Veja tudo que você precisa para montar seu próprio espaço zen e criar o ambiente ideal para recuperar as energias e se reconectar sem sair de casa

Espaço zen: confira dicas para montar um na sua casa

Dispor de um ambiente tranquilo para se “desligar” do mundo exterior por alguns instantes. Esse é o grande objetivo de montar um espaço zen em casa. Por isso, ele deve ser um ambiente propício ao autocuidado, possibilitando maior equilíbrio entre corpo e mente.

Certamente, o conceito de relaxar é muito pessoal: algumas pessoas gostam de praticar ioga ou orar. Outras preferem meditar ou ler, por exemplo. Contudo, não existe “certo ou errado”. Afinal, o que importa é fazer algo prazeroso para recarregar suas energias. Portanto, o primeiro passo para criar um espaço zen é adaptar sua forma de relaxar ao ambiente disponível. Depois, é só procurar elementos que complementem a experiência, proporcionando uma atmosfera calma e intimista.

DECORANDO SEU ESPAÇO ZEN

Montar um local exclusivo para relaxar é uma maneira de desacelerar sem precisar sair do conforto de casa. No entanto, não é preciso muito para criar um ambiente agradável e com a serenidade que você precisa. Resumidamente, um espaço zen requer local apropriado, iluminação, móveis, cores e alguns complementos que fazem a diferença. Confira as dicas:

LOCAL

Para que seja realmente um momento contemplativo e particular, escolha um lugar reservado e com menor circulação possível de pessoas. Aliás, para muitos adeptos, as áreas internas representam tranquilidade; e as externas, renovação.

ILUMINAÇÃO

O segredo é aliar a luz natural a alguma fonte de iluminação indireta (por exemplo, abajures) com lâmpadas amareladas. Enquanto a luz natural serve para revigorar, a de cor quente favorece o descanso dos olhos.

MÓVEIS

A ideia é que o espaço zen seja um local fluido e arejado. Por isso, escolha somente aquilo que lhe pareça essencial, sem ocupar espaço demais.

CORES

As cores têm o poder de instigar sensações e, neste caso, a melhor aposta recai sobre as tonalidades claras. Por exemplo: tons de azul, verde, bege ou variações suaves de cinza expressam mansidão e leveza.

AROMAS

Assim como as cores, os aromas impactam a energia dos ambientes. Então fique à vontade para explorar diferentes fragrâncias de difusores, incensos, velas aromáticas e aromatizantes.

PLANTAS

A conexão com a natureza gera benefícios amplamente reconhecidos. Portanto, aproveite para se reconectar ao natural por meio de plantas ou vasos de flores em seu espaço zen.

ACESSÓRIOS PARA O ESPAÇO ZEN

Almofadas, pufes, mantas, tapetes, futons, cristais, mandalas… Todos esses itens são bem-vindos! Afinal, dão ares de conforto e ajudam a imprimir seu estilo nesse cantinho tão especial. Mas, assim como os móveis, utilize-os com cautela para não sobrecarregar o ambiente.

Mesmo quem não possui muito espaço disponível pode montar seu espaço zen com um pouco de criatividade. Por exemplo, apartamentos com varanda têm nela um local perfeito para criar esse espaço de serenidade e contemplação. Ademais, incluir na rotina um momento de pausa e relaxamento causa excelentes resultados na saúde física e mental. Dessa forma, também se reduz o estresse, melhorando a concentração, a disposição e até a qualidade do sono.

Viu como é fácil montar um espaço zen na sua casa ou apartamento? Então não deixe para depois! Aproveite hoje mesmo a oportunidade de se reconectar consigo mesmo(a), colhendo bem-estar e qualidade de vida!

 

Foto: iStock/brizmaker