Muito além das atividades físicas intensas, o Neat é um método que privilegia ações comuns do dia a dia, como caminhadas pelo bairro

Neat: conheça o método que impulsiona a saúde física

Em um mundo onde a tecnologia está sempre à mão e a conveniência muitas vezes supera a atividade física, encontrar maneiras simples de melhorar a saúde tornou-se fundamental. Um desses métodos é o Neat, sigla em inglês para “non-exercise activity thermogenesis“, que se traduz como “atividade termogênica não associada ao exercício”. De acordo com especialistas, essa abordagem sutil tem o potencial de fazer grande diferença no bem-estar geral. Aliás, trata-se de uma maneira eficaz e realista de manter o corpo ativo, em movimento, colaborando para uma rotina saudável.

O QUE É O MÉTODO NEAT?

O Neat se refere à energia que um indivíduo gasta diariamente em atividades físicas que não são exercícios considerados formais. Estamos falando, por exemplo, de caminhar, subir escadas, jardinagem, limpeza e outras tarefas cotidianas. Enquanto muitas pessoas concentram-se em treinos intensos na academia, o Neat destaca a importância das pequenas atividades ao longo do dia. No fim das contas, esses esforços acumulados podem ter um impacto significativo no gasto calórico total e, portanto, na saúde física geral.

INCORPORANDO O NEAT À ROTINA DIÁRIA

Uma das características mais interessantes do Neat é a sua acessibilidade – e é justamente ela que tem atraído interessados no método. Afinal, o Neat não exige sessões extenuantes de exercícios, mensalidades em academias, nem mesmo equipamentos ultramodernos. Em vez disso, trata-se de simples escolhas conscientes que colaboram para o aumento das atividades do dia a dia.

CAMINHADAS CURTAS

Sabe aqueles trajetos rápidos que fazemos diariamente de casa para a academia ou de casa para o mercado? Pois, experimente fazê-los a pé e comece a adotar o método Neat na sua rotina. Por exemplo:

  • Opte por caminhar ou usar a bicicleta em vez de dirigir para locais próximos.
  • Sempre que possível, use as escadas em vez do elevador.
  • Planeje pausas curtas para caminhar durante o dia de trabalho.

TAREFAS DOMÉSTICAS

Quem disse que limpar a casa é chato? Além de ajudar a diminuir a ansiedade, a atividade pode ser um momento perfeito para adotar o Neat. Afinal, muitos movimentos que são realizados durante a limpeza se assemelham àqueles feitos na academia.

  • Então, dedique um tempo para limpar a casa, o que envolve movimentos de agachamento, alongamento e levantamento.
  • Também vale cuidar do jardim ou da horta, com movimentos de escavação para o plantio e cuidados com as plantas.

CONSCIENTIZAÇÃO NO TRABALHO

Sabemos que a rotina é, muitas vezes, insana. Mas é fundamental tirar alguns minutos do dia para levantar da cadeira e se movimentar. Nem que para isso seja preciso acionar o alarme do celular.

  • Ajuste a altura da sua mesa para sentar-se confortavelmente.
  • Sempre que possível, levante-se e caminhe pelo escritório. Por exemplo enquanto faz uma ligação.
  • Além disso, faça pausas regulares para esticar, andar e relaxar.

ATIVIDADES RECREATIVAS

Até mesmo aqueles momentos simples do cotidiano podem ser ótimos aliados para você aderir ao Neat.

  • Como quando você leva seus animais de estimação para caminhar diariamente. Aliás, poucos minutos são suficientes.
  • Sempre que possível, saia para caminhar e desbravar as ruas do bairro.
  • Participe de atividades de lazer ao ar livre, como passeios no parque, piqueniques e jogos recreativos.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE FÍSICA

Agora que você já sabe como incluir o método Neat na sua vida, é interessante entender quais benefícios que ele pode proporcionar para a saúde.

1. GASTO CALÓRICO

Aumentar as atividades diárias contribui significativamente para o gasto calórico total, auxiliando na manutenção do peso ou mesmo na perda dele.

2. MELHORA NA SAÚDE CARDIOVASCULAR

Atividades como caminhar e subir escadas aumentam a frequência cardíaca e fortalecem o sistema cardiovascular.

3. AUMENTO ENERGÉTICO

Movimentar-se ao longo do dia pode melhorar os níveis de energia e combater a sensação de fadiga, cansaço e esgotamento.

4. MOBILIDADE EM DIA

Como o Neat inclui uma variedade de movimentos rotineiros, ele pode ajudar a manter a flexibilidade e a mobilidade do corpo.

5. REDUÇÃO DO ESTRESSE

Sem dúvida, o estresse é considerado o mal do século, e pode ser combatido com atividades leves e frequentes, que também ajudam a reduzir os níveis de ansiedade.

PRONTO PARA ADERIR AO NEAT?

Como vimos, o Neat oferece uma perspectiva interessante sobre como trabalhar a saúde física sem a necessidade de grandes esforços. Afinal, em vez de se concentrar atividades intensas, ele busca incentivar movimentos diários constantes. Assim, ao fazer escolhas conscientes para incorporar atividades físicas na rotina diária, ganham a cena benefícios que contribuem diretamente para a qualidade de vida, além da saúde física e mental.

No blog da H.Lar você fica sempre por dentro de conteúdos como esse. Então acesse e acompanhe!

Foto: iStock/BartekSzewczyk