Diferentemente de férias, o período sabático é um momento para rever planos e sonhos, assim como para definir um novo estilo de vida

Como planejar um período sabático para se redescobrir

Durante a pandemia, muitas pessoas se perguntaram como seria o mundo após esse período tão diferente. Sobretudo com as novas prioridades que foram sendo apresentadas na vida e no lar. Além da sustentabilidade e do minimalismo, temas como saúde física e mental ganharam ainda mais atenção. Principalmente daqueles que conseguiram transformar suas casas em santuários de proteção, bem-estar e aconchego. Nesse contexto, retomar a rotina e os hábitos anteriores à crise sanitária não está mais nos planos de muitos brasileiros. Diante disso, investir num período sabático pode ser a melhor maneira de repensar em suas escolhas e “recalcular a rota”.

Afinal, ao contrário de um momento de férias, por exemplo, um período sabático envolve propósito e busca de crescimento. Seja para rever planos antigos, transformar sonhos em realizações concretas ou até mesmo para identificar suas verdadeiras paixões. Ou seja, é uma espécie de licença do trabalho dedicada a romper a rotina e inspirar criatividade para resolver situações. Porém, essa é uma escolha individual que exige muito planejamento e organização. Então, a seguir, veja algumas dicas da H.Lar para aproveitar seu tempo da melhor maneira possível:

 

COMO REALIZAR UM PERÍODO SABÁTICO

1.     AVALIE O MOMENTO

Antes de fazer uma pausa para viver um período sabático é importante avaliar bem o momento que você está vivendo. Afinal, planejamento e organização são etapas essenciais, tanto por questões financeiras quanto emocionais. Então, caso tenha alguns dias livres de recesso ou férias, aproveite-os para relaxar e pensar a respeito. Às vezes, sair um pouco da rotina é o que basta para renovar suas energias. Porém, se mesmo depois de uma programação diferente você ainda sentir descontentamento ou necessidade de mudança, pode ser um sinal.

2.     ESTABELEÇA SEUS PRIMEIROS PASSOS

Depois de tomar a decisão de realizar um período sabático, invista em alguns exercícios mentais. Dessa forma você conseguirá iniciar sua nova rota. Para isso, pense em quais serão seus objetivos e em quais habilidades serão necessárias para alcançá-los. Em seguida, avalie onde você precisa estar para vivenciar esta nova experiência. Para tanto, é interessante ponderar qual estilo de vida mais combina com essa fase. Além disso, avalie quanto tempo você quer ou pode ficar afastado de suas atividades. Consequentemente, quanto precisará economizar e gastar por este tempo. Ainda em relação ao dinheiro, considere incluir uma reserva para os meses seguintes ao seu retorno. Dessa forma, poderá evitar qualquer necessidade de urgência e retomar a vida com mais tranquilidade. Afinal, a proposta é justamente desacelerar e reaprender a viver bem.

3.     PLANEJE SUA AGENDA

Como você já sabe, período sabático não é férias. Logo, para realmente aproveitar seu momento e cumprir seu propósito é imprescindível definir seus objetivos. Caso contrário, você pode encerrar essa etapa com sensação de tempo perdido e dinheiro desperdiçado. A ideia é ter um foco que ajude a dar um sentido maior a sua experiência/vivência.

4.     DESCUBRA PARA ONDE IR

Depois de definir seus objetivos, é preciso estabelecer um local para viver suas novas experiências. Em sua própria casa ou num lugar, cidade ou até num país diferente. Aliás, seu destino deve combinar com seu estilo de vida e seus propósitos. Caso decida ficar em sua casa, não deixe que os afazeres cotidianos consumam o seu tempo. Além disso, negocie com sua família para que as demandas alheias não tirem o foco do seu projeto pessoal.

5.     CONVERSE COM SUA FAMÍLIA

Por falar nisso, comunicar sua decisão à família é uma etapa que pode ser tranquila ou nem tanto. Afinal, a notícia pode impactar as pessoas de diferentes maneiras. Mesmo assim, demonstrar que você já tem tudo planejado sempre ajuda a reduzir os receios e a ansiedade dos parentes.

6.     COMUNIQUE SUA EQUIPE

Assim como a família, sua equipe de trabalho precisa ser informada sobre sua decisão de fazer uma pausa estratégica na carreira. Caso ocupe uma posição de gerência, será preciso indicar também um substituto.

7.     PREPARE-SE PARA O ÓCIO

Embora seja tudo o que você mais precisa, às vezes, não ter a agenda repleta de compromissos pode ser estranho. Ou até mesmo um tanto assustador. Por isso, sentimentos como solidão e ansiedade podem ser comuns no início ou ao longo do processo. Logo, ter algumas tarefas fixas para realizar todos os dias é o mais recomendável. Seja um ritual matinal de exercícios e meditação ou qualquer outra atividade que lhe traga motivação e alegria. Afinal, na dose certa, a rotina jamais irá lhe entediar. Pelo contrário: ajudará a direcionar o seu caminho. Então, desacelere, permita-se, experimente-se!

8.     PREPARE-SE TAMBÉM PARA VOLTAR

Quando seu período sabático for se aproximando do fim é comum surgir um receio de voltar ao “normal”. Ao mesmo tempo, possivelmente você estará mais consciente de si e daquilo que lhe motiva no momento presente. Então, prepare-se para retornar reabastecido de sua nova bagagem cultural e emocional. Afinal, esta será a próxima etapa da sua vida, justamente para a qual você esteve se preparando. Aliás, diferente de tudo o que já vivenciou até aqui.

Então?! Pronto(a) para fazer uma pausa? 🙂

 

Foto: iStock/iStock_frantic00