Veja pequenas atitudes que você pode tomar para transformar seu quarto em um ambiente saudável e contribuir com seus momentos de descanso

Cuidados que fazem do seu quarto um ambiente saudável

Quando pensamos num lugar de refúgio pessoal, o quarto costuma ser o primeiro que vem à mente. Afinal, geralmente é o cantinho mais tranquilo do lar, próprio para relaxar, desacelerar, organizar a mente e repousar. Portanto, torná-lo um ambiente saudável é fundamental para contribuir com a qualidade do sono – elemento indispensável ao equilíbrio físico e mental.

Algumas mudanças simples já bastam para sentir a diferença no clima do quarto. Inclusive, frequentemente são hábitos comuns e aparentemente inofensivos que acabam comprometendo a salubridade do cômodo. Isso porque, mesmo de forma inconsciente, tais costumes podem provocar quadros críticos de estresse e ansiedade.

CRIANDO UM AMBIENTE SAUDÁVEL

Falta de organização, pouca luminosidade e circulação de ar são apenas alguns itens prejudiciais de uma longa lista. Do mesmo modo, detalhes simples – como deixar a cama por fazer – podem suscitar uma atmosfera de apreensão e desconforto. Consequentemente, a pessoa se sentirá agitada e tensa, dificultando o descanso.

A seguir, veja quais atitudes adotar e o que evitar para tornar o quarto mais saudável:

ABRA AS JANELAS PELA MANHÃ

Sem dúvida, as manhãs podem ser conturbadas, exigindo que você corra contra o relógio. Ainda mais para quem voltou do home office e precisa encarar novamente o trânsito e possíveis imprevistos. Porém, abrir as janelas e deixar a luz natural adentrar o quarto,  mesmo que por pouco tempo, renova o ambiente. Além disso, aproveitar o sol em casa ajuda a reduzir a conta da energia elétrica, não é mesmo?!

PLANTAS NO QUARTO? SIM!

À primeira vista, as plantas são mais presentes em locais como a sala de estar e espaços externos. Contudo, é possível incluí-las no quarto e usufruir seus benefícios – principalmente aqueles relacionados à qualidade do ar. Isso porque elas filtram o oxigênio, absorvendo tanto a poluição externa quanto substâncias nocivas emitidas por produtos. Enquanto purificam o ar, as plantas proporcionam também uma decoração leve e natural, contribuindo para um ambiente saudável e relaxante.

CAPRICHE NA ORGANIZAÇÃO

Muitas vezes, a rotina apressada faz com que certas tarefas sejam deixadas para depois. Nesse sentido, um exemplo clássico é não arrumar a cama pela manhã. Embora pareça um simples hábito, dedicar alguns minutos para estender os lençóis pode servir como um estímulo à produtividade. Assim como os demais cômodos, o quarto precisa ainda de uma rotina regular de limpeza. Logo, se recomenda trocar a roupa de cama semanalmente, bem como passar um pano no piso e nos móveis e objetos.

PREFIRA MATERIAIS SUSTENTÁVEIS

Adotar um estilo de vida mais sustentável é pensar na natureza e na sua saúde. Isto porque muitos dos objetos e móveis que ficam no quarto podem ocultar toxinas. Portanto, priorize itens hipoalergênicos – seu quarto e sua saúde agradecem. Para terminar, você pode apostar numa decoração econômica e criativa ao reformar móveis e objetos antigos.

Viu só? Pequenas na rotina podem tornar o quarto um ambiente saudável, contribuindo para seu bem-estar. Dessa forma, os benefícios são percebidos no dia a dia, incluindo mais ânimo e disposição.

 

Foto: iStock/KatarzynaBialasiewicz