Saiba como fazer o melhor uso do difusor de aromas, tanto para intensificar as fragrâncias quanto para manter seus ambientes perfumados

Difusor de aromas: truques para otimizar sua performance

Mais do que difundir fragrâncias agradáveis nos ambientes, o difusor de aromas também ajuda a proporcionar sensação de bem-estar. Logo, é um dispositivo muito utilizado em estabelecimentos comerciais, como lojas e spas. Afinal, ele contribui para ampliar a experiência do consumidor ao criar uma atmosfera agradável e convidativa. Também por isso, ganha cada vez mais espaço nas residências daqueles que desejam tornar seu lar mais relaxante e acolhedor.

Apesar de ter funcionamento muito simples, ainda é possível prolongar a vida útil do seu difusor de aromas ao seguir algumas dicas. Além de intensificar o perfume e aumentar a duração do efeito em seus ambientes. Então, confira a seguir o conteúdo que a H.Lar preparou para deixar sua residência ainda mais agradável e perfumada.

CUIDADOS BÁSICOS COM O DIFUSOR DE AROMAS

Disponível em várias apresentações, o difusor de aromas também costuma ser um aliado da decoração. Especialmente modelos como os elétricos, de varetas, à vela e ultrassônicos.  Certamente, cada um apresenta detalhes específicos para oferecer melhor performance. Mas alguns cuidados são universais para oferecer maior durabilidade e desempenho dos aromas. Veja alguns deles:

PARA OTIMIZAR O USO

Embora a circulação de ar ajude a intensificar o perfume no ambiente, ela também provoca a rápida evaporação da essência. Assim, para otimizar o uso do líquido, posicione o difusor de aromas no máximo até a altura dos olhos. Além disso, mantenha o dispositivo longe de portas, janelas e da reta do ar-condicionado. Desse modo, você consegue ampliar bastante a durabilidade do produto.

Caso queira potencializar o perfume no ambiente em apenas alguns momentos do dia, basta alternar o posicionamento do difusor. Principalmente se o cômodo é mantido fechado por longos períodos. Inclusive, locais quentes e com luz solar direta prejudicam tanto o aparelho quanto a essência. Uma vez que diminui a eficácia do aroma e favorece a evaporação mais rápida.

PARA INTENSIFICAR A FRAGRÂNCIA

Outra dica para intensificar a fragrância dos difusores elétricos e ultrassônicos é utilizar menos água com a essência. Porém, não compense ou exagere na quantidade de essência. Afinal, isso não significa potencializar o aroma e, às vezes, até causa efeitos negativos. Pois, em vez de proporcionar bem-estar, o perfume em excesso pode gerar desconfortos como náusea e dor de cabeça.

Por falar nisso, em ambientes menores, é possível que os aromas fiquem muito acentuados. Então, uma solução é apostar na circulação de ar. Mas lembre-se de buscar o equilíbrio para também otimizar o uso do difusor. Já para ambientes amplos (maiores que 30 m²), o ideal é usar mais de um difusor de aromas. Nesses casos, mantenha-os afastados para que as fragrâncias não se anulem.

Para aumentar a intensidade do perfume do modelo de varetas, coloque-as em maior quantidade no frasco. Também é possível invertê-las com mais frequência. Porém, desse modo, o líquido é consumido mais depressa.

INVISTA NA LIMPEZA

Para evitar o acúmulo de poeira, limpe o seu difusor de aromas regularmente. Aliás, no modelo de varetas, é importante sempre higienizar o frasco antes de reabastecê-lo. Para tanto, utilize um pano seco ou uma folha de papel toalha. Além disso, procure seguir as orientações de cada fabricante.

Outra recomendação é não deixar o difusor muito tempo sem uso e com o líquido dentro. Então, antes de desligar seu aparelho, procure esgotar todo o conteúdo. Já para evitar estragos, mantenha o difusor de aromas longe de cortinas e fontes de calor. Afinal, as essências podem conter substâncias inflamáveis.

DESFRUTE A ESSÊNCIA DO SEU LAR

O difusor de aromas é um grande aliado, especialmente naqueles dias mais cansativos. Afinal, nada como reproduzir a atmosfera de um spa para aproveitar um banho relaxante em sua própria casa. Aliás, o difusor é um acessório perfeito para muitos cômodos e situações. Por exemplo, em um espaço zen facilita desacelerar os pensamentos e emoções. Quando colocado em um quarto, ele auxilia pessoas com problemas de sono a dormir melhor. Ainda falando em bem-estar emocional, o difusor de aromas também é uma boa opção de aromaterapia. Inclusive o perfume pode ser personalizado de acordo com seu gosto. Se ficou curioso(a), veja o post da H.Lar sobre como fazer aromatizador caseiro! Além disso, veja como deixar sua casa sempre cheirosa e agradável.

Foto: iStock/puhimec