Uma regrinha de dois minutos baseada na neurociência pode auxiliar muito na hora do despertar, trazendo mais foco e energia

Como começar bem o dia segundo a neurociência

Toca o despertador, e um novo dia está pronto para começar. Contudo, despertar e se levantar da cama nem sempre são tarefas exatamente fáceis… Inclusive, o café muitas vezes é uma válvula de escape para esse momento. E com razão! Afinal, é comprovado pela ciência que a cafeína funciona. Isso porque o café faz com que o sistema endócrino libere glutamato, um neurotransmissor que aumenta a memória e a capacidade de aprendizado. Porém, existe uma outra opção para despertar melhor em apenas dois minutos. Trata-se de um método emprestado da neurociência, que promete deixar a pessoa mais enérgica, focada e mentalmente afiada.

NEUROCIÊNCIA AO ACORDAR

A regra ou método 5-5-5-30 é um conjunto de exercícios que podem ajudar no dia a dia, tornando a rotina produtiva. De acordo com uma análise publicada na Translation Sports Medicine, praticar dois minutos de exercício em intensidade moderada a alta podem melhorar indicadores cerebrais. Com apenas 60 segundos, é possível ficar mais atento, concentrado e aprender mais. Além disso, esse resultado pode durar até duas horas após o exercício.

MÉTODO 5-5-5-30

Vários treinos podem ser feitos em dois minutos. No entanto, o mais indicado pela neurociência é o método ou regra 5-5-5-30, que exercita o corpo inteiro. Esse método consiste em:

  • 5 flexões de braços
  • 5 agachamentos
  • 5 lunges
  • 30 segundos de prancha

Esse treino é intenso o suficiente para aumentar a frequência cardíaca, trabalhar os músculos, acelerar o metabolismo e auxiliar em na saúde mental.

REGRA DOS 2 MINUTOS

Para perceber os resultados, é necessário que essa regra seja seguida todos os dias ao acordar, sem exceções. Precisa entrar na rotina – assim como escovar os dentes, tirar o pijama ou tomar banho. Levantar-se e fazer o 5-5-5-30 é algo que promete mudar as suas manhãs. No entanto, precisa se tornar recorrente para isso. Também segundo estudos, é possível adotar um novo hábito a partir de sua repetição durante 21 dias, sem falhar nenhum. Depois, a manutenção da regra é facilitada pelo costume.

Atentar-se ao bem-estar e ao autocuidado é uma tarefa muito importante para melhorar sua vida como um todo. Quer investir nisso? Então confira aqui uma seleção de livros sobre o assunto.

 

Foto: iStock/yacobchuk