Aprenda dicas práticas de planejamento e organização para viajar com crianças de forma mais sossegada e garantir boas memórias em família

Férias em família: um pequeno guia para viajar com crianças

Viagens são uma ótima maneira de descansar, sair da rotina e curtir momentos de diversão em família. Contudo, viajar com crianças pode ser um verdadeiro desafio para os pais, que frequentemente retornam do passeio ainda mais cansados. Para que isso não aconteça e as férias sejam tranquilas e proveitosas, é necessário planejamento e organização. Então, se é sua primeira viagem com os pequenos (ou se a última experiência não foi ideal), confira nossas dicas!

GUIA PARA VIAJAR COM CRIANÇAS

Divertir-se com os filhos longe de casa não precisa ser uma tarefa exaustiva. Nesse sentido, com algumas dicas práticas é possível evitar transtornos e garantir uma experiência incrível para todos.

CONVERSE SOBRE A VIAGEM

O primeiro passo é envolver as crianças na organização da viagem, explicando como tudo funcionará. De acordo com a idade, descreva o destino do passeio, quanto tempo ficarão fora de casa, as atividades planejadas, etc. Além disso, vale a pena combinar o que elas devem ou não fazer em certas situações. Esse passo é importante para acalmar os ânimos agitados dos pequenos e prepará-los para a mudança na rotina.

ATENÇÃO AO TRANSPORTE

Principalmente para quem vai viajar com crianças por via aérea, é preciso avaliar distâncias com cuidado, evitando dores de cabeça. Isso porque, em viagens de avião, não há como fazer paradas para descansar. Além disso, o tédio (sobretudo para crianças) é outro fator estressante. Portanto, a dica é dar preferência a voos noturnos, a fim de que os pequenos passem boa parte do tempo dormindo. Assim, seus filhos também chegarão ao destino com as baterias recarregadas e prontos para aproveitar os passeios!

PROGRAMAS PARA TODOS

O objetivo de qualquer viagem é garantir que todos se divirtam, certo? Por isso, intercale no roteiro atividades para entreter as crianças e opções do seu próprio interesse. Você pode estipular dias exclusivos para o lazer adulto e infantil ou realizar ambos no mesmo dia em horários diferentes. Dessa forma, todos conseguem aproveitar atividades de lazer conforme seu gosto e idade – e ainda se divertir em família.

NA BAGAGEM, SÓ O ESSENCIAL

É natural que os pais queiram se antecipar a possíveis problemas durante o período fora de casa. No entanto, na maioria das vezes, esses contratempos não acontecem. Afinal, quantas vezes você realmente precisou de itens levados na mala como planos C, D e E? Logo, coloque na bagagem apenas o que for relevante: brinquedos, lanchinhos, guloseimas, livrinhos, remédios e documentos, por exemplo.

FLEXIBILIDADE IMPORTA

Procure não fixar à risca os horários da rotina de casa, lembrando que esse é um momento para relaxar. Ademais, as regras têm todo o resto do ano para serem seguidas, não é mesmo? Assim, deixe os pequenos com os horários mais flexíveis para comer e dormir, a fim de que também possam relaxar. Da mesma forma, se as crianças não tiverem restrições alimentares, permita que explorem a gastronomia local. Sem dúvida, descobrir novos sabores será empolgante para eles!

Por fim, não esqueça que imprevistos acontecem – e tudo bem! Aliás, com calma e bom humor, situações inesperadas podem render histórias divertidas depois. Claro que é preciso uma pequena dose extra de paciência, mas o resultado será recompensador. Afinal, ao viajar com crianças você dá a elas oportunidade de apreciar culturas diferentes, aprender novos idiomas e desenvolver capacidades. Através dessas vivências, são desenvolvidas habilidades emocionais como autonomia, paciência e respeito à diversidade, entre outras.

Agora que você sabe planejar viagens com os pequenos sem stress,  é só aproveitar os passeios em família e colecionar boas memórias! 🙂

 

Foto: iStock/Nadezhda1906