Descubra agora as melhores dicas para desestressar e aproveite a vida ao máximo. Combata o estresse e viva com mais bem-estar agora mesmo!

5 dicas para desestressar e aproveitar o lado bom da vida

O estresse, considerado por muitos como o mal do século, é uma realidade que afeta milhões de pessoas no mundo. Somente no Brasil, uma pesquisa da StarCheck (da Healthtech Starbem) mostrou que 48,59% dos brasileiros apresentam alteração nos níveis de estresse. Os dados foram obtidos por meio de exames de rotina e ligam um sinal de alerta. Afinal, em diferentes níveis, o estresse prejudica tanto a saúde física, quanto mental. Ou seja, é mais do que necessário adotar hábitos saudáveis para desestressar e aproveitar melhor a vida.

SINTOMAS DO ESTRESSE

Em primeiro lugar, é fundamental entender os sintomas associados ao estresse e como evitá-los. Afinal, essa condição pode se manifestar de diferentes maneiras: ansiedade, insônia, fadiga, dores de cabeça e até problemas gastrointestinais. São sintomas que tendem a surgir em momentos específicos, variando de pessoa para pessoa.

Na prática, o estresse desencadeia uma resposta natural do corpo, liberando substâncias como adrenalina e cortisol para enfrentar as ameaças. Essa reação é benéfica em circunstâncias de perigo iminente, mas o estresse crônico, com a exposição constante a elas, prejudica o funcionamento do organismo.

Consequentemente, muitas pessoas enfrentam dores de cabeça intensas, sensação de esgotamento e cansaço extremo. Todos esses sintomas impactam negativamente na qualidade de vida e o bem-estar. Portanto, a prevenção do estresse passa pela identificação das fontes de pressão, adotando estratégias saudáveis para lidar com elas.

ESTRATÉGIAS PARA DESESTRESSAR

1. EXERCÍCIOS FÍSICOS

A prática regular de exercícios físicos é uma das maneiras mais eficazes de combater o estresse. Como sabemos, essas atividades liberam endorfina, neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar. Além disso, o esforço físico ajuda a aliviar a tensão muscular e melhora a qualidade do sono. Para quem é avesso à academia, a boa notícia é que qualquer forma de se movimentar conta: caminhar, correr, nadar ou mesmo a prática de ioga.

2. HIGIENE DO SONO

Estudos revelam que o sono desempenha um papel determinante na regulação do estresse. Dessa forma, quando não dormimos o suficiente, o corpo fica mais suscetível ao estresse e à irritabilidade. Portanto, é necessário estabelecer uma rotina de sono regular a fim de desestressar. Isso inclui a redução do uso de telas antes de dormir, além de criar um ambiente propício para o descanso.

3. ATIVIDADES DE LAZER

A vida agitada e repleta de compromissos muitas vezes nos impede de dedicar tempo às atividades de lazer. No entanto, é essencial reservar momentos para fazer o que se gosta e fugir da rotina de trabalho ou estudos. Seja ler um livro, assistir a um filme ou simplesmente relaxar. Afinal, o lazer é uma válvula de escape importantíssima para aliviar o estresse. Além disso, esses momentos ajudam a recarregar as energias, na busca por motivação para encarar as obrigações do cotidiano.

4. ATENÇÃO À CAFEÍNA

A cafeína é uma substância presente em café, chá e refrigerante. Como se sabe, ela é um estimulante potente, por isso pode intensificar os sintomas do estresse. Logo, entre as dicas para desestressar está a redução do consumo de cafeína, especialmente no período noturno, além de outros estimulantes. Essa é uma estratégia importante para melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, reduzir o estresse. Quem não abre mão do cafezinho à noite pode optar pelo descafeinado ou inserir chás de ervas naturais e relaxantes.

5. RELAÇÕES SOCIAIS

A solidão pode agravar o estresse, gerando sintomas cada vez mais comuns na sociedade moderna. Principalmente após a pandemia, com o avanço do home office, as relações sociais passaram por grandes transformações. Portanto, é necessário manter uma rede de apoio, seja com amigos ou familiares, a fim de compartilhar preocupações e angústias. Conversar abertamente sobre o que o aflige é benéfico para a saúde emocional, além de oferecer diferentes perspectivas sobre os problemas.

DESESTRESSAR = QUALIDADE DE VIDA

Vivemos dias acelerados e repletos de desafios e o estresse se tornou uma realidade cotidiana para muitas pessoas. No entanto, adotar hábitos saudáveis e estratégias para desestressar é essencial para aproveitar a vida com mais tranquilidade. Lembre-se de inserir na rotina atividades prazerosas, que contribuem para a sensação de bem-estar. Afinal, isso é fundamental para uma vida mais saudável e plena.

No blog da H.Lar você tem acesso a dicas exclusivas para uma rotina mais agradável. Continue nos acompanhando e invista no seu bem-estar!

Foto: iStock/Photoboyko