Você mora em um apartamento alugado? Então confira as dicas da H.Lar e saiba como inovar na decoração de um jeito simples e prático!

Apartamento alugado: dicas para personalizar o décor

Quem mora em apartamento alugado, muitas vezes, encontra dificuldades na hora de personalizar o imóvel. Mas a locação não precisa ser um impeditivo para deixar o lar com a cara de seus moradores. Afinal, é essencial que o espaço seja acolhedor, funcional e transmita a personalidade de quem nele vive, você concorda? Com um pouco de criatividade, é possível transformar o local. E o melhor: sem grandes intervenções. Quer saber como? Então continue a leitura e veja as dicas da H.Lar!

 

DECORANDO APARTAMENTO ALUGADO

A resposta para essa pergunta é simples! Aliás, não há motivo para que o imóvel locado não tenha o seu jeitinho e reflita seus gostos nos detalhes. A primeira dica para decorar um apê ou casa alugada é investir em móveis soltos, complementos e objetos de decoração. Assim, você pode adequar cada ambiente de acordo com a funcionalidade que deseja dar para ele. Além disso, com esses itens, você consegue facilmente mudar a composição e até mesmo o layout do espaço.

Nesse sentido, itens como tapetes, adornos sobre os móveis, racks e mesas laterais são ideais para compor os ambientes. Com pequenos ajustes, eles podem se adaptar a diferentes situações e, ainda, ajudam a traduzir o estilo dos moradores. E mais: em caso de mudança para outro imóvel, será mais fácil reaproveitá-los no novo endereço. Dessa forma, a decoração se torna personalizada e, ainda, econômica e versátil. Tem coisa melhor?

Você também pode lançar mão de alguns truques, como as pinturas nas paredes. Normalmente, os imóveis alugados são entregues ao inquilino com paredes brancas, o que pode ser um incentivo para começar a transformação. Com isso, investir em cores novas para as paredes, a fim de destacar os ambientes, é uma ótima alternativa. Esse método é excelente para apartamentos alugados, já que basta refazer a pintura e voltar ao branco na hora de deixar o imóvel. Ah! Existem técnicas incríveis atualmente, como pinturas geométricas e outros detalhes que estão em alta no mundo criativo.

 

EVITANDO FUROS NAS PAREDES

Uma grande preocupação de quem mora em um apartamento alugado é em relação aos furos nas paredes. Afinal, inúmeros móveis e até mesmo objetos de decoração, como quadros e espelhos, requerem essa solução. Porém, hoje em dia é possível trabalhar com fitas adesivas de alta fixação, que permitem a colocação desses itens sem que os indesejados furos sejam necessários. O cuidado, aqui, é em relação ao peso do objeto, a fim de usar a quantidade adequada de fita. Mas lembre-se: os furos podem ser cobertos no futuro, apenas evite furar azulejos e outros revestimentos para não os danificar.

 

INVISTA NAS PLANTAS!

Um recurso muito utilizado, seja em casas alugadas ou em qualquer outro tipo de imóvel, são as plantas. Afinal, elas transformam completamente o visual de um ambiente e, além disso, agregam beleza, sofisticação e leveza no décor. Assim, a dica é optar por espécies que se adaptam aos espaços internos, avaliando a entrada de luz natural. Aliás, plantas e flores são ideais para quem deseja um pouco mais de cor e vida dentro de casa. Elas também remetem à natureza e reforçam a sensação de bem-estar. O melhor é que podem ser colocadas em todos os espaços, da sala ao dormitório e até mesmo no banheiro.

Viu só? Morar em uma casa ou apartamento alugado não é mais desculpa para deixar a decoração de lado. Afinal, basta usar a criatividade e colocar a mão na massa para transformar os ambientes e deixá-los com a sua cara. Se você gosta do universo criativo e quer continuar por dentro de assuntos como esse, acompanhe o blog da H.Lar e não perca nossas novidades.

 

Foto: iStock/gorodenkoff