influenciadora fitness Carol Borba.

 

5.     TREINOS DE ALTA INTENSIDADE

Por fim, para quem gosta de desafios mais avançados, a dica são os treinos de alta intensidade. Desse modo, é possível gastar muita energia com atividades realizadas em curtos espaços de tempo. Porém, normalmente esses exercícios demandam maior disposição e preparo físico. Mesmo assim, também podem ser realizados a partir da orientação de aplicativos, plataformas online e canais de profissionais de educação física.

De qualquer forma, separar um tempo na agenda e criar uma rotina de exercícios para fazer em casa é imprescindível. Tanto para melhorar sua produtividade e criatividade no home office quanto para investir em saúde e bem-estar físico e mental. Se você gostou dessas dicas, continue acompanhando o blog da H.Lar. Aqui você sempre encontra conteúdos sobre qualidade de vida pessoal e profissional!

Foto: iStock/Arsenii_Palivoda