Além de trabalhar a imaginação e ampliar o vocabulário, livros infantis são ótimas ferramentas para se ensinar valores de vida aos pequenos.

5 livros infantis para abordar valores éticos com as crianças

Mesmo que de forma sutil e lúdica, os livros infantis são ótimos recursos para se ensinar valores éticos para as crianças. Afinal, por meio de histórias encantadoras, é possível transmitir princípios como respeito, solidariedade, honestidade e muitos outros. Além disso, as narrativas cativantes proporcionam exemplos práticos e compreensíveis, despertando empatia e incentivando a formação de caráter desde cedo. Por isso, a H.Lar traz a seguir algumas dicas de leitura para enriquecer o acervo de sua biblioteca familiar.

PARA LER COM AS CRIANÇAS: 5 LIVROS INFANTIS INSPIRADORES

Nunca é cedo para inspirar nas crianças valores como respeito, cooperação e autonomia. Afinal, desde pequenas, elas podem ser incentivadas a compreender a importância de reproduzir essas questões em seu dia a dia. Principalmente quando elas são estimuladas à socialização. Uma vez que é necessário mostrar que existem diferentes realidades além daquela que a criança conhece e que todas elas são válidas. Então, confira as sugestões de livros infantis da H.Lar que servem como ferramentas no convívio social dos pequenos.

AS CORES NO MUNDO DE LÚCIA (JORGE FERNANDO DOS SANTOS)

O primeiro livro da lista apresenta, em forma de prosa, a vida de Lúcia, uma menina com deficiência visual. Embora não consiga enxergar, Lúcia tem seus outros sentidos muito bem apurados, o que permite que ela brinque à vontade. Consequentemente, ao acompanhar sua história, assuntos como superação, diversidade e família são colocados em evidência. Além disso, o autor trata o tema com naturalidade e mostra que pessoas deficientes são capazes, alegres e inteligentes.

A LEBRE E A TARTARUGA (ESOPO)

Livros infantis que exemplificam princípios de vida não estão restritos apenas à literatura moderna. Apesar de escrita na Grécia Antiga, a fábula de Esopo continua atual, retratando temas como respeito, esforço e resiliência. Assim, a narrativa curta e precisa ilustra muito bem os diferentes caminhos que a persistência e a arrogância levam. Outra lição presente na fábula é o respeito ao próprio tempo e como se pode chegar longe ao preservá-lo.

EU E MEUS SENTIMENTOS (VANESSA GREEN ALLEN)

A obra da professora e orientadora educacional americana destaca-se por conversar diretamente com o pequeno leitor. Para isso, ela utiliza atividades, dicas e testes ao longo do livro, para que a criança interaja e se conheça mais. Aliás, o foco do livro é justamente o de ajudá-la a desenvolver a capacidade de compreender e lidar com os próprios sentimentos. Repleto de cores e gravuras, é uma leitura atrativa para os pequenos aprenderem sobre suas emoções de maneira leve.

O CABELO DE LELÊ (VALÉRIA BELÉM)

Questões sociais que receberam o devido debate e atenção apenas recentemente também marcam presença nos livros infantis. Desse modo, temas como preconceito, diversidade, representatividade e autoestima são trazidos em obras como as de Valéria Belém. A história acompanha Lelê, uma menina que tem dificuldade em gostar do seu cabelo como ele é. Mas descobre com os livros que seus cachinhos carregam consigo traços da história e beleza da civilização africana.

MALALA E SEU LÁPIS MÁGICO (MALALA YOUSAFZAI)

Reconhecida por sua luta em prol ao acesso das mulheres à educação, Malala é um exemplo de coragem e determinação. A fim de inspirar outras crianças a lutarem por seus sonhos, a jovem paquistanesa conta ao público infantil um pouco da própria história. Sem dúvida, a ativista vive muitos momentos de tensão e dificuldade. Porém a narrativa é conduzida com primazia, de tal maneira que não afeta o objetivo do livro e seu público-alvo. É uma obra para incentivar os pequenos a confiarem no próprio potencial e que, independentemente da idade, eles são capazes de realizar as mudanças que acreditam.

Diante disso, é fácil perceber que os livros infantis servem de recurso para ajudar os responsáveis na tarefa de formar adultos conscientes e íntegros no futuro. Por isso é fundamental que desde cedo a criança tenha contato com histórias que ensinem valores e ampliem seu olhar sobre as pessoas e o mundo.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para ler nosso post sobre como ensinar educação financeira para crianças.

Foto: iStock/Dusan Atlagic