Descubra quais métodos e atitudes realmente fazem diferença no seu dia a dia para alcançar seus objetivos e tirar do papel as resoluções de Ano Novo

Dicas infalíveis para cumprir suas resoluções de Ano Novo

Todo final de ano é repleto de entusiasmo e expectativa pelas mudanças de vida que o próximo promete. No entanto, como manter essa motivação quando os ânimos do período de festas acabam? Com a volta da rotina, é comum as resoluções de Ano Novo ficarem estagnadas. Logo, passam a ser constantemente adiadas ou até esquecidas, ficando apenas no desejo.

 

Transformando as resoluções de ano novo em realidade

Resoluções de Ano Novo são um duplo desafio, pois exigem esforço para começar e persistência para sua manutenção. Mas não se preocupe: mesmo que não sejam projetos fáceis de cumprir, conquistá-los é possível! Confira nossas dicas:

 

1.     Estabeleça metas claras e realistas

Quando as metas são muito amplas, é difícil definir estratégias consistentes para atingi-las. Isso porque os resultados parecem muito abstratos, distantes, e a pessoa acaba desanimando. Portanto, a melhor saída é estipular critérios como prazo e quantidade. Por exemplo: em vez de estabelecer apenas que irá “ler mais”, defina um número de páginas ou tempo diário de leitura. Inclusive, decidir qual o momento do dia reservado a isso também contribui muito para tornar sua meta mais palpável.

 

2.     Alinhe o planejamento às metas

Cada meta pede um planejamento diferente, então é preciso estudar os passos necessários. Dessa forma, você consegue traçar uma rota segura, sabendo exatamente por onde começar e como agir. Mas, isso é fato, às vezes as circunstâncias mudam no meio do caminho. Nesse contexto, a solução é analisar o novo cenário e redirecionar seus passos para que aquela resolução de Ano Novo não se perca.

 

3.     Uma resolução de Ano Novo por vez

Criar uma lista extensa de projetos torna mais difícil manter o foco, sem contar com a sobrecarga emocional. Portanto, o ideal é dar um passo de cada vez, listando apenas o que é prioritário. Dessa forma, você não dispersa a atenção e tem disposição suficiente para colocar suas estratégias em prática. Porém, se sentir dificuldade em estipular as prioridades, avalie quais projetos são realmente passíveis de realização no momento. Do mesmo modo, pondere se você tem à disposição o que é necessário para alcançá-los.

 

4.     Garanta o apoio de alguém

Compartilhe suas resoluções de Ano Novo com alguém de confiança – seja um familiar, seja um amigo. Afinal, ter pessoas ao seu lado para acompanhar os altos e baixos ajudará a manter sua motivação. Além disso, um segundo ponto de vista às vezes permite encontrar saídas para conflitos que, de outra forma, passariam despercebidas. Todavia, evite dividir suas resoluções com muita gente, pois isso pode gerar excesso de opiniões e cobranças.

 

5.     Acompanhe seu progresso

O progresso ou não de uma meta indica o quanto suas estratégias e comportamento estão dando certo. Ao monitorar o andamento dos seus projetos e revisar os resultados, você estabelece o que continua igual e o que precisa melhorar. Certamente, essa é uma ótima oportunidade de treinar o autoconhecimento. Afinal, realizar suas metas não se trata somente de táticas e estratégias, mas também de comportamentos. Com efeito, há certas atitudes que impedem a evolução e, consequentemente, o progresso de uma pessoa. Nesse sentido, o autoconhecimento é a  maneira mais apropriada de identificar e compreender suas singularidades.

 

Falhas fazem parte do processo

A constância é o segredo para o êxito. Contudo, fracassos e sucessos são comuns no trajeto – e é assim com todo mundo. Logo, a persistência em meio às falhas será determinante na conquista dos seus objetivos. Sem dúvida é compreensível – e até natural – o sentimento de desânimo ao perceber retrocesso quando se estava avançando. Contudo, focar no erro é uma opção, muitas vezes, paralisante. Assim, afaste de si a autocrítica excessiva. Essa rigidez, além de não ajudar, desperdiça energia que poderia ser investida na busca pela melhora. Não dê espaço para a autossabotagem!

E aí? Preparado(a) para ter um ano incrível? Então que tal aproveitar que estamos ainda no começo e dar os primeiros passos para tornar realidade suas resoluções de Ano Novo? Conquistar o lar dos sonhos, realizar um período sabático, adotar um estilo de vida mais sustentável, aprender a ser mais positivo(a)… Seja quais forem seus objetivos, não se esqueça de que o “agora” é sempre a melhor hora de começar! 🙂

 

Foto: iStock/Chainarong Prasertthai