Confira uma lista de brincadeiras para o Dia das Crianças que podem ser realizadas tanto em ambientes internos quanto externos

Mês das crianças: brincadeiras para celebrar o dia 12 em casa

Depois das receitas de massinha de modelar, a H.Lar traz mais algumas dicas de atividades para fazer com as crianças. Com elas, todo mundo pode afastar o tédio, comemorar o dia 12 de outubro e diversificar a rotina da quarentena. Afinal, mais do que diversão, momentos de atenção, afeto e parceria são essenciais para promover bem-estar e qualidade de vida. Por isso, que tal surpreender os pequenos com uma programação repleta de brincadeiras? Tanto para quem mora em casa quanto em apartamento, há opções de sobra para envolver toda a família!

 

BRINCADEIRAS PARA DENTRO DE CASA

1.       TEATRO DE FANTOCHES

Toda criança tem uma ou mais histórias e personagens favoritos, certo? Ainda mais quando desde cedo é estimulada ao contato com os livros e até com os desenhos animados. Logo, preparar um teatro de fantoches é uma ótima maneira de incentivar a imaginação e a ludicidade dos pequenos. Aliás, mesmo que você não tenha os fantoches típicos, pode criar seus próprios bonecos usando sucata ou meias customizadas. O palco também pode ser improvisado com caixas de papelão, tecidos, cortinas ou lençóis, por exemplo. Então, com a história definida, cenário e personagens prontos, chega a hora do show. Dessa forma, tanto adultos quanto crianças podem ter sua própria vez de protagonizar o teatro e integrar a plateia. Ou, ainda, realizarem juntos uma mesma apresentação.

2.       CRIAÇÕES COM SUCATA

Se você aderiu às compras online, é provável que tenha algumas caixas de papelão sobrando em casa, certo? Pois a partir delas é possível incentivar o uso da criatividade e ainda abordar importantes temas – como reciclagem e consumismo. Afinal, ao unir materiais simples a um pouquinho de imaginação, tudo pode ser transformado para criar outra realidade. Por exemplo: a caixa de papelão pode virar casinha, avião, foguete ou fogão. Aliás, esta entrevista da Revista Habittá pode lhe render muita inspiração! Materiais como tampinhas, latas e garrafas pet também são grandes aliados para projetos criativos. Assim como páginas de jornais e revistas, que viram colagens e dobraduras durante os momentos de diversão.

3.       BRINCADEIRAS DA SUA INFÂNCIA

Neste momento de maior introspecção incentivado pela quarentena, resgatar e recriar boas memórias de infância pode ser uma experiência superpositiva. Para tanto, procure lembrar quais eram suas brincadeiras favoritas, conte suas histórias às crianças e convide-as a experimentar algumas atividades. Vale apelar para bolinha de gude, peteca, jogo de varetas, “stop” e o que mais tiver marcado sua infância. Assim, os adultos têm a oportunidade de falar sobre seu tempo de criança, comportamento e a relação com os pais. Afinal, o assunto costuma despertar bastante interesse e curiosidade entre os pequenos.

4.       PROGRAMAÇÃO DE ACAMPAMENTO

Muitas crianças amam brincadeiras de acampamento. Tanto com barracas de verdade quanto com aquelas improvisadas com cadeiras, prendedores, amarrações e lençóis. Assim, a programação pode começar num dia e se estender até o outro, com direito a dormir na cabaninha. Aliás, o “camping” pode ser qualquer lugar: no quarto, na sala, na garagem ou mesmo no pátio, se houver condições. Por isso, a brincadeira é válida tanto para famílias que moram em apartamento quanto para as que moram em casa.

 

BRINCADEIRAS AO AR LIVRE

1.       CAÇA AO TESOURO

Se sua casa tiver um pátio seguro e fechado, a caça ao tesouro tende a ser um sucesso! Especialmente se você quiser usar o presente de Dia das Crianças como recompensa dessa “gincana”. Assim, basta esconder o objeto e criar um “mapa do pirata” que reflita o ambiente da casa. Porém, não esqueça de caprichar nas pistas para realmente desafiar os participantes. Afinal, para prolongar a diversão é preciso fazer com que os caçadores sejam capazes de desenvolver o raciocínio lógico. Caso deseje tornar a brincadeira mais moderninha, as pistas podem ser dadas através de QR Codes. Para isso, basta usar um gerador online ou um app para Android ou iOS, por exemplo.

2.       TRENÓ DE GRAMA

O trenó de grama é mais uma das brincadeiras simples e divertidas que envolvem caixas de papelão. Porém, para ele funcionar bem, é necessário que haja algum declive ou montinho em seu pátio. Então basta usar a caixa como suporte para deslizar de cima a baixo. Caso ela seja pequena, desmonte sua estrutura e use o papelão como uma prancha de areia (sandboard). Mas, se for grande o suficiente, a criança pode simplesmente entrar nela. Além disso, como parte da brincadeira ao ar livre, o trenó pode ser pintado e decorado em família.

3.       FESTIVAL DAS CORES

Você já ouviu falar do “Holi” ou Festival das Cores? Trata-se de um evento tradicional da Índia, realizado anualmente para celebrar a chegada da Primavera. No dia da programação, as pessoas atiram pós das mais diversas cores umas nas outras. Aliás, os brasileiros têm adotado ideia semelhante em festas e ensaios fotográficos, sobretudo de formaturas. Então que tal aproveitar o Dia das Crianças para incluir mais cor em seus dias?! 🙂 Além da diversão, a atividade pode render fotos e vídeos incríveis para compartilhar com amigos e familiares.

Dia das Crianças é oportunidade perfeita para brincadeiras ao ar livre

Aliás, o pozinho colorido é completamente inofensivo – ou, tecnicamente falando, atóxico. Assim, não faz mal para as pessoas nem para o meio ambiente. Afinal, seus ingredientes são apenas 75 ml de água, 200 gramas de amido de milho e corante natural. Gostou da ideia? Então confira, abaixo, o passo a passo da receita:

1º) Num copo, misture bastante corante na água para que a cor fique bem viva.

2º) Coloque o amido de milho numa tigela e, aos poucos, vá adicionando a água. Porém, mantenha a atenção ao ponto da mistura! Para tanto, não coloque toda a água de uma vez.  Quando a massa ficar sólida ao toque, mas ainda parecer líquida, está pronta.

3º) Espalhe a mistura dentro de um saco plástico ou numa forma forrada com papel alumínio. Após, deixe secar ao tempo por dois dias ou até começar a rachar.

4º) Com um rolo de massa, triture toda a tinta quebradiça.

5º) Passe a tinta numa peneira até que fique bem fina, reduzida a pó, e pronto!

Agora basta dispor o pó de tinta em saquinhos ou potinhos e fazer a festa. Aliás, outra possibilidade é colocá-lo dentro de balões para que as crianças possam estourar, espalhando cor pelo pátio. Para isso, basta contar com o auxílio de um funil.

4.       PIQUENIQUE

A próxima ideia pode ser colocada em prática  sala, no pátio ou até num parque que esteja liberado para visitação. Estamos falando do piquenique – uma programação que inspira o aconchego, a proximidade e as escolhas conjuntas. Afinal, reúne a família numa toalha ao redor de lanches saborosos, especialmente selecionados para a ocasião. Além disso, o cardápio pode ser bem variado, com doces, salgados e frutas. Consequentemente, serve também como estímulo para provar coisas novas ou que não são consumidas com tanta frequência no cotidiano. Ao mesmo tempo, funciona como um convite para que uma refeição seja degustada de forma tranquila e sem pressa.

Seja quais forem suas escolhas de brincadeiras, aproveite ao máximo estes momentos! Afinal, lar é onde a sua família está! <3

 

Fotos: 1. iStock/Choreograph | 2. iStock/Nikhil Patil