Conheça livros sobre autocuidado que ajudam na busca por reconexão, possibilitando encontrar ou resgatar seu propósito e, assim, viver melhor

Saúde: livros sobre autocuidado para uma vida mais plena

Alcançar uma boa qualidade de vida requer atenção simultânea a vários aspectos. Por isso, essa busca frequentemente ganha ares de uma verdadeira missão! Afinal, as preocupações acerca de carreira, família, tarefas e compromissos fazem sobrar pouco tempo e energia para cuidar de si mesmo(a). Não à toa, livros sobre autocuidado, autoconhecimento e temas afins fazem cada vez mais sucesso, ganhando destaque nas prateleiras. Isso porque, com a famigerada “correria” e o intenso foco externo, pode ser preciso ajuda até para (re)aprender a relaxar. Contudo, entrar em contato com seu íntimo, reencontrando a própria essência, é peça-chave para manter uma boa saúde mental. A seguir, confira algumas recomendações de leitura que exploram esse tema a partir de pontos de vista diversos.

 

4 LIVROS SOBRE AUTOCUIDADO

1.     MEU CORPO, MINHA CASA

A escritora indiana Rupi Kaur traz reflexões a respeito das constantes oscilações da vida e a importância de saber abraçá-las. Através de poesias e ilustrações feitas pela própria autora, o livro sugere que as respostas que buscamos estão em nós. Assim, Kaur convida o leitor a conversar internamente e descobrir seu potencial para crescer mesmo frente às mudanças mais inesperadas.

2.     A PARTE QUE FALTA

Um livro feito apenas de poucas frases e ilustrações de um ser circular que rola pelas páginas. No entanto, com uma poderosa e eficiente mensagem. Aliás, é isso que faz o leitor retornar diversas vezes à obra de Shel Silverstein para lembrar que a felicidade genuína não está nos outros. Toda vez que se deposita em alguém essa responsabilidade, coloca-se em risco essa sensação. Afinal, se a outra pessoa partir, vai levá-la consigo, de maneira que sempre faltará uma parte.

3.     O ALQUIMISTA

O título brasileiro da lista, um clássico de Paulo Coelho, é uma obra leve e cheia de metáforas para abordar a importância de permanecer conectado ao seu propósito. Frequentemente, a rotina e o próprio mundo, com suas exigências, sufocam os sonhos e acabam mudando trajetórias. Por fim, aquilo que realmente faz sentido e tem significado na nossa vida cai no esquecimento – e continuamos vivendo no “automático”.

4.     CADERNO DE EXERCÍCIOS PARA CUIDAR DE SI MESMO

Autocuidado na prática e questões sobre amor-próprio são os temas da nossa última indicação de livros sobre autocuidado. A médica e escritora Anne Van Stappen é autora de uma extensa lista de cadernos práticos para viver melhor. Porém, nesta obra ela aborda um medo comum que prejudica o processo de bem-estar: “afinal, cuidar de si mesmo torna alguém egoísta?”. De maneira clara, a autora busca desmistificar o autocuidado e os sentimentos de culpa e apreensão tão associados ao tema.

 

Para alcançar a saúde integral e uma vida mais plena, é fundamental colocar o cuidado consigo mesmo como um compromisso. Mas não “no fim da lista”, para realizar “se houver tempo”, e sim como uma prioridade. Para tanto, vale investir num espaço zen em casa para meditar diariamente ou planejar um período sabático para se redescobrir. Afinal, o importante é não esquecer que dividir o tempo com quem se ama também significa “dividir” um tempo consigo!

Os livros sobre autocuidado demonstram o quanto ser bondoso consigo mesmo(a) é uma necessidade – e nunca uma futilidade. Certamente, assimilar e desenvolver esse conceito é um processo longo, que requer dedicação e persistência. No entanto, a sensação de mais bem-estar e menos autocrítica aumenta o empenho e a resiliência para continuar nesse caminho.

 

Foto: iStock/vladans