Uma casa conectada oferece praticidade e segurança, permitindo controlar dispositivos e monitorar ambientes de forma inteligente e remota

Casa conectada: como automatizar as rotinas do lar

Sem dúvida, qualidade, conforto e sofisticação são algumas das principais características que definem os imóveis de alto padrão. Além disso, a casa conectada é uma tendência crescente que agrega tecnologia, praticidade e sustentabilidade ao lar. Afinal, por meio da automação residencial, é possível acionar portas, janelas e eletrodomésticos a partir de um aplicativo para celular. Assim como obter relatórios de gastos de energia para otimizar ou reduzir o consumo excessivo. Porém, essas são apenas algumas das vantagens da casa conectada. Para saber mais sobre o assunto, continue com a gente!

CASA CONECTADA: TUDO A UM TOQUE

Quando falamos em casa conectada você pode imaginar uma vida ainda mais prática e descomplicada. Afinal, a automação residencial permite que você interligue os equipamentos e programe os comandos para o seu funcionamento. Ou seja: com um único dispositivo, como smartphone ou tablet, você consegue controlar outros aparelhos dentro de sua residência. Aliás, muitos deles recebem seus comandos à distância, antes mesmo de você chegar em sua casa.

QUAIS AÇÕES SÃO POSSÍVEIS A PARTIR DA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL?

Essa é uma dúvida muito comum. Com a automação, você pode ligar e desligar aparelhos, e tornar a limpeza mais prática e eficiente. Assim como monitorar a segurança e a vida útil dos eletrodomésticos e até mesmo implementar medidas de segurança para auxiliar e ficar de olho em crianças, idosos e pets.

Hoje em dia, muitos eletrodomésticos possuem aplicativos próprios. Assim, é possível, por exemplo, adiar a centrifugação da sua roupa e decidir o momento exato que a lavagem deve terminar diretamente pelo seu celular. Além disso, você pode ficar sabendo quando a lavagem vai terminar ou até programar um ciclo de secagem. Já se estiver muito frio ou muito quente, com um clique você deixar seus ambientes na temperatura adequada. Mesmo antes de você chegar em casa.

COMO AUTOMATIZAR SUA CASA?

Apesar dos novos imóveis já estarem preparados para a automação residencial, seu lar atual também pode ser uma casa conectada. Aliás, ao incluir tecnologia em sua residência você consegue facilitar sua rotina e ampliar o valor do seu imóvel. Porém, por onde você pode começar? Veja as dicas abaixo!

  • Entenda as necessidades da sua residência
  • Busque profissionais e empresas cadastradas na Anatel e que tenham tradição no mercado
  • Se estiver com receio de começar, invista primeiro em lâmpadas e tomadas inteligentes
  • Após entender bem como funcionam, você pode investir em eletrodomésticos integrados

GOSTOU? ENTÃO INVISTA NUM PROJETO!

Como falamos, existem eletrodomésticos e eletrônicos que você mesmo pode trocar para tornar sua casa conectada e inteligente. Contudo, se você quiser investir numa automação completa do lar, a dica é apostar num projeto realizado por empresas especializadas.

Enquanto isso, veja outras dicas da H.Lar em nosso blog.

Foto: iStock/zhudifeng