Tendências para 2021: novas prioridades na vida e no lar
Plataforma voltada a inspiração e planejamento, o Pinterest virou importante fonte de pesquisa para inúmeros assuntos durante a pandemia. Afinal, além de receitas, ideias de decoração e conteúdo DIY, passou a ser referência para áreas como bem-estar e autocuidado. Aliás, em 2020, a plataforma identificou grande aumento nas buscas relacionadas a atividades físicas e de alívio do estresse. Assim como pesquisas por “rotina matinal produtiva”, “rotina de autocuidado à noite” e “atividades mindfulness para crianças”, por exemplo. Então, com base nos dados de interesse de seus usuários, o Pinterest tem conseguido verificar importantes mudanças de comportamento. Por isso, no fim do ano passado, destacou aquelas que devem ser as principais tendências para 2021.
De acordo com o Pinterest Predicts, as pessoas não querem mais “voltar ao normal” ou focar num “novo normal”. Em vez disso, devem aproveitar os desafios e incertezas que permanecem para despertar novas ideias. Logo, 2021 chega com mais elegância à realidade do home office e traz o estilo conforto chique. Ao mesmo tempo, a estética minimalista ganha espaço para recombinar as rotinas.
PINTEREST PREDICTS: TENDÊNCIAS PARA 2021
1. LAR
Se 2020 ficou marcado como um ano de transformação dos lares, 2021 promete dar continuidade a esse legado. Afinal, ao tornar ambientes multifuncionais para trabalhar e relaxar, a criatividade aflorou e acabou permeando todos os cômodos da casa. Agora, o cloffice será o termo da vez, representando a fusão de closet e escritório. Dessa forma, a ideia é trazer ainda mais conforto para a rotina profissional. Além disso, depois de adaptar os ambientes, chega o momento de investir nos detalhes.
Conforme o relatório do Pinterest, os usuários estão entrando no clima da decoração neon. Afinal, as buscas por “luzes de led azul” aumentaram 155%, e as por “quarto neon” cresceram oito vezes. Outra tendência para 2021 é a Harmonia Japandi – estilo de decoração com inspiração minimalista que mistura elementos japoneses e escandinavos. Nessa linha, a busca por decoração simples para banheiros cresceu quatro vezes, enquanto o tema geral teve aumento de 100%. Enquanto isso, na cozinha, a procura por itens de vidro coloridos e pratos de argila cresceram 135% e 105% respectivamente. Aliás, nem as prateleiras escaparam, com aumento de 130% nas buscas.
2. ALIMENTOS E BEBIDAS
Por falar nisso, em 2020, muita gente começou a cozinhar mais em casa, seja por necessidade ou até por hobby. Diante disso, a atividade deve seguir como forte tendência para 2021, de maneira ainda mais “gourmetizada”, criativa e renovadora. Afinal, a busca por receitas diferentes – como a de mel picante, por exemplo – aumentou 155% no Pinterest. Ao mesmo tempo, a plataforma destaca o grande interesse nas tábuas forradas de comida. Mas também por arte com pães e montagem de pratos gourmet, cujas pesquisas aumentaram 130% e 105% respectivamente.
3. COMEMORAÇÕES
O Pinterest Predicts também registrou aumento expressivo na busca por cerimônias pequenas e intimistas. Ou seja, o minimalismo bate à porta mais uma vez quando o assunto é comemoração. Somente a expressão “casamentos no quintal”, por exemplo, registrou um incremento de 165%. Dessa forma, é possível perceber que as pessoas estão mais preocupadas com detalhes, valorizando maior intimismo e carinho. Ao mesmo tempo, tudo indica que o entretenimento de sexta-feira à noite esteja efetivamente migrando para o aconchego do lar. Afinal, o Pinterest registra altas de 110% nas buscas por “cinema em casa” e 85% por “festa de boteco em casa”.
4. BEM-ESTAR
O ano de 2020 inspirou um olhar mais cuidadoso para dentro de nós mesmos e para o mundo. Dessa forma, o Pinterest também registrou amplo interesse de seus usuários por questões esotéricas e transcendais. Além disso, no plano físico, as buscas relacionadas a relaxamento e bem-estar igualmente dispararam. Sem dúvida, essa é uma tendência que foi acelerada pelas medidas de distanciamento e pela quarentena. Afinal, a plataforma registrou aumento de 100% nas pesquisas sobre “afirmações antes de dormir”. Assim como de 90% sobre “yoga para dormir” e de 80% sobre “difusores de óleos”.
5. MODA
Como já foi dito, o home office transformou o conceito de moda. Pincipalmente porque, em casa, todos querem comodidade e funcionalidade. Logo, a mesma roupa que serve para trabalhar acaba servindo para o treino e para o sofá. Diante disso, a procura por “roupas oversized” aumentou três vezes – e, por roupas macias, 185%. Aliás, essa busca por conforto se refletiu num aumento de 155% em pesquisas por cardigãs e de 55% por meias. Ao mesmo tempo, as peças personalizadas e renovadas vêm ganhando muita atenção. Em primeiro lugar com as peças tie dye e, agora, a tendência para 2021 segue com pesquisas de “moletom personalizado” e “sacola artesanal”.
6. HOBBIES E INTERESSES
Descobrir hobbies para passar o tempo em casa foi mais uma atividade alavancada pela pandemia. Inclusive, dentro da categoria de coisas novas para fazer e criar, os hobbies multiculturais devem permanecer em alta. Isso porque a pesquisa do Pinterest registrou 20 vezes mais buscas por caligrafia persa, por exemplo. Além disso, houve 100% de aumento em buscas por padrões de colcha irlandesa e 95% por carpintaria japonesa. Dessa forma, em 2021 as pessoas seguirão dedicando-se a novas habilidades e talentos pessoais. Aliás, os interesses vão desde aprender a andar de skate (155% de aumento) até pintura com espátula (150%).
Outra tendência que continua forte é o DIY, especialmente em relação ao artesanato e trabalhos manuais. Nesse sentido, foi registrado um aumento de 155% nas buscas sobre noções básicas de crochê, por exemplo. Aliás, se estão previstas transformações nos ambientes das casas, o mesmo deve ocorrer com os aparelhos eletrônicos. Afinal, o Pinterest já registrou 30 vezes mais buscas sobre fundos de tela estéticos para celular e computador.
7. BELEZA
A procura por maquiagem natural cotidiana e skincare caseiro aumentou 180% e 110% respectivamente. Em especial, no que tange a técnicas e cuidados que facilitam o dia a dia. Outra tendência bem específica mostra aumento de 150% nas pesquisas sobre tranças boxeadoras e de 145% sobre tranças sintéticas. Aliás, o tema tem despertado o interesse não apenas do público feminino, mas também do masculino. Afinal, o relatório do Pinterest registrou aumento de 90% nas buscas sobre tranças vikings para homens. Além disso, a estética indie também está ganhando força na rede social. Assim, as tendências de beleza também devem se basear em muitas cores, coisas fofas e itens inspirados em emojis.
8. ATENÇÃO PARENTAL
Neste quesito, as pesquisas vão desde questões sobre pets até lições de vida para crianças. Além disso, a plataforma destaca um aumento interessante na busca por atividades que respeitam o planeta. Por exemplo: as buscas sobre fertilizantes de casca de banana triplicaram no Pinterest, assim como de mapas mentais criativos e mindfulness para crianças. Além disso, pesquisas sobre educação ao ar livre e brinquedos de papelão aumentaram em 85%.
9. FINANÇAS
Ainda em 2020, o Pinterest incluiu uma nova categoria na plataforma: “CEO da própria vida”. Afinal, ideias para marcas, podcasts e pequenas empresas estarão em alta em 2021. Aliás, o registro de maior alta em pesquisas dessa categoria foi sobre noções básicas de contabilidade, com aumento de 150%. Logo depois aparecem as pesquisas sobre como fazer um podcast (130%) e como criar uma marca para empresa (105%).
10. VIAGENS
O Pinterest também não esqueceu a moda do chamado “turismo de sofá”. Mesmo sem poder viajar no sentido literal, os usuários da rede social continuam planejando rotas para um futuro próximo. Assim, a procura por férias de luxo, por exemplo, teve alta de 50%. Enquanto isso, as buscas por viagens dos sonhos aumentaram sete vezes. Além disso, o relatório do Pinterest aponta aumento de 190% nas pesquisas por cinema drive-in e 100% por cadeirinhas de carro para cães. Da mesma forma, buscas por campos e lugares para observar as estrelas cresceram 165% e estética nômade, 80%.
Diante disso, uma boa dica é fazer do Pinterest seu novo aliado do dia a dia. Afinal, conforme os gestores da plataforma, ela representa uma verdadeira “janela para o futuro”. 🙂