Neste Dia das Crianças, a H.Lar traz algumas sugestões de leitura para quem quer obter mais conhecimento sobre cada etapa da infância

Dia das Crianças: livros para entender mais sobre cada fase

A criação dos filhos é uma missão que costuma gerar muitas dúvidas em qualquer mãe e pai. Até mesmo naqueles que já passaram pela experiência anteriormente. Afinal, cada criança tem sua própria maneira de ser. Por isso, neste Dia das Crianças, a H.Lar selecionou algumas dicas de livros que abordam questões interessantes sobre a infância.

Desse modo, os adultos podem encontrar não apenas inspiração, mas também o equilíbrio entre dar amor e impor limites. Sobretudo para que os pequenos possam viver e crescer emocionalmente mais saudáveis. Embora não existam regras absolutas, as obras reúnem informações, dicas e reflexões, tanto de outros pais quanto de especialistas. Então, siga com a gente!

 

LIVROS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Apesar de não haver unanimidade em relação à idade exata de começo e término de cada fase, há diferenças mínimas. Portanto, as sugestões de leitura podem apresentar pequenas variações, conforme seus autores. Mesmo assim, tentamos elencar os títulos de acordo com as etapas da infância para facilitar a organização de suas leituras.

 

GESTAÇÃO

O Diário de Bordo do Parto – Luciana Herrero

Ao contrário dos livros que focam apenas na mãe, a autora integra toda a família no processo de gestação. Principalmente para esclarecer dúvidas e mitos em relação aos diferentes tipos de parto. Desse modo, é possível municiar toda a rede de apoio com informações importantes e pertinentes para tornar o momento mais consciente e tranquilo. Para tanto, o livro traz diversos relatos de pais e apontamentos de médicos e psicólogos.

 

INFÂNCIA (ZERO A 9 ANOS)

O Cérebro da Criança – Daniel J. Siegel & Tina Payne Bryson

A partir de métodos práticos, o livro é um verdadeiro guia sobre desenvolvimento da inteligência emocional infantil. Dessa forma, os responsáveis aprendem a utilizar estratégias para transformar situações do cotidiano em oportunidades de amadurecimento intelectual e afetivo. De acordo com o crescimento da criança, os autores também explicam novos métodos, correspondendo àquela fase em questão.

 

PRÉ-ADOLESCÊNCIA (10 A 14 ANOS)

Pré-adolescente: Um guia para entender seu filho – Daniela Tófoli

A transição da infância para a adolescência pode ser um período de difícil compreensão para todos os envolvidos. Frequentemente, quem atravessa essa etapa precisa encarar a sensação de não pertencimento. Pois, por um lado, aquele indivíduo não se sente mais como uma criança e, ao mesmo tempo, ainda não é um adolescente. Enquanto isso, os pais precisam aprender a lidar com a instabilidade dos filhos que agem de ambos os jeitos.

 

ADOLESCÊNCIA (15 A 19 ANOS)

Adolescentes: Quem ama, educa! – Içami Tiba

Por último, o autor do clássico “Quem ama, educa!” mostra como as evoluções tecnológicas e sociais mudaram a adolescência do século 21. De maneira objetiva, ele aborda as principais dificuldades que os adultos encontram na convivência com a atual geração. Inclusive no meio profissional. Nesse sentido, a proposta é ajudar tanto na formação de adultos financeiramente independentes quanto de pessoas éticas e felizes.

 

De fato, a maternidade e a paternidade são experiências únicas e individuais. Logo, é natural que nem tudo funcione da mesma forma para todos. Mas, como alguns padrões se repetem, essas leituras podem servir como orientações a serem adaptadas à realidade de cada família. Então, aproveite esta data para também celebrar o Dia das Crianças com brincadeiras e atividades que estimulam a socialização.

Aliás, como dica bônus, o livro “101 Ideias para Curtir com seu Filho” também é uma sugestão bem interessante. Nele a jornalista Paula Perim compartilha maneiras de entreter os pequenos através da sua experiência como mãe e editora-chefe da revista Crescer. Logo, é uma ótima opção para quem tem filhos de até 10 anos e busca ideias diferentes. Não apenas para este feriado de Dia das Crianças, mas para todos os outros momentos em família!

 

Foto: iStock/evgenyatamanenko