Sem tédio: dicas para brincar com seu pet em casa

Ter pet em casa é sinônimo de diversão e muito carinho. Seja cão ou gato, a verdade é que mascotes, hoje, já fazem parte da família. Afinal, eles proporcionam momentos de muita alegria durante todo o dia. Por isso, é importante pensar em soluções divertidas para distrair o bichinho e não o deixar entediado. Aliás, você sabia que o ideal é brincar todos os dias com ele? Além de auxiliar no relaxamento, a brincadeira estimula a inteligência, reduz a ansiedade e os comportamentos inadequados dentro de casa.

Então, se você já tem um bichinho de estimação ou está pensando em ter um, veja as dicas da H.Lar para aproveitar o tempo livre e garantir a diversão de toda a família!

 

ESTIMULE SEU PET EM CASA

Seja um passeio na rua ou uma atividade divertida dentro de casa, é fundamental que os tutores reservem um tempinho diário para seus pets. Antes de adotar um bichinho, é indicado organizar a rotina e entender se há tempo suficiente para dedicar a ele. Aliás, a hora da brincadeira é proveitosa para todos – tanto para o animal, quanto para a família. Por isso, que tal aproveitar esse momento para garantir o bem-estar de todos dentro de casa?

 

ATIRA E BUSCA

Se tem uma brincadeira infalível para quem tem pet em casa é o atira e busca. A dica é usar aquele brinquedo preferido, que pode ser uma pelúcia ou uma bolinha, e jogar esperando que ele busque. Além de ser divertido para o peludinho, essa brincadeira estimula sua atenção, raciocínio e garante sua movimentação. Assim, o pet vai gastar muita energia, o que é ideal quando o passeio na rua não pode ser feito.

Aliás, essa brincadeira também pode ser realizada na rua, seja no quintal de casa ou num parque na cidade. Sem contar que, ao ar livre é possível inovar nos brinquedos e até mesmo um frisbee pode ser utilizado. Quanto mais longe for, maior será o percurso que o pet irá fazer. A diversão estará mais do que garantida! Se o seu bichinho for um gato, você pode usar uma cordinha para prender os brinquedos arremessados. Inclusive, a própria cordinha já vale como brinquedo ao ser chacoalhada no ar e no chão.

 

BRINQUEDOS COM PETISCOS

Certamente, em lojas especializadas, você já se deparou com brinquedos de diferentes estilos. Porém, um dos mais procurados é aquele que o tutor consegue colocar petiscos ou ração dentro. Afinal, o pet tem mais autonomia para brincar em qualquer lugar. Uma vez que o cheirinho do alimento funciona como principal estímulo e garante entretenimento ao pet até que ele consiga pegá-lo. Dessa forma, proporciona momentos descontraídos, auxilia no desenvolvimento mental e ajuda na alimentação. Entre os modelos disponíveis estão bolinhas, discos e até mesmo alguns mais modernos, como os comedouros interativos.

 

ESCONDE-ESCONDE

Engana-se quem pensa que os pets não sabem brincar de esconde-esconde. Muito pelo contrário! Essa é uma atividade que estimula diversos sentidos e, ainda, garante a diversão de toda a família. Ou seja, prepare a risada!

Para brincar de esconde-esconde com seu animal de estimação, é muito simples. Basta que o tutor se esconda em um cômodo da casa, sem que o pet veja. Depois, é só chamar pelo seu nome e aguardar que ele o encontre. O animalzinho vai se guiar pelo som da voz ou mesmo utilizar seu olfato para encontrar o tutor. Ah! E sempre que ele atingir o objetivo, ofereça um petisco ou faça um carinho como recompensa.

 

BÔNUS PARA QUEM TEM GATOS

Sabemos que os gatinhos têm gostos distintos dos cães, por isso, é ideal pensar em brincadeiras diferentes. Utilizar um graveto ou outro tipo de varinha resistente é uma das dicas para brincar com os bichanos. Com essa vareta, espete um brinquedo que o pet goste e saia caminhando pela casa. O objetivo é que o gato siga você. Mas atenção: os felinos são bastante ágeis, por isso, você precisará se locomover com rapidez entre os cômodos. Além de divertir o animal, você ainda vai estimulá-lo a se mexer.

Outra brincadeira infalível para os gatinhos é utilizar a luz. A ideia é fechar todas as cortinas e janelas de casa e apagar as lâmpadas. Depois de deixar o ambiente escuro, utilize um laser ou uma lanterna para criar um ponto de luz contra a parede. O gato vai se divertir muito correndo atrás do pontinho brilhante refletido nas paredes ou no chão. Mas cuidado, não mire a luz nos olhos do animal, combinado?

Seja qual for a brincadeira que você escolher para divertir o peludinho, o fundamental é destinar um tempo de qualidade para ele.

 

E então, gostou das nossas dicas? Com um pouco de criatividade é possível deixar o dia a dia do seu pet em casa muito mais divertido, não é? Aproveite para acompanhar o blog da H.Lar e fique por dentro de como eliminar pelos do sofá, tapetes e carpetes.

 

Foto: iStock/alexei_tm