Segundo a Unesco, a Pizza Napolitana é um patrimônio da humanidade. Então, que tal aprender a preparar esta receita deliciosa em casa?

Pizza napolitana: aprenda a fazer essa delícia italiana

Se você acompanha o blog da H.Lar já deve ter visto diversas receitas e dicas gastronômicas deliciosas por aqui. Aliás, desta vez não será diferente. Afinal, iremos falar sobre a autêntica pizza napolitana, você conhece? Então, prepare-se para desvendar todo o sabor dessa iguaria!

DIFERENCIAIS DA PIZZA NAPOLITANA

Surgida em Nápoles, entre os séculos 18 e 19, a pizza napolitana é muito diferente da brasileira. Com massa bem fininha, o recheio é quase um coadjuvante. Aliás, nas pizzas desse estilo, o molho fica à mostra e a cobertura é bem escassa. Além disso, a gama de recheios também é mais enxuta. Assim, geralmente, as escolhas são entre muçarela de búfala, muçarela fior de latte e manjericão. Algumas podem variar e adicionar presunto cru, anchovas, cogumelos ou tomates.

Outra curiosidade sobre a pizza napolitana é que desde 2017 ela é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. Quem regula o que é pizza de verdade é a Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN) que considerada apenas dois sabores possíveis:

  • Marinara (molho de tomate, óleo, orégano e alho)
  • Marguerita (tomate, óleo, muçarela de búfala, parmesão ralado e manjericão)

RECEITA DE PIZZA NAPOLITANA

Então, que tal testar essa receita e preparar uma autêntica pizza napolitana em sua casa? Para isso, basta seguir o passo a passo que trazemos logo abaixo! Aliás, vale lembrar que farinhas de boa qualidade geram massas mais fofas e elásticas.

INGREDIENTES DA MASSA

  • 500 g de farinha 00
  • 0,5 g ou ½ colher de fermento biológico seco
  • 2 colheres de chá de sal
  • 300 ml de água

INGREDIENTES DO RECHEIO

  • Tomates pelados amassados com as mãos
  • 1 dente de alho
  • Azeite de oliva extravirgem
  • Orégano

MODO DE FAZER

Primeiro, junte a água e o fermento. Em seguida, adicione metade da farinha. Então, vá mexendo com as mãos e adicionando o restante da farinha e a pitada de sal. Sove até parar de grudar das mãos.

Em seguida, deixe descansar, fora da geladeira e coberta com filme plástico ou pano por 2 horas. Nesse tempo, a pizza deve dobrar de tamanho. Após, divida a massa em duas bolas, para duas pizzas e coloque na geladeira. Então, espalhe a farinha na bancada e abra as bolas de massa pressionando o centro da esfera de dentro para fora. Depois, adicione o recheio, espalhando os tomates, salpicando o orégano, o alho em fatias finas e regando com azeite. Em seguida, coloque para assar.

Sem dúvidas, pizza harmoniza muito bem com vinho! Então, confira 5 livros sobre vinho para aprender mais sobre a bebida e combinar com o seu jantar. E se você gostou do nosso conteúdo, siga acompanhando o blog da H.Lar!

Foto: iStock/Malkovstock