Descubra os benefícios de fazer aromatizante caseiro para o lar e aposte no poder das flores para dar ainda mais conforto ao seu cantinho!

Passo a passo: aprenda a fazer aromatizante caseiro de flores

O que é melhor do que chegar em casa e sentir aquele cheirinho agradável de limpeza? Ainda mais se para isso não for necessário usar produtos artificiais, né? Nesse sentido, fazer um aromatizante caseiro pode ser uma opção mais conveniente, personalizada e até econômica.

Além de perfumar seus ambientes, o aromatizador pode funcionar como um item de decoração. Aliás, nós até já trouxemos algumas dicas sobre esse assunto aqui no blog. Porém, no texto de hoje, o foco é específico no preparo com uso de flores.

 

COMO FAZER AROMATIZANTE CASEIRO

Os ingredientes necessários para fazer aromatizante caseiro são facilmente encontrados em feiras e lojas de produtos naturais. Além disso, alguns deles você pode até já ter em casa! Então confira o passo a passo a seguir e garanta um lar sempre cheiroso. 🙂

 

AROMATIZADOR COM VARETAS

Ingredientes:

  • Essência de flores (100 ml);
  • Frasco de perfume ou qualquer outro de vidro
  • Flores frescas de sua preferência;
  • Varetas de madeira;
  • Água mineral (100 ml)
  • Álcool de cereal

Modo de preparo:

Coloque no frasco o álcool de cereais, a essência de flores escolhida e a água mineral. Depois que os líquidos forem adicionados, eles precisam repousar durante cinco dias. Após esse período, simplesmente abra o frasco e coloque as varetas.

 

AROMATIZADOR SEM VARETAS

Também é possível fazer aromatizante caseiro sem as tradicionais varetas de madeira. Para isso, basta mudar alguns itens em seu preparo. Confira:

  • Ramos de flores secas/desidratadas;
  • Essências aromáticas que preferir;
  • Recipiente de vidro;
  • Folhas de lavanda ou cravos;

Modo de preparo:

Coloque as flores, as essências e as folhas ou cravos no vidrinho. Em seguida, lacre esse recipiente e deixe o líquido descansar por duas semanas. Após esse tempo, a fragrância estará pronta e, caso você prefira, pode coar as folhas e os cravos.

Pronto! Agora é só encontrar um local estratégico para o seu aromatizante. Afinal, além de dar um toque aromático ao ambiente, ele serve perfeitamente como item de decoração.

 

Além de servir como um hobby, fazer aromatizante caseiro pode trazer outros benefícios para você e sua família. Sobretudo ao utilizá-los como aromaterapia. Afinal, os perfumes são capazes de aliviar tensões, ajudar a relaxar, diminuir o estresse, entre outras utilidades.

Aliás, cada flor, planta ou erva possui efeitos próprios. Dessa forma, é necessário escolher o aroma correspondente à sensação que você quer causar no ambiente. Lavanda, por exemplo, é uma fragrância muito utilizada para incentivar o bem-estar e a melhora o sistema imunológico.

Portanto, que tal combinar flores e fragrâncias para perfumar sua casa naturalmente? Aproveite os benefícios de fazer aromatizante caseiro e deixe seu lar sempre cheiroso e aconchegante!

 

Foto: iStock/Helin Loik-Tomson