Confira dicas para secar roupas com mais rapidez mesmo no clima úmido

Clima úmido? Confira 5 dicas para secar roupas mais rápido

Uma tarefa tão simples, mas que no inverno pode ser um grande problema: secar roupas. Com a chegada da época de frio (e menos dias ensolarados para aproveitar), essa ação rotineira acaba virando um desafio. Principalmente para quem não possui uma secadora ou lava & seca. Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores dicas para que suas roupas estejam sempre disponíveis, sequinhas e cheirosas. Então, aproveite!

 

COMO SECAR ROUPAS NO INVERNO

1. TRUQUE DA TOALHA

Uma excelente forma de secar uma peça de roupa úmida é enrolando-a numa toalha seca. Após lavar, torça ou centrifugue bem e tire o máximo de água que conseguir da roupa. Depois, envolva a peça com uma toalha grande, fazendo um rolo e pressionando por algum tempo. Assim, a toalha vai absorver o que restou da água. Importante: dê preferência para toalhas macias e felpudas, que são muito mais eficazes para o processo. OBS.: Este truque é mais indicado para roupas macias e delicadas, que não podem ir à máquina.

2. FAÇA VENTAR

Aliado dos dias mais quentes, o ventilador é capaz de oferecer um bom auxílio também nos dias frios! Principalmente para aqueles que moram em apartamentos, já que ele pode ser um excelente aliado no processo de secagem das roupas. Afinal, basta direcionar o aparelho para as peças estendidas e deixar que ele sopre na máxima potência!

3. O BOM E VELHO SECADOR

Precisa sair e notou que sua roupa não está bem seca? Então aposte no secador de cabelos! Basta direcionar o jato de ar quente que sai dele diretamente sobre o local úmido. Mas atenção: é importante manter uma distância mínima de 30 centímetros da peça para evitar acidentes. Esta dica é muito boa para peças pequenas, porém roupas maiores podem acarretar gasto excessivo de energia elétrica.

4. CONGELE A PEÇA

Por mais estranha que possa parecer, essa dica funciona mesmo! Isso porque o congelamento faz com que toda a umidade seja transformada em gelo. Depois, basta você “quebrar” a peça e retirar esse gelo. Nesse caso, é imprescindível que a roupa esteja bem embalada num saco plástico limpo. Em seguida, é só passar o ferro para aquecer a peça – e voilà: sua roupa estará pronta para vestir. Aliás, essa costuma ser uma ótima estratégia para secar meias.

5. ESTENDA DA MANEIRA CORRETA

Na hora de estender, estique bem as roupas e deixe um espaço entre as peças. Dessa maneira, a circulação de ar será muito melhor entre os tecidos, fazendo com que sequem mais rápido. Além disso, o ideal é intercalar tecidos leves e mais pesados, pois isso também facilita a passagem do ar.

 

DICAS BÔNUS

Adicionalmente, confira pequenas coisas que podem facilitar muito o processo de secagem:

  • Abuse dos cabides, pois eles ocupam menos espaço e ajudam a secar roupas mais rápido. Além disso, você pode pendurá-los em locais mais variados da casa.
  • Aposte num mini varal para peças íntimas e menores.
  • Invista num varal móvel. Assim, você pode ir movimentando-o pela casa para garantir os melhores locais de secagem.
  • Aproveite o período da manhã. Mesmo em dias frios e chuvosos, esse período é o mais propício para a secagem, por ter um ar mais quente.

 

O QUE NÃO FAZER PARA SECAR ROUPAS

Às vezes, na hora do aperto, você pode acabar tomando alguma medida perigosa para tentar secar roupas o mais rápido possível. Ou, ainda, seguir hábitos antigos que não funcionam mais como o esperado e que podem gerar acidentes. Por exemplo:

1.     USAR O MICRO-ONDAS

É mito que se você colocar as roupas para secar no aparelho vai funcionar. Além de correr o risco de manchar ou queimar a peça, você pode acabar causando um incêndio.

2.     ESTENDER AS ROUPAS ATRÁS DA GELADEIRA

Antigamente, tinha-se a ideia de que colocar as roupas penduradas na grade da geladeira era uma boa ideia. Porém, quando você coloca algo para secar atrás da geladeira, gera uma obstrução de ar que prejudica o funcionamento do eletrodoméstico. Além disso, aumenta o consumo de energia, ou seja, encarece sua conta de luz! Ao mesmo tempo, em casos extremos, pode provocar danos irreversíveis ao compressor e ao equipamento.

3.     USAR O FERRO DE PASSAR

A temperatura extremamente alta do ferro em contato com a sua roupa molhada pode causar manchas e queimaduras nas peças. Dessa forma, melhor não arriscar, né? 😉

 

Com essas dicas da H.Lar, secar roupas durante o inverno e períodos mais úmidos e chuvosos deixará de ser um problema! Aliás, no blog você encontra muitas outras sugestões para tornar mais prática a rotina de limpeza doméstica. Aproveite!

 

Foto: iStock/Farknot_Architect