Entenda os diferentes tipos de sentimentos gerados por cada cor e como utilizar a influência da psicologia das cores a seu favor no lar

Como utilizar a psicologia das cores nos ambientes de casa?

Os efeitos das cores no comportamento humano são objetos de estudo há muito tempo. Frequentemente, seu poder de influência é aplicado em diversas áreas. Por exemplo: na saúde, atua como tratamento complementar através da cromoterapia. Enquanto isso, a psicologia das cores é a ferramenta principal de segmentos como decoração, moda, fotografia, design, entre outros. Apesar de representarem contextos diferentes, todos têm em comum o mesmo objetivo. Ou seja: a utilização das cores para gerar emoções, sentimentos e desejos específicos nas pessoas.

E que tal você também aplicar a psicologia das cores de forma estratégica nos ambientes da sua casa? Gostou da ideia? Então, confira esse conteúdo e aprenda quais cores combinam mais com as atividades e as sensações correspondentes a cada cômodo!

 

PSICOLOGIA DAS CORES NO LAR

AMARELO

Conforme os estudos da área, o amarelo significa criatividade, vivacidade, energia e otimismo. Por isso ambientes como hall de entrada, salas de estudo e sala de jantar são os ideais para essa cor. Principalmente porque ela ativa novas ideias e motiva a comunicação e a interação. Além disso, o amarelo faz parte do grupo das cores quentes, perfeitas para locais como a cozinha. Desse modo, você estimula o apetite e deixa todos mais entusiasmados pelo momento das refeições.

AZUL

Agora um fato no mínimo inusitado: o azul é considerado cientificamente a cor preferida da maioria das pessoas – no mundo! Desde que pesquisas sobre o assunto iniciaram, no século 19, ela tem ocupado o primeiro lugar. Em resumo, isso acontece pelas imagens agradáveis que a cor lembra, como o céu claro, o mar calmo, etc. Dessa forma, quando utilizada, proporciona sensações de relaxamento, tranquilidade e equilíbrio, sendo a melhor escolha para quartos e home office. Por consequência, sua influência ajuda a pensar com mais calma e afasta a ansiedade.

VERDE

De acordo com a psicologia das cores, o verde vai muito além da associação com a natureza e a saúde. Também é sinônimo de renovação, esperança, concentração, calma e harmonia, aliviando a tensão e os sintomas de estresse. Assim como o azul, é uma cor que ajuda a relaxar de maneira natural em casa. Nesse sentido, sua presença pode ser útil em cômodos como sala de estar, home office, quartos e sala de estudos.

VERMELHO

A cor da paixão, da força, do amor e da confiança: o vermelho cria ambientes envolventes e românticos. Logo, suas características marcantes tornam o quarto de casal o local mais indicado para incorporar essa energia. Mas, cuidado: o ideal é não abusar! Já que quando usada em excesso nos ambientes, seu tom vibrante pode se tornar visualmente cansativo.

LARANJA

Juntamente ao amarelo e o vermelho, o laranja completa o grupo das cores quentes. Assim, é responsável por transmitir intensidade, segurança, aconchego e conforto. Além disso, estimula a criatividade e desperta a descoberta pelo novo. Portanto, quem exerce funções que demandam raciocínio rápido e agilidade, pode utilizar essas propriedades ao seu favor no home office. Por outro lado, o laranja também é considerado a cor que aumenta o apetite e diminui a fadiga. Assim, a cozinha pode ser outro local estratégico.

ROXO/VIOLETA

Por último, uma cor que representa o místico, a espiritualidade e a introspecção. Quem é adepto da meditação, por exemplo, pode aplicar esse tom ao espaço onde realiza a prática. Aliás, o roxo – ou violeta – está ligado ao mistério e ao transcendental. Isto é, qualquer pessoa que busca momentos de reflexão e paz interior, pode se beneficiar do relaxamento proporcionado pela cor.

 

De fato, ainda existem outras perspectivas da psicologia das cores a serem exploradas. Tal qual as inúmeras possibilidades de combinações com cores mais básicas, como preto, branco, cinza e marrom. Ou então, de como as nuances entre os tons podem intensificar ou atenuar sentimentos e sensações. Sem dúvida, com a quantidade de estudos e testes que o tema recebe, vale a pena testá-lo no seu lar para conferir os efeitos! E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog da H.Lar. Afinal, aqui você sempre encontra dicas e novidades sobre decoração e bem-estar!

 

Foto: iStock/Tgordievskaya