Saiba como utilizar a iluminação de cozinha da melhor maneira e garantir um ambiente moderno e mais prático e confortável para as refeições

Dicas de iluminação de cozinha para valorizar o ambiente

Aqui no blog você já conferiu algumas ideias de iluminação para espaços pequenos, hoje vamos focar exclusivamente na iluminação de cozinha. A luz certa traz conforto, sofisticação, cria um clima convidativo e ainda realça a decoração. Ao mesmo tempo que torna mais agradável a interação com sua família e com convidados. Além disso, a iluminação adequada otimiza as tarefas diárias da cozinha, tornando-as mais rápidas e, inclusive, mais seguras. Confira a seguir o que você precisa saber antes de organizar seu projeto de iluminação e como valorizar sua cozinha!

 

IDEIAS PARA ILUMINAÇÃO DE COZINHA

PONTOS DE LUZ

Quando a luz é direcionada ao local de preparo dos alimentos, exige intensidade para abranger também o resto do ambiente. Por outro lado, distribuir pontos de iluminação reduz o excesso de brilho, sendo menos cansativo ao olhos e destacando a decoração. Dessa forma, o melhor é optar por mais de uma fonte de iluminação, adequando a intensidade conforme o ponto. Ou seja, áreas de preparo – como bancada, pia e fogão – podem receber luz mais forte. Já áreas de refeição e circulação de pessoas aceitam iluminação mais suave, que sugere aconchego.

ILUMINAÇÃO EMBUTIDA

Uma maneira de distribuir os pontos de luz é com iluminação embutida ou direcional em locais estratégicos. Nesse sentido, spots e luminárias de embutir são as escolhas mais recomendadas. Primeiramente, porque evitam sombras (muito importante para evitar acidentes no manuseio de utensílios). Mas também porque dão aspecto moderno à cozinha. Nesse sentido, spots podem ser dispostos em locais como bancadas, armários aéreos, prateleiras, divisórias e forro, garantindo a visibilidade necessária. Aliás, isso facilita ainda a limpeza dos alimentos e ajuda a encontrar tudo que você precisa. Já as luminárias podem ser embutidas no forro, principalmente acima do fogão e da pia.

FITAS DE LED

Ao planejar uma iluminação de cozinha, as fitas de LED são alternativas criativas e originais para realçar a decoração. Isso porque sua estrutura flexível permite aplicação em espaços maiores ou pontos onde se deseje destacar móveis e detalhes. Contudo, as fitas de LED também tem seu uso prático no dia a dia. Afinal, como não esquentam, elas podem ser instaladas dentro de armários sem prejudicar os alimentos.

LÂMPADAS E TEMPERATURA DA COR

Tão importante quanto escolher os modelos de luminárias e suas disposições no espaço é escolher a temperatura da luz. Afinal, cores instigam diferentes sensações, sendo decisivas para criar no ambiente a atmosfera desejada. Num artigo anterior, vimos que determinadas cores são mais adequadas para certas áreas. Por exemplo, luzes brancas (frias) estimulam foco e atenção, podendo ser instaladas nos locais de preparo dos alimentos. Em contrapartida, tons amarelos (quentes) sugerem descontração e acolhimento. Logo, são perfeitas para o local da refeição. Desse modo, o ideal é mesclar lâmpadas de cores frias e quentes para uma cozinha elaborada e aconchegante.

 

Com tantas opções e possibilidades de uso, pode soar complicado projetar uma iluminação de cozinha ideal. Ainda mais quando se deseja formar uma unidade com o resto da decoração do lar. Contudo, as sugestões da H.Lar vão certamente contribuir com a missão de uma cozinha aconchegante e que descortine todo seu potencial! Por isso, continue acompanhando nosso blog para descobrir ainda mais dicas que facilitarão a sua vida! 🙂

 

Foto: iStock/frazaz