Tendência: marcas revelam apostas para as cores de 2023
Todos os anos, a Pantone (maior referência da indústria de cores) elege uma cor para ser a tendência da vez. Da mesma forma, outras gigantes do mercado, como a Sherwin-Williams e a Benjamin Moore, divulgam suas apostas. Mas quais serão as cores de 2023?
Segundo as autoridades no assunto, os tons em alta neste ano vêm democráticos, com opções vibrantes, suaves e terrosas. Portanto, há espaço para todos os estilos – desde os mais ousados até os delicados e sóbrios.
AS CORES DE 2023
A seguir, conheça as cores que estarão em alta e combine gosto pessoal à cromoterapia para atualizar seus looks ou redecorar a casa.
VIVA MAGENTA
Em 2022, a Pantone nomeou a Very Perry – tom suave da paleta roxa – como a cor do momento. Ao contrário do ano anterior, a marca elegeu agora uma cor vibrante para comandar a moda e o decór. Intensa e brilhante, a Viva Magenta é uma das tonalidades mais fortes do rosa, simbolizando vitalidade, autonomia e energia. Em outras palavras, é um convite à renovação e à autoexpressão. De acordo com o círculo cromático, pode ser combinada com o turquesa e outros tons de azul.
VERMELHO, LARANJA E AMARELO
Ainda falando sobre cores ousadas, os tons do pôr do sol estarão presentes – inclusive com o impacto e a sensualidade do vermelho. Sucessoras da moda dopamina, tendência em 2022, são cores que refletem criatividade, jovialidade e diversão. Nesse sentido, podem ser combinadas entre si para irradiar essa energia ou como destaque em um ponto neutro ou monocromático.
DIGITAL LAVENDER E BABY BLUE
Como alternativas para quem prefere cores suaves, o digital lavender e o baby blue devem predominar nas composições mais leves. Essa variação de lavanda foi escolhida para 2023 por transmitir segurança, serenidade e equilíbrio à realidade pós-pandemia. Em contrapartida ao estilo barbiecore, neste ano estará em alta a delicadeza e tranquilidade do baby blue e outros tons pastel, como off-white e fendi.
REDEND POINT
A Sherwin-Williams aposta na tonalidade terrosa e neutra do Redend Point para cor do ano. Resultado da mescla entre rosa e marrom, traz uma coloração moderna e quente. A empresa elegeu esse bege-rubor para trazer o aconchego e conforto visual dos tons inspirados na natureza, numa pegada envolvente e versátil. Isso porque, ao remeter às raízes, se torna também uma cor profunda, afirmativa e robusta.
SILÊNCIO DE INVERNO
Encerrando a lista de cores de 2023, a Coral definiu como tendência a cor Silêncio de Inverno. Assim como a Sherwin-Williams, a marca brasileira optou pelo encontro com a natureza para inspirar positividade e transformação. Influenciado pelo poder e significado das sementes, o tom esverdeado claro e terroso representa a energia da renovação. Da mesma maneira lembra a calma e plenitude da permanência, parte igualmente necessária no processo natural.