Além de tecnológicos, os aparelhos de automação residencial podem ser capazes de garantir mais proteção e segurança para as rotinas familiares

Automação residencial ajuda a proteger crianças e idosos

A internet das coisas promete transformar as residências num futuro próximo. Aliás, já é possível contar com tecnologias que mantêm as casas conectadas e tornam os ambientes mais modernos e inovadores. No entanto, muitos aparelhos que compõem a linha de automação residencial também são capazes de cumprir funções ainda mais importantes no lar. Sobretudo em relação ao cuidado, à proteção e à segurança das famílias – em especial, crianças e idosos.

Pensando nisso, a H.Lar preparou uma lista de equipamentos que podem ser muito úteis ao seu dia a dia. E não apenas por assegurarem mais agilidade e praticidade à realização de tarefas! Mas, principalmente, por ajudarem a criar ambientes mais controlados e, assim, até mesmo prevenir possíveis acidentes domésticos.

 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL QUE PROTEGE

 

1.     SENSORES DE MOVIMENTO

Com ótimo custo-benefício, os sensores de movimento são equipamentos de instalação e configuração muito prática. Afinal, basta instalá-los nos locais escolhidos, conectá-los à sua rede wi-fi e baixar o aplicativo do fabricante no smartphone. Dessa forma, você recebe uma mensagem em tempo real sobre cada deslocamento, com informações como dias e horários detalhados. Além disso, esses aparelhos já contam com outras funções integradas – como luz de emergência e lanterna. Logo, são muito úteis para prevenir possíveis quedas em casos de problemas ou falta de luz elétrica.

 

2.     CÂMERAS DE MONITORAMENTO

Certamente, a câmera de monitoramento por wi-fi é um dos equipamentos de automação residencial mais popular. Apesar de não contar com um sistema central, esse aparelho é muito útil para controlar o lar a distância. Afinal, pais, responsáveis e cuidadores podem ter acesso às imagens e áudios de determinados cômodos. Além disso, através da conexão das câmeras e um smartphone, é possível interagir por vídeo e por voz com quem está no ambiente monitorado. Inclusive, alguns modelos contam com recursos de visão noturna, filmagem em 360 graus e reconhecimento de choro de bebê.

 

3.     ASSISTENTE VIRTUAL

Outro aparelho muito comum em kits de automação residencial é a assistente virtual. Parecida com uma pequena caixa de som, ela permite acionar outros aparelhos domésticos por comando de voz ou pelo smartphone. No entanto, todos eles precisam ser compatíveis ou adaptados para a automação residencial e ter opção de funcionamento via wi-fi. Desse modo, as assistentes virtuais são perfeitas para garantir mais autonomia e praticidade aos lares com crianças e idosos. Afinal, em vez de interagir com tomadas, por exemplo, eles conseguem acionar eletrônicos e eletrodomésticos diretamente por comandos de voz.

 

4.     LÂMPADA INTELIGENTE

Com o apoio de uma assistente virtual ou de um smartphone, é possível acionar a lâmpada inteligente de maneira remota. Seja por comandos de voz ou poucos toques no dispositivo móvel qualquer pessoa pode acender e apagar a luz. Assim como mudar a cor da iluminação e a dimerização. Logo, não é preciso ficar andando no escuro ou caminhar até o interruptor para deixar os ambientes iluminados.

 

5.     DETECTOR DE FUMAÇA

Ninguém está livre de esquecer o forno ou o fogão ligado na cozinha, certo? Porém, idosos e crianças são mais propensos a protagonizar acidentes domésticos desse tipo. Logo, incluir o detector de fumaça em seus equipamentos de automação residencial é uma dica bem importante. Afinal, em caso de fumaça, a partir de seus circuitos eletrônicos, o sensor do aparelho aciona um alarme e envia uma notificação via smartphone. Desse modo, mesmo que não seja possível evitar a situação, você conseguirá agir rápido para diminuir os riscos.

 

6.     BOTÃO SEM FIO

Já para idosos e crianças com dificuldades de comunicação, o botão sem fio é uma excelente estratégia. Principalmente nos momentos de emergência. Afinal, basta apertar o dispositivo para enviar um alerta ou pedido de socorro.  Para utilizá-lo, você precisa vincular o equipamento a um sistema de automação residencial. Inclusive, muitos botões sem fio vêm com um colar para que possa ser utilizado no pescoço.

 

7.     FECHADURAS INTELIGENTES

Existem diversos tipos de fechaduras inteligentes. Enquanto alguns modelos utilizam biometria, outros usam sensores de presença ou aplicativos. Inclusive, esse último é o mais eficaz na proteção de idosos e crianças. Afinal, com ele você consegue controlar remotamente tanto o bloqueio quanto a liberação do acesso à porta. Além do modelo, essas fechaduras podem variar também entre funcionamento elétrico ou a bateria. Todavia, lembre-se que na falta de luz ou bateria, somente a assistência técnica consegue abrir ou fechar a porta.

 

Como se pode ver, as tecnologias para casas são muito mais que aliadas das tarefas domésticas básicas, não é mesmo? Antes de tudo, os aparelhos digitais ajudam você a cuidar da parte mais importante do lar: a sua família! 🙂

 

Foto: iStock/Thinkhubstudio