Entenda de que forma os chás para insônia agem no organismo e como eles podem ajudar você a garantir uma noite de sono mais tranquila

Chás para insônia: experimente 5 opções para dormir melhor

Dormir bem é uma questão que vai além da necessidade de disposição para o dia seguinte. Afinal, uma noite tranquila é importantíssima para preservar a saúde da mente e do corpo. No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades para dormir ou manter um sono contínuo. Quando isso ocorre, alguns métodos naturais podem ser eficazes no tratamento do problema. Por exemplo, utilizar chás para insônia cujos compostos tenham efeito terapêutico.

 

MELHORES CHÁS PARA INSÔNIA

1.     CAMOMILA

Segundo estudos, a camomila pode ajudar a evitar a insônia por conter propriedades sedativas que tranquilizam e induzem ao sono. Embora não se tenha certeza, esse efeito deve ser causado por um oxidante chamado apigenina, muito presente na planta. Presume-se que esse oxidante diminui a ação do sistema nervoso, proporcionando efeito calmante e auxiliando a pessoa a dormir.

2.     RAIZ VALERIANA

A valeriana é considerada eficaz no tratamento contra a insônia pela sua capacidade de atuação nas atividades das células nervosas. Nesse sentido, ela libera componentes que aumentam o número de GABA, um neurotransmissor que atua no controle das células nervosas. O chá de valeriana é eficaz principalmente para quem enfrenta dificuldade em manter um sono contínuo. Ou, então, para quem consegue dormir apenas por um curto período.

3.     ERVA-CIDREIRA

Assim com a camomila, a erva-cidreira é um dos chás para insônia mais populares. Conforme algumas pesquisas, o potencial terapêutico da erva-cidreira está em intensificar o efeito relaxante do neurotransmissor GABA. Logo, é uma ótima opção para tratar diversos níveis de distúrbio do sono e, inclusive, pode ser associada à valeriana.

4.     PASSIFLORA

Comumente as folhas do maracujá são indicadas para tratar problemas de insônia. Entretanto, a flor dessa fruta – a passiflora – também contribui no estímulo do sono. Como resultado, o chá diminui a atividade das células do sistema nervoso central, responsável por manter o estado de alerta. As propriedades soníferas e calmantes da passiflora ocorrem pela presença dos flavonoides e alcaloides presentes na sua composição.

5.     LAVANDA

Frequentemente utilizada como aromatizante caseiro pela sua fragrância inconfundível, a lavanda contribui também para melhores noites de sono. O chá dessa planta é responsável por aliviar tensões em geral, promovendo poderosa ação calmante. Isso ocorre principalmente pela presença do linalol na sua formação, um importante composto que exerce função sedativa.

 

MUDANÇA DE HÁBITOS É VITAL

Para uma melhora relevante na qualidade do sono, alguns costumes também precisam ser modificados, para potencializar a eficácia dos chás. Dessa forma hábitos como consumir café em excesso, ingerir refeições pesadas e álcool à noite, por exemplo, devem ser evitados. Aliás, nem todos os chás garantem uma boa noite de sono, como é o caso do chá preto e verde. Logo, precisam igualmente ser consumidos com cuidado. Ademais, fatores como a organização do quarto e a escolha do travesseiro ideal, também podem auxiliar nos distúrbios do sono.

As causas da insônia podem ser várias: estresse, medicamentos que contêm estimulantes, problemas de saúde e muitos outros. Os impactos provocados no bem-estar físico e mental são severos, podendo ocasionar alterações de humor, obesidade e até complicações cardiovasculares. Portanto, não havendo melhora através dos chás para insônia e seus métodos aliados, é de suma importância buscar orientação médica.

 

Foto: iStock/Ridofranz