No futuro do morar, conectividade, sustentabilidade e natureza estão intrinsecamente relacionadas a moradias aconchegantes e versáteis.

O futuro do morar em pauta: conheça 5 tendências!

O universo da casa e decoração tem passado por transformações significativas nos últimos anos. Em geral, elas são impulsionadas pela evolução tecnológica, mudanças no consumo e uma crescente preocupação com sustentabilidade e bem-estar. E esse conceito vem se consolidando naquilo que chamamos de “futuro do morar”, que já é mais presente do que nunca.

Desde a pandemia, a casa tornou-se, novamente, um reduto de aconchego, pertencimento e proteção. Afinal, os ambientes estão mais confortáveis e as soluções permitem recarregar a energia para a rotina intensa que acontece da porta para fora.

COMO SERÁ O FUTURO DO MORAR?

ESPAÇOS MULTIFUNCIONAIS E FLEXÍVEIS

Com a redução dos espaços disponíveis nas cidades, os imóveis estão mais compactos. Logo, essa tendência leva ao surgimento de soluções inteligentes para otimizar o morar. Em especial, vemos móveis multifuncionais e layouts flexíveis para uma rotina cada vez mais prática.

Além disso, a casa atende a diversas demandas de seus moradores: descansar, socializar e trabalhar. Assim, o lar tem se tornado mais versátil, capaz de se conectar com os vários “eus” que o habitam. Nesse contexto, uma tendência é o conceito de “homejoy”, que incentiva a idealização de moradias aptas às necessidades do cotidiano: receber pessoas, se divertir, celebrar e relaxar em um espaço personalizado.

Aliás, pequenas mudanças são necessárias para se ajustar à realidade que chega. Aproveite para conferir nossas dicas e renovar a rotina!

TECNOLOGIA, CONECTIVIDADE E AUTOMAÇÃO

Impossível falar do futuro do morar e não o relacionar ao avanço tecnológico, soluções de conectividade e automação residencial. Atualmente, vivenciamos uma crescente integração de dispositivos inteligentes, com assistentes virtuais, sistemas de iluminação e climatização controlados por apps, além de eletrodomésticos conectados à internet.

O objetivo é oferecer maior conforto e conveniência aos usuários, com soluções que facilitam a rotina, otimizam o trabalho e favorecem o lazer. E, ao mesmo tempo que as casas estão mais conectadas, elas também avançam em sustentabilidade.

Na era da tecnologia, um detox digital pode ser bem-vindo. Saiba como fazer neste artigo em nosso blog.

CASA SUSTENTÁVEL

Os indivíduos estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e isso tem influenciado o mercado de casa e decoração. Com uma maior consciência acerca do impacto ambiental de suas escolhas, os consumidores buscam opções mais sustentáveis. Logo, é aí que entram os materiais ecológicos e produtos reciclados, que se destacam tanto em acessórios para a rotina, quanto em peças de design assinado.

NATUREZA PRESENTE

A biofilia é um conceito muito presente na arquitetura do futuro do morar. Ela refere-se à valorização da natureza em cada detalhe. A partir dessa tendência, arquitetos e designers têm criado projetos ainda mais sustentáveis, aconchegantes e funcionais. Afinal, a natureza é uma grande aliada nesses aspectos. Com a inserção de plantas, os ambientes ganham frescor e as pessoas, consequentemente, sentem-se mais confortáveis.

Vale ressaltar que os indivíduos estão cultivando plantas dentro de casa e criando verdadeiras selvas urbanas em seus habitats. E aqui a tecnologia também se relaciona, sendo uma facilitadora com a automatização da irrigação e da luminosidade nos jardins internos, por exemplo.

WELLNESS E AMBIENTES CONSCIENTES

Como vimos até aqui, a casa voltou a ser um local de pertencimento, ela já não é mais um ponto de passagem. Com o “ficar em casa” extremamente valorizado, o bem-estar tornou-se uma preocupação crescente. É nesse sentido que o conceito de Wellness se reflete no design de interiores e, também, no mobiliário.

Assim, o futuro do morar é marcado por ambientes que promovem a serenidade e o equilíbrio emocional. Afinal, a saúde mental é uma pauta constante e atual. Para tanto, além do uso de plantas e da tecnologia, cores, texturas e elementos naturais são empregados nas composições.

Se você está construindo e quer aproveitar essas tendências na casa nova, que tal conferir neste artigo dicas para concluir a obra sem estresse?

E VOCÊ, ESTÁ ATENTO(A) AO FUTURO DO MORAR?

As tendências do morar revelam a busca incessante por bem-estar e qualidade de vida. E, para isso, a tecnologia e as inovações que surgem no mercado são aliadas. Para ficar por dentro de mais tendências, é só continuar acompanhando o blog da H.Lar.

Foto: iStock/monkeybusinessimages