Conheça algumas espécies de plantas fáceis de cuidar para quem não tem muita experiência, mas quer cultivar seu próprio jardim em casa!

Jardinagem para iniciantes: 4 plantas fáceis de cuidar

Saber cultivar plantas pode ser considerada uma forma de arte – entre os orientais, por exemplo, plantar bonsai é uma arte milenar. Afinal, garantir um cultivo saudável requer vários cuidados práticos e, principalmente, paciência. Porém, os iniciantes no assunto não precisam desistir da ideia de cultivar seu próprio jardim. Isso porque existem muitas espécies de plantas fáceis de cuidar que são perfeitas para pessoas sem experiência ou tempo disponível. Dessa forma, a H.Lar selecionou algumas dessas plantas para quem quiser aproveitar a primavera para dar um toque especial na casa.

APOSTE EM PLANTAS FÁCEIS DE CUIDAR

1.     RENDA FRANCESA

Em suma, os cuidados com a Renda Francesa são apenas dois. Primeiramente, por ser uma planta cultivada na sombra, é preciso mantê-la sempre longe da exposição solar direta para evitar queimá-la. Portanto, priorize ambientes arejados e com claridade natural, essas condições são suficientes para que ela tenha um crescimento saudável. Em segundo lugar, lembre-se de regá-la diariamente em dias muito quentes para conservar a beleza das folhagens. Apesar da aparência frágil, a Renda Francesa se adequa muito bem a diferentes temperaturas, conseguindo suportar até 35 graus. Logo, é uma planta indicada para ambientes internos de casa e escritórios. Então, se você trabalha em home office, pode inseri-la nesse espaço para dar mais cor, vida e estimular a produtividade.

2.     COLUMEIA BATOM

Para cultivar essa planta, basta regá-la com cuidado e colocá-la em um local com iluminação forte e indireta. Do mesmo modo que a Renda Francesa, expor a Columeia Batom diretamente ao sol danifica suas folhagens, queimando seus “batons”. De fato, suas flores são muito semelhantes ao objeto: pequenos tubos vermelhos e compridos que podem chegar até 4 cm. Uma característica interessante da Columeia Batom é pertencer às espécies de plantas que atraem pássaros, sobretudo, o beija-flor. Logo, a melhor maneira de cultivá-la é em locais externos, como na decoração da varanda ou em floreiras nas janelas e sacadas.

3.     COSTELA DE ADÃO

Se você procura uma planta exuberante e fácil de conservar, a Costela de Adão é a opção certa! Originalmente vinda do México, possui uma estrutura resistente do caule às folhas, tornando-a capaz de se ajustar a diferentes ambientes. Por isso, consegue atingir grandes proporções, podendo chegar até 3 metros de altura, com folhas de 25 a 90 centímetros de comprimento. Como resultado, sua presença marcante a torna o ponto central de qualquer ambiente, sendo a sala o cômodo mais adequado. Aliás, para manter as folhas sempre limpas e brilhantes é importante higienizá-las com um pano ou uma esponja umedecida.

4.     PLANTA DE JADE

Já quem prefere plantas menores, pode apostar na Planta de Jade, uma espécie que faz parte da família das suculentas. Assim como as demais, suas folhas e caule conseguem armazenar água por um longo período, podendo ficar até 3 semanas sem rega. Quanto à luminosidade, adapta-se muito bem tanto ao sol pleno quanto à meia-sombra, aspectos que causam mudanças na sua coloração. Prática, a Planta de Jade também é dona de uma beleza única, com flores de formato estrelado, geralmente brancas ou rosas. Além disso, ela é conhecida pelo seu tempo de vida – que pode durar de anos a décadas! Aliás, também por isso é popularmente chamada de Árvore da Vida ou Árvore da Amizade.

Agora que você conhece alguns dos tipos de plantas fáceis de cuidar, que tal utilizá-las para dar ainda mais vida ao seu lar? Afinal, uma casa mais verde também é uma casa mais alegre e bonita. Sem contar que a natureza ajuda a criar um ambiente mais saudável e relaxante de convívio!

 

Foto: iStock/Daisey-Daisy