Importante conexão com a área externa, a varanda que tem uma decoração caprichada pode se tornar um dos melhores cômodos do imóvel

Decoração da varanda: criando um ambiente convidativo

Já faz alguns anos que a presença da natureza se tornou uma tendência na decoração. Inclusive, há atualmente inúmeras formas de criar essa conexão em casas e apartamentos de todos os tamanhos. Por exemplo, através do uso de elementos naturais, como madeiras e tecidos, ou de plantas e folhagens nos ambientes internos. Porém, não podemos nos esquecer da varanda! Afinal, é esse espaço que faz a transição para a parte externa, propiciando mais contato com o ar e luz natural.

 

VARANDA ATRAENTE EM 5 PASSOS

Como se pode perceber, vale muito investir na decoração da varanda para torná-la um ambiente mais aconchegante e convidativo. Especialmente nos apartamentos, já que não possuem outra grande área externa, como pátios ou jardins.

Pensando nisso, hoje a H.Lar traz uma série de dicas de como dar uma incrementada no visual, na praticidade e no conforto de varandas e sacadas. Confira a seguir!

 

1.     PLANEJE O USO DO AMBIENTE

Antes de mais nada, é importante avaliar como você deseja usar sua varanda. Será um ambiente integrado ao imóvel, otimizando o espaço? Nesse caso pode ser uma boa ideia fechar a abertura com janelas e usar o mesmo piso da sala, por exemplo. Mas, se a ideia é ter um ambiente diferente, então é melhor manter uma divisória e apostar numa decoração específica para o local.

 

2.     ESCOLHA OS REVESTIMENTOS

Após o primeiro passo, é hora de começar a pensar na parte estética, sem esquecer também da funcionalidade. Além do piso, que pode ser o mesmo da sala ou não, há os revestimentos das paredes e bancadas. Assim, se o seu espaço tiver uma pegada mais rústica, você pode considerar elementos como tijolos à vista ou azulejos coloniais nas paredes. Para uma decoração mais clássica, prefira cores claras para valorizar a luz natural recebida pela varanda. E, se a sua sacada possui pia e churrasqueira, vale a pena investir em superfícies de granito ou quartzo.

 

3.     CUIDE DA ILUMINAÇÃO 

Como a varanda recebe muita luz natural durante o dia, é comum não darmos muita atenção ao uso de luminárias no espaço. Porém, para que o ambiente também seja aconchegante à noite uma boa iluminação é fundamental. Assim, além do lustre central, aposte em spots direcionados ou abajures. Lembrando que, se a ideia é trazer relaxamento e aconchego, o ideal é usar lâmpadas de luz amarela.

 

4.     PENSE NOS MÓVEIS

Aqui, o essencial é escolher móveis de materiais que resistam bem à exposição solar. Afinal, seria um desperdício usar na varanda uma mobília que em pouco tempo ficaria desbotada ou descascada. Além disso, há a questão das dimensões: prefira móveis compactos, mais leves, ou então pouca quantidade de itens. Isso porque as varandas não costumam ter uma área muito extensa e móveis grandes vão prejudicar a circulação no ambiente.

 

5.     LEMBRE-SE DOS ADORNOS

Por fim, claro, vale lembrar que você pode – e deve – decorar sua varanda com itens que tragam mais personalidade ao espaço. As folhagens são sempre uma ótima pedida, até mesmo porque as plantinhas precisam de luz natural. Porém, dá para ir além. Composições com vários quadrinhos ou fotografias, por exemplo, costumam ficar bem bacana. E, caso você tenha uma poltrona na varanda, almofadas coloridas sempre caem bem.

 

Gostou das nossas dicas? Para mais ideias de decoração para sua casa ou apartamento,  acompanhe sempre as postagens aqui do blog da H.Lar!

 

Foto: iStock/petrunjela