Confira as dicas infalíveis da H.Lar para lavar suas toalhas de banho e deixá-las macias e cheirosas, assim como aquelas de hotel

Truques para lavar toalhas de banho e deixá-las fofinhas

Um dia cheio, com muitas tarefas e correria. Casa, família, trabalho, estudos, lazer… Depois de tudo isso, tem coisa melhor do que relaxar embaixo do chuveiro? E o melhor: poder se enxugar com uma toalha de banho macia e cheirosa? Se você acha que qualidade de vida e bem-estar têm tudo a ver com pequenos detalhes, confira as dicas a seguir. Vamos ensinar como lavar suas toalhas de banho e deixá-las fofinhas como as de hotel.

Aliás, você sabia que lavar corretamente as toalhas de banho proporciona benefícios muito além da maciez? Pois é, os cuidados na lavagem ajudam a preservar a qualidade do tecido e garantem peças mais fofinhas e cheirosas. Mas, além disso, com os procedimentos certos, suas toalhas de banho vão durar por muito mais tempo.

 

DICAS PARA LAVAR TOALHAS DE BANHO

 

1.     LAVE AS TOALHAS À PARTE

Na correria do dia a dia, alguns detalhes básicos podem passar despercebidos. Mas esta primeira dica é essencial para a durabilidade de suas peças. Então, lembre-se de lavá-las separadas do restante das roupas. Isso evita que o atrito com tecidos ou acessórios, como zíper, botões e outros, danifique suas toalhas de banho.

Dessa forma, as fibras do tecido permanecerão intactas por mais tempo, o que favorece sua vida útil. Além disso, sem misturar diferentes tipos de tecidos na máquina de lavar roupas, você evita o surgimento das temidas bolinhas.

 

2.     DOSE O SABÃO E O AMACIANTE

Quando programar a lavagem das toalhas de banho, esteja atento à quantidade de produtos de limpeza que usar. Não exagere no sabão e amaciante, pois, ao contrário do que parece, as toalhas não ficarão mais cheirosas por isso.

Inclusive, se usar amaciante em excesso, o tecido pode ficar com uma camada impermeabilizada, o que o torna menos absorvente. Assim, você terá dificuldades em se secar adequadamente após o banho. Além disso, esteja sempre atento ao volume de toalhas que vai lavar. Pois assim será possível utilizar a quantidade adequada de produtos e garantir a lavagem perfeita das peças.

 

3.     APOSTE NO VINAGRE

Você sabia que o vinagre é o grande aliado das toalhas de banho macias? Isso mesmo! Diferente do que muitas pessoas pensam, não é o amaciante o responsável por isso. Ao contrário, ele pode até mesmo danificar as fibras do tecido.

Para conquistar as famosas toalhas de hotel, a dica é utilizar uma xícara de chá de vinagre branco para lavar uma máquina cheia. E não se preocupe: suas peças não ficarão com o cheiro de vinagre. Ele apenas irá ajudar a deixá-las mais macias e fofinhas.

 

4.     EVITE CALOR EXCESSIVO

Para preservar a vida útil das toalhas de banho e não danificar o tecido, atente também para outros detalhes. Por exemplo, na hora de programar a máquina, prefira a água fria. Embora seja comum pensar que a água quente melhora o processo de lavagem, a verdade é que a temperatura elevada pode danificar o tecido. E isso prejudica a conservação das toalhas. Então, lembre-se de optar pela água fria na sua lavadora.

Depois, na hora de secar, se for estender suas toalhas no varal, cuide para não as deixar no sol. O ideal é estendê-las na sombra, em um local com boa ventilação. E, para finalizar, jamais passe as toalhas de banho. Os ferros a vapor podem deixar as peças úmidas, gerando mofo e mau cheiro depois de guardadas. Apenas dobre-as e guarde-as no armário.

Viu só? Com alguns cuidados simples é possível preservar suas toalhas de banho e mantê-las sempre macias e cheirosas. Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da H.Lar!

 

Foto: iStock/LumenSt