Para além de conforto e localização, descubra com a H.Lar o que mais as pessoas estão buscando em um lar dos sonhos nos últimos tempos

Lar dos sonhos: os novos requisitos para viver bem

Atualmente, como você descreveria o seu lar dos sonhos? Afinal, assim como as tendências de arquitetura e decoração, muitas necessidades e perspectivas de vida acabam impactando nessa idealização. Por exemplo: com a instituição do trabalho em home office, muitas pessoas ampliaram seu período de permanência em casa. Logo, passaram a dar mais valor aos seus ambientes e ressignificar sua conexão com o lar. Diante disso, a H.Lar reuniu alguns dos principais requisitos que os brasileiros mais consideram para suas casas nos últimos anos.

 

UM LAR DOS SONHOS É POSSÍVEL

Muitas pessoas preferem morar em locais alugados, o que permite uma flexibilidade maior para “mudar de ares”. Mas, por outro lado, a parcela da população que sonha em ter um lar para chamar de seu segue grande. Para alguns, ter uma casa própria é sinônimo de sucesso e segurança. Inclusive, esse desejo está acima de ter estabilidade financeira ou constituir uma família.

 

A NATUREZA A SEU FAVOR

A sustentabilidade é um tópico discutido amplamente nos últimos tempos. Com a chegada de novas formas de economizar energia e cuidar do planeta, as pessoas passaram a dar mais atenção para isso também em suas casas. Painéis solares e sistemas de captação de água estão se tornando cada vez mais acessíveis. Além desses, outro quesito que passou a fazer parte da vida de muitos é a biofilia. Com grande número de apartamentos, estamos cada vez mais longe da natureza. Por isso, existe esse movimento que visa a trazer a natureza para dentro do lar. Assim, plantas, paredes vivas, árvores de pequeno porte e outros usos do verde ganharam muita força nos últimos tempos.

 

VIVER EM SEGURANÇA

Quem não deseja se sentir seguro? Ainda mais quando se trata do seu lar dos sonhos. Logo, itens como câmeras de segurança, alarmes e fechaduras digitais passaram a fazer parte da lista de requisitos residenciais. Muitos inclusive montam sistemas de monitoramento completos para que não corram riscos, aproveitando que agora os equipamentos estão mais acessíveis.

 

CONFORTO E INTEGRAÇÃO

Antes, um dos pontos altos do dia era chegar em casa e se jogar no sofá confortável. Agora, as pessoas passam o dia todo em sintonia com a casa, o que pede um conforto extra. Ou seja: móveis de boa qualidade, duradouros e bonitos ganham ainda mais atenção. Muitos mudaram a decoração de suas casas seguindo as tendências do aconchego e da praticidade. Já que a conexão com os lares está muito maior, é preciso que tudo esteja em harmonia. Seja nas cores, iluminação, distribuição e organização do mobiliário e integração dos ambientes até a presença do verde das plantas. É preciso que cada coisa tenha seu lugar, e de preferência tenha um propósito.

Além de todos os quesitos listados acima, um ponto que vem ganhando destaque nos últimos tempos é a inovação. Logo, casas inteligentes e automatizadas vem ganhando destaque, dividindo espaço com o desejo por moradas funcionais e confortáveis. Então, quais desses aspectos já fazem parte do seu cotidiano e quais estão em sua lista para o lar dos sonhos?

 

Foto: iStock/monkeybusinessimage