Steak tartare: uma receita de verão saborosa e elegante
De origem alemã, o steak tartare foi popularizado na França, alcançando fama mundial. Por isso, é efetivamente conhecido como um clássico dessa culinária, marcando presença nos bistrôs do país. Embora esta seja uma receita de verão – já que deve ser consumida crua e fria – não existe uma regra. Afinal, as comidas japonesas também possuem essa características e são desfrutadas durante o ano todo pelos adeptos. Ademais, trata-se de um prato versátil que pode ser servido como entrada, refeição principal ou petisco. Portanto, não faltam alternativas de acompanhamento – e alguns dos mais utilizados são batata chips, torrada e saladas. Aliás, quem quiser aproveitar as altas temperaturas para apostar nesse último, pode conferir aqui 5 opções de saladas leves e saudáveis para diversificar. Agora vamos à receita!
DOMINE ESTA RECEITA DE VERÃO
STEAK TARTARE TRADICIONAL
INGREDIENTES:
- 200 gramas de filé mignon fresco
- 1 colher de sopa de cebola picada
- 1 colher de sopa de pepino em conserva picado
- 1 colher de chá de alcaparra picada
- 1 colher de sopa de ketchup
- 1 colher de sopa de mostarda Dijon
- 4 gotas de molho de pimenta vermelha
- 1 gema (também é possível fazer sem a gema crua)
- 8 gotas de molho inglês
- 1 colher de sopa de cebolinha francesa picada
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
MODO DE PREPARO:
Corte o filé mignon em cubinhos bem pequenos e adicione ao bowl com os demais ingredientes. Em seguida, misture bem com uma colher e molde o steak tartare com as mãos ou um ramekin. Finalize salpicando a cebola picada e um fio de azeite. Sirva imediatamente para a carne não perder o frescor.
Além dessa versão clássica, também existe uma feita com peixe – bem como opções veganas (com cogumelos, beterraba, quinoa, cenoura, etc.). Assim, pode deixar a criatividade fluir!
Como visto, o steak tartare é um prato, ainda que sofisticado, bastante prático de se executar. Mas dicas são sempre bem-vindas, não é mesmo? Então aqui vão alguns conselhos para não errar na hora de pôr a mão na massa:
- Misture os ingredientes só quando todos já estiverem no bowl;
- Execute os movimentos com a colher com rapidez. Além disso, a ponta do utensílio deve servir como “lâmina”, cortando a carne e misturando-a ao tartare;
- Evite que tudo vire uma pasta no final! Para tanto, o movimento com a colher não pode ser circular.
Para terminar, que tal uma sobremesa para acompanhar sua nova receita de verão? Igualmente saborosa, essa salada de frutas com creme é refrescante e rápida de preparar. Ou seja, uma ótima pedida para encerrar seu cardápio! Bom apetite!