Num mundo tão acelerado como o que vivemos, saber fazer pausas e investir em autocuidado é essencial

Autocuidado: estratégias que vão além do skincare na rotina

Para você, o autocuidado começa por onde? Praticar Yoga? Meditação? Ter uma rotina de skincare? Pois, desde a pandemia, esse tema tão buscado na Internet ajudou a viralizar diversos conteúdos nas redes sociais. Principalmente tutoriais com dicas de práticas de bem-estar, alimentação e um lifestyle que nem sempre tem a ver com a realidade de quem está precisando de uma pausa.

Muitos desses conteúdos viraram um produto de consumo. Seja por plataformas de cursos online, retiros espirituais ou produtos naturais para a pele, por exemplo. No entanto, o que deveria ajudar a relaxar pode, muitas vezes, gerar outros resultados. Afinal, infelizmente há muitas pessoas tentando tirar vantagem dessas situações. Seja pela cobrança de preços exorbitantes ou pela falta de experiência e preparo profissional para lidar com a saúde mental. Aliás, vale lembrar que o autocuidado não pode ser uma tarefa imposta. Mas, sim, algo que reflita o estilo e leve em consideração o gosto pessoal de cada um. Ou seja: o que mais importa não é o fato de “ficar bem na foto”. Mas, sim, o efeito que determinada atividade proporciona a você.

MAIS DO QUE VOCÊ GOSTA

Mas, então, como encontrar aquele aconchego, aquele respiro, o sentir-se bem no dia a dia que tanto se busca? Para alguns, adequar o horário de sono e dormir bem o suficiente é um dos atos mais simples e essenciais para uma vida melhor. Para outros é treinar pesado, liberar a tensão e curtir a endorfina depois.

Também existem aqueles que não querem fazer nada mesmo, ou como diz a expressão italiana: il dolce far niente. Ou seja: a doçura de não fazer nada, apenas ficar de boa. Uma pausa bastante saudável num mundo em que não para mais para nada, não é mesmo? Seja qual prática você eleger, a questão-chave para isso é que essa escolha tem que ter a ver com você. E não com as diversas “receitas de bolo” que querem tanto nos vender por aí.

AUTOCUIDADO NA VIDA REAL

Nas próprias redes sociais podemos encontrar inspirações mais humanizadas. Para o coletivo Obvius (@obvius.cc) autocuidado de verdade é começar pelo que podemos fazer no agora. Para isso é preciso olhar para dentro: saber do que você gosta, do que está precisando para encontrar mais harmonia. Mas, principalmente, o que é possível ser feito hoje. Para tanto, o perfil no Instagram entrega um conteúdo real e humanizado com trends e ilustrações leves e bem-humoradas.

Dessa forma, é possível se inspirar e aliviar a cobrança interna. Afinal, cuidar de si representa um momento para se acolher e se amar, e não lutar contra si mesmo. Caso contrário, o autocuidado vira mais uma tarefa a ser cumprida. Como se necessitasse um “chegar lá”, enquanto é o processo que precisa ser curtido.

Aliás, o papo sobre isso pode ser ainda mais intrínseco. Para se cuidar de verdade, antes de tudo, é preciso muito amor-próprio e paciência. Assim como respeitar seu próprio tempo e não esquecer de se divertir pelo caminho!  Essa receita, sim, é única para cada um, tem tudo para dar certo.

DICA DE LEITURA

Além de seguir as “pílulas” de autocuidado do perfil Obvius no Instagram, é possível investir em obras mais aprofundadas. Ainda mais se você gosta de reservar um momento do dia para praticar leitura. Nesse caso, o livro Autocuidado de verdade, de Pooja Lakshmin, pode ser uma ótima opção para sua biblioteca em casa! Com 272 páginas, o título apresenta um programa transformador para redefinir o bem-estar. Sem cristais, purificações ou banho de espuma! Afinal, conforme o autor, o falso autocuidado é um barato passageiro, que serve de válvula de escape da vida cotidiana. Além disso, nos distancia um pouco mais de nosso verdadeiro eu.

Então, que tal começar a se cuidar de verdade? Se você gostou do post, continue acompanhando o blog da H.Lar!

Foto: iStock/PeopleImages