Na dúvida entre luz amarela ou luz branca para a iluminação da sua casa? Confira nossas dicas e saiba qual a lâmpada mais indicada!

Luz amarela ou luz branca: qual escolher para sua casa?

A escolha da iluminação tem um papel fundamental na hora de compor um ambiente. Afinal, você deve usar luz amarela ou luz branca? É a partir dessa decisão que se pode ganhar destaque numa atmosfera agradável, sofisticada e bela. Também conhecidas como luz quente e luz fria, cada tipo de lâmpada tem suas particularidades. Além de realçar a decoração, elas auxiliam no desempenho das tarefas diárias e colaboram com a sensação de bem-estar.

LUZ AMARELA: OPÇÃO ACONCHEGANTE

A luz amarela, conhecida como luz quente, tem uma tonalidade suave e aconchegante. Na prática, ela emite uma nuance amarelada, que beira o âmbar. E a sensação de tranquilidade se manifesta, pois ela é frequentemente associada ao pôr do sol e à luz de velas. Se a dúvida é entre luz amarela ou luz branca, podemos dizer que a primeira é ideal para o descanso. Ou seja, ambientes como a sala de estar e o dormitório são excelentes candidatos a receber uma lâmpada quente.

Logo, em áreas onde o conforto é prioridade, a luz amarela é uma excelente escolha. Ela ajuda a criar um ambiente agradável para relaxar com a família, ler um livro ou assistir a um filme. Além disso, trata-se de uma luz mais branda, menos intensa do que a luz branca. Inclusive, essa é uma característica que colabora para a redução do cansaço visual durante as atividades do cotidiano.

LUZ BRANCA: FOCO NA VISIBILIDADE

Em contrapartida, a luz branca emite uma tonalidade de cor que pode beirar o azulado. Conhecida como luz fria, ela é mais intensa do que a anterior. E isso a torna ideal para áreas onde a funcionalidade e a visibilidade são essenciais. Em especial, essas lâmpadas vão bem em ambientes de serviço, como cozinha, lavanderia ou banheiro.

No caso do home office, você deve estar se perguntando se é melhor optar pela luz amarela ou luz branca. Nele é possível utilizar a segunda opção, pois trata-se de uma lâmpada que colabora para a concentração. É importante ressaltar que a luz branca reproduz com precisão as cores, proporcionando maior conforto visual ao ler documentos. E mais: costuma ser indicada para quem trabalha em projetos que requerem maior nível de atenção.

LUZ AMARELA OU LUZ BRANCA?

Sala de estar: por se tratar de um ambiente de relaxamento e convívio, a luz amarela é a escolha ideal. Isso porque ela cria uma atmosfera aconchegante e convidativa. Ou seja, é perfeita para receber amigos e desfrutar de momentos de tranquilidade.

Cozinha: o preparo de receitas e a necessidade de limpeza constantes fazem com que a luz branca seja indicada na cozinha. Entre luz amarela ou luz branca, a segunda ilumina de forma mais eficiente. Assim, permite trabalhar com maior precisão na manipulação dos alimentos.

Dormitório: mais um ambiente de descanso e relax, ou seja, a luz amarela é a melhor escolha aqui. Com sua tonalidade âmbar, ela cria um visual relaxante e, inclusive, ajuda a induzir o sono. O resultado é um ambiente intimista, como um verdadeiro refúgio particular.

Home office: se a produtividade e a concentração são essenciais na rotina de trabalho, a luz branca é a escolha. Pois ela promove uma sensação de disposição e colabora no foco durante tarefas complexas.

Banheiro: neste cômodo da casa, a luz branca é a escolha certa, pois realça os detalhes e auxilia na higiene pessoal. Além disso, permite uma visão mais clara do ambiente como um todo, facilitando os momentos de limpeza.

Aproveite para ler também: O futuro do morar em pauta: conheça 5 tendências!

Como se pode ver, escolher entre luz amarela ou luz branca depende das necessidades de cada ambiente da casa. Ambas têm suas próprias vantagens e podem ser usadas em combinação para criar uma iluminação equilibrada e funcional.

Para ficar por dentro de mais dicas de decoração, continue acompanhando o blog da H.Lar!

Foto: iStock/TG23