Listamos os itens indispensáveis para fazer da sala de jantar um oásis de aconchego para momentos de convívio e celebração com amigos e familiares

Sala de jantar: como garantir o ambiente ideal para receber

Muito além de um local para alimentação, a sala de jantar é um ambiente feito para convívio e troca. Afinal, muitas vezes as refeições são a única oportunidade de uma família se reunir durante o dia. Por isso, esse espaço precisa ser receptivo e aconchegante – com aquele toque de charme tão típico desse cômodo. Nesse sentido, alguns itens – desde móveis até objetos de decoração – são cruciais para alcançar o efeito desejado. A seguir, confira a lista que a H.Lar preparou com os principais!

ACONCHEGO NA SALA DE JANTAR

CONJUNTO DE JANTAR

Por óbvio, mesa e cadeiras são os personagens principais na sala de jantar, Portanto, o primeiro passo é investir num conjunto de ótima qualidade, que atenda às necessidades e garanta o conforto de todos. Na hora de escolher o modelo, opte por um design que transmita sua personalidade e gosto pessoal.

LUSTRES E LUMINÁRIAS

A iluminação certa faz toda a diferença para criar um ambiente tão funcional quanto aconchegante. Já a decisão entre um ou outro dependerá do estilo que você pretende adotar. Por exemplo, uma decoração mais casual pode contar com luminárias delicadas, enquanto um décor sofisticado pede um lustre mais elaborado.

MÓVEIS DE SUPORTE

Não tenha medo de apostar em móveis de apoio. Aparadores, armários, cristaleiras e minibar são itens que organizam e embelezam a sala de jantar. Além de manter por perto os utensílios mais utilizados, expor cristais, louças, arranjos e afins adiciona charme à decoração.

ELEMENTOS DIFERENCIAIS

Para terminar, complemente o espaço com quadros, espelhos decorativos, painéis verdes e um enfeite no centro da mesa. Aliás, este último não podia ficar de fora da lista! E, mesmo que flores e fruteiras sejam os mais usuais, existem maneiras de diversificar. Nesse sentido, algumas opções diferentes e criativas podem ser terrários, esculturas e colares de mesa.

APROVEITANDO O ESPAÇO

Apesar de não ser um objeto, tampouco um móvel, o uso do espaço também é um tópico que exige atenção. Afinal, adequar os itens ao espaço disponível será fundamental para que a sala de jantar se mantenha acessível e confortável. Por isso, capriche no planejamento, garantindo que você, sua família e seus convidados fiquem sempre bem à vontade.

Independentemente de estilo, a sala de jantar precisa unir conforto e funcionalidade para virar o palco dos seus melhores momentos. No entanto, não se esqueça de imprimir seu estilo pessoal – que certamente dará um toque único!

E aí, gostou das nossas sugestões? Então continue acompanhando nosso blog para ficar sempre por dentro das melhores dicas de decoração e estilo de vida!

 

Foto: iStock/PC Photography