Saiba o que é slow living, como vivê-lo na prática e a visão desse conceito frente ao sentimento de urgência que domina a atualidade

Slow living: conceito propõe desacelerar ritmo da vida atual

Viver em ritmo acelerado virou parte do cotidiano. Aliás, fazer tudo depressa tornou-se um hábito, sendo visto como uma qualidade. No entanto, pessoas que perceberam os prejuízos em suas relações, bem como na saúde (física e mental) decidiram mudar. Mais do que isso, encorajar outros à mudança. Assim começaram a nascer movimentos como o slow living, propondo um novo conceito do que significa viver bem.

Nesse sentido, podemos listar slow food, slow fashion e slow travel, por exemplo, que sugerem desacelerar mais para viver melhor. Mas, numa sociedade em que tudo é imediato e descartável, como viver com mais calma e atenção? É possível, de fato, encaixar uma experiência assim na rotina? Pensando nisso, a H.Lar trouxe alguns exemplos de como adotar, na prática, essa ideia.

 

A VIDA SEGUNDO O SLOW LIVING

Embora a tradução literal seja “viver devagar”, não significa que suas ações devam ser em câmera lenta. A ideia do slow living é viver com mais atenção e consciência de si mesmo e do que você faz. É respeitar o próprio tempo, adquirir autoconhecimento, perceber pequenas alegrias, sair do piloto automático, estar presente por inteiro nos momentos. Confira mudanças simples que você pode integrar no seu dia a dia!

 

APROVEITE AO MÁXIMO O SEU TEMPO

Geralmente, estamos sempre no aguardo do fim de semana, das férias, dos feriados… Isso porque associamos essas datas a dias mais leves. Porém, existem doses de felicidade no cotidiano que passam invisíveis em meio à agitação dos pensamentos, constantemente planejando o depois. Por isso, experimente treinar um olhar mais atento e incluir períodos de pausa e silêncio para praticar a respiração consciente. Afinal, paisagens bonitas não existem apenas nos trajetos das viagens. Além disso, ter momentos para se reconectar é um dos caminhos para cultivar uma vida menos ansiosa. Por que ter dias leves quando você pode viver assim?

 

PRIORIZE SUAS RELAÇÕES

Da mesma forma que você precisa valorizar os momentos de introspecção, tenha na agenda espaço para estar com pessoas especiais. Nesse sentido, organize essas ocasiões com o mesmo empenho que organiza seus compromissos. Afinal, é muito comum lotar os dias com tarefas e, no fim, não sobrar tempo para cuidar dos afetos. Conversem sobre como isso pode acontecer (seja jantar em família todas as noites ou marcar encontros mensais com os amigos). Priorize quem é importante na sua vida, dedicando tempo de qualidade – preferencialmente sem eletrônicos para distrair ou interromper.

 

ESTEJA PRESENTE

De fato, algumas situações são mais difíceis para quem quer se manter realmente focado. Contudo, estar presente de corpo e mente, mesmo nas circunstâncias mais corriqueiras, é uma capacidade que pode ser treinada.

Sem dúvida, o cotidiano segue um padrão que pouco muda, o que não significa passar os dias no piloto automático. Aliás, acontecimentos “super” relevantes geralmente não ocorrem com frequência. Logo, não é ideal esperar por isso para estar presente com intenção. Curta mais o prazer dos pequenos processos, o contato da água nas mãos, o sabor da refeição, a leitura cuidadosa, em vez da sua forma rápida e superficial.

 

TENHA CONSCIÊNCIA COLETIVA

Desenvolver um estilo de vida atento às suas reais necessidades não é sinônimo de viver numa redoma egoísta. Ou seja, viver com consciência é também fazer escolhas conscientes em benefício do meio. Por isso, dê preferência ao que é sustentável e procure apoiar pequenos negócios da região, comprando mais de produtores e comerciantes locais. O movimento também se trata de contribuir para o bem-estar comum – de forma que outros vivam, igualmente, com mais equilíbrio.

 

VIVA E APRENDA SEM PRESSA

Se o slow living fala em respeitar e seguir o próprio ritmo, não faz sentido se cobrar mudanças rápidas, certo? Portanto, seja flexível e vá diminuindo o passo no seu tempo e naquilo que você conseguir. Certamente, a vontade de viver em constante clima de tranquilidade existe… Mas fugir sempre do imediatismo e da competição pode ser um desejo irreal. Faça o que você pode e conforme pode – um dia de cada vez. 🙂

 

Foto: iStock/Dmytro Buianskyi