Confira dicas simples de sustentabilidade para adotar em sua rotina e ajudar a fazer a diferença para a preservação do meio ambiente

Iniciativas de sustentabilidade para ajudar o planeta

Nosso mundo é único e precisamos preservá-lo! Dessa forma, investir em sustentabilidade é uma importante ação para você tomar no dia a dia e proteger o planeta. Afinal, com pequenas ações é possível contribuir muito com essa causa tão importante. Ficou interessado? Então veja abaixo algumas iniciativas de sustentabilidade!

SUSTENTABILIDADE NA ROTINA

Mudar a sua rotina e inserir iniciativas de sustentabilidade é muito mais simples que você pode imaginar. Pois mesmo as pequenas mudanças no dia a dia podem fazer muita diferença.

PEDALAR

Se você pega o carro para ir ao trabalho todos os dias, que tal trocar pela bicicleta? Dessa forma, você reduz a sua pegada de carbono e se movimenta. Caso seja muito longe, você pode combinar a pedalada com o uso do metrô, por exemplo.

ALUGAR, EMPRESTAR E COMPARTILHAR

Você sabia que pode alugar até mesmo ferramentas? Algumas empresas trabalham com esse serviço e, desse modo, não é necessário comprar um novo produto cada vez que precisar. Isso também vale para roupas de festa ou equipamentos esportivos, por exemplo. Assim, você ajuda a diminuir a demanda por mais itens. Ao mesmo tempo, consegue economizar espaço e investir em mais organização em sua casa. Afinal, não precisa ficar guardando objetos e materiais que utiliza esporadicamente. Antes de alugar, você pode ainda tentar conseguir as coisas como empréstimo de vizinhos, amigos e parentes.

TER PLANTAS EM CASA

Mesmo que você more em apartamento, ter plantas em casa faz toda diferença. Pois, além de ser um excelente hobbie, as plantas melhoram a qualidade do ar e oferecem isolamento térmico à sua casa. Se você tem pouco espaço, pode investir em jardins verticais.

APOSTAR EM ROUPAS SUSTENTÁVEIS

Quando for comprar novas roupas, escolha materiais sustentáveis, como, por exemplo, algodão orgânico, bambu e tecidos reciclados. Para isso, a dica é colocar em seu radar marcas que pratiquem moda ética e sustentável.

DESTINAR O LIXO ELETRÔNICO

Um teclado que estragou, um aquecedor que deixou de funcionar e não tem mais conserto, cabos de smartphones que estragam. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais temos itens eletrônicos sem funcionamento e eles não devem ser colocados em lixeiras comuns. Procure, na sua prefeitura, onde deve ser feito o descarte correto de lixo eletrônico e ajude a reciclar esses componentes.

PENSAR COLETIVAMENTE

Pensar no coletivo pode fazer toda diferença para o planeta. Você pode combinar com os seus vizinhos e criar uma horta comunitária ou implementar composteiras que ajudam a contribuir com a regulação do microclima.

Ficou animado com essas iniciativas? Então veja também como fazer pequenas mudanças na vida e no lar e como tornar sua casa mais eficiente e natural.

Foto: iStock/Rawpixel