Como limpar o sofá e mantê-lo conservado por mais tempo?
Personagem principal de toda sala de estar e ponto de encontro da família, o sofá desempenha múltiplas funções. Afinal, pode servir ao descanso ao final do dia, receber convidados especiais ou até proporcionar mais conforto ao trabalho remoto. Logo, é importante saber como limpar o sofá corretamente, a fim de que continue com bom aspecto por mais tempo. Então, seja para assistir as melhores minisséries e filmes ou passar tempo com quem você ama, é preciso conservá-lo.
Mas não se preocupe: pequenos cuidados mantêm sofás e poltronas como novos e asseguram um ambiente agradável a todos. Aliás, esse zelo ultrapassa a questão estética, sendo também uma questão de saúde. Isso porque o acúmulo de poeira, ácaros e bactérias podem desencadear ou piorar quadros alérgicos e problemas respiratórios. Por isso, a H.Lar elaborou um guia com alguns truques de limpeza para manter seu estofado limpinho e cheiroso. Acompanhe!
SAIBA COMO LIMPAR O SOFÁ
De fato, o sofá suporta muita movimentação: são pessoas e, muitas vezes, pets, que costumam ocupá-lo para diferentes atividades. Portanto, é natural que manchas e sujeiras apareçam com mais frequência do que em outros móveis.
Conforme o tipo de material, muda também o método de limpeza – já que nem todos aceitam os mesmos produtos. Para isso, verifique o símbolo que consta na etiqueta do sofá:
- Símbolo P: lavagem feita apenas com pano seco;
- Símbolo W: permite lavagem a úmido, mas sem excessos;
- Símbolo S: pode utilizar algum produto à base de solvente;
- Símbolo SW: lavagem úmida e certos produtos à base de solvente, são permitidos;
- Símbolo F: lavagem a seco profissional;
- Símbolo O: pode ser lavado normalmente em água fria;
- Símbolo X: limpeza apenas como aspirador de pó,
Após verificar o método adequado, veja como limpar o sofá com algumas misturas caseiras:
TECIDO, LINHO E VELUDO
- Junte 1 litro de água morna com 250 ml de vinagre branco;
- Umedeça o pano nessa mistura e esfregue;
- Caso a sujeira esteja acumulada, umedeça mais o pano e repita o procedimento;
- Por último, passe um pano seco e espere secar naturalmente.
COURO, NAPA E COURINO
- Utilize um pano umedecido com água e detergente neutro (o couro branco é mais trabalhoso, mas o processo permanece igual);
- Dica: para evitar rachaduras e preservar o couro, aplique vaselina ou silicone líquido a cada três meses.
CAMURÇA
- Quase o mesmo processo do couro. A mudança fica por conta da quantidade de detergente neutro, que deve ser menor;
- É indicado escovar a camurça uma vez por semana com uma escova de cerdas macias ou própria para esse material, sempre respeitando o sentido do tecido.
SUEDE, CHENILLE E JACQUARD
- Antes de tudo, é necessário passar o aspirador de pó;
- Novamente, prepare a mistura de água e vinagre branco, porém em partes iguais. Em seguida, coloque no borrifador e passe no sofá com o auxílio de um pano. Por fim, espere secar naturalmente.
O QUE NÃO UTILIZAR NA LIMPEZA
- Qualquer produto que contenha cloro;
- Água sanitária;
- Sabão de coco;
- Sabão em pó;
- Vinagre de vinho tinto.
Esses produtos podem arruinar seu sofá, causando manchas e danos irreversíveis inclusive na sua estrutura. Portanto, não são indicados para nenhum tipo de estofado, independentemente do material.
Manter uma rotina regular de limpeza conserva o estofado com aspecto de novo e aumenta sua durabilidade. Por isso, a limpeza básica deve ocorrer toda semana, enquanto uma higienização profunda é indicada a cada seis meses. Para tanto, o melhor é buscar ajuda especializada, com produtos e equipamentos profissionais para eliminar totalmente ácaros, bactérias e afins.
Para concluir, os donos de pet não poderiam ficar de fora! Afinal, quem tem animais precisa de uma aulinha extra sobre como limpar o sofá, não é mesmo? Então, se for o seu caso, confira nosso post mostrando especificamente como remover pelos do sofá.