Se você costuma acumular tarefas domésticas e improvisar reparos no último momento, veja as dicas da H.Lar para evitar contratempos

4 dicas para manter reparos e tarefas domésticas em dia

Seja em função da rotina profissional ou de outras responsabilidades, manter um lar em ordem pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, independentemente do tamanho do imóvel, as tarefas domésticas sempre acabam envolvendo boa parte do seu tempo e dedicação. Diante disso, a dica básica de profissionais ligados à organização é a de não deixar que as pequenas coisas se acumulem. Principalmente aquelas que costumam ser mais rápidas e fáceis de se resolver.

Como, por exemplo, arrumar a cama ao se levantar, lavar e guardar a louça, recolher e dobrar as roupas. Aliás, ao realizar determinadas tarefas domésticas, aproveite para manter sua atenção à possíveis necessidades de manutenções e reparos. Desse modo, será possível antecipar problemas, reduzir prejuízos e até mesmo investir em bem-estar. Então, a seguir, confira algumas dicas da H.Lar!

OTIMIZANDO AS TAREFAS DOMÉSTICAS

1.     REVISE CLOSET E ARMÁRIOS

Depois de sua mudança, quantas vezes você fez uma revisão de tudo o que mantém no closet e nos armários? Afinal, com o passar do tempo, é normal ter algumas peças e objetos acumulados. Aliás, mais do que pó e gordura – no caso dos armários da cozinha, a desordem costuma gera impactos negativos. Especialmente em sua saúde mental, já que ela pode contribuir para causar ou ampliar o estresse e a ansiedade.

Certamente, tirar tudo das prateleiras de uma só vez pode ser cansativo e demorado. Então, se você não costuma ter esse tempo ou disposição, experimente fazer por partes. Para isso, reserve uma ou duas horas de sua semana ou mês e dedique-se a organizar cada compartimento. Primeiro, separe tudo o que você mais utiliza e seu dia a dia daquilo que raramente ou nunca é requisitado. Depois disso, ordene por tipo, tamanho e/ou cor. Não apenas para melhorar a aparência visual, mas também para facilitar a localização de suas coisas dentro de closet e armários.

2.     EVITE MANCHAS DE ÁGUA E MOFO

Sempre que lembrar, observe o teto dos seus cômodos com atenção e verifique se há alguma área úmida nele. Afinal, esse costuma ser um sinal de possível vazamento ou infiltração. Então, quanto antes a questão for descoberta, mais fácil será sua resolução. Ainda mais que as consequências e os custos desses reparos tendem a aumentam rapidamente.

Outro problema provocado pela umidade nas paredes e no teto é o mofo. Logo, além de manter seus ambientes ventilados, invista em estratégias mais específicas durante a realização de suas tarefas domésticas. Como, por exemplo, produtos próprios para limpeza e absorção de umidade. Dessa forma, você não apenas torna seu lar mais agradável como também cuida da saúde de quem o habita.

3.     REFAÇA CALAFETAGENS

Materiais de calafetagem são usados para vedar lacunas, deixando a respectiva área impermeável. Desse modo, se evita que a água escorra de um local para outro. Logo, é o principal recurso aplicado em ambientes como cozinhas e banheiros. Aliás, tanto em boxes e banheiras quanto em pias. Porém, com o tempo, a calafetagem pode descascar, deixando alguns espaços abertos. Então, para evitar que paredes, pisos, móveis e outros materiais sejam danificados pelo contato indevido com a água, a dica é reaplicar o material.

Inclusive, ao ser detectado cedo, esse é mais um problema muito fácil de ser resolvido. Principalmente porque se trata de um material simples de remover e reaplicar. Para isso, basta usar um removedor de calafetagem ou até mesmo um abridor de garrafas ou latas. Depois disso, é só aplicar o material em linha ao longo da abertura para recriar a selagem. Tanto o removedor quanto a massa de calafetar podem ser adquiridos em lojas de reparos domésticos.

4.     VEDE PORTAS E JANELAS

Quando for abrir e fechar portas e janelas, repare naquelas tiras flexíveis que ficam em seu entorno. Afinal, elas são responsáveis pela vedação e devem impedir que o ar de fora entre em sua casa. Se elas começarem a dificultar a movimentação das aberturas ou se quebrarem em pedaços, substitua em seguida. Pois, além de reduzir a eficiência energética dos ambientes, uma vedação defeituosa também favorece a entrada de pó e insetos. Consequentemente, amplia o tempo necessário para a realização de determinadas tarefas domésticas. Apesar de se tratar de um reparo relativamente simples, pode ser mais interessante contar com ajuda profissional para esse serviço.

Mesmo que reparos e tarefas domésticas não representem as situações mais atrativas, tente não os acumular ou adiar muito. Afinal, ao dividir essas funções em etapas, é possível investir em seu lar, em sua saúde e bem-estar. E se você gostou das dicas, siga acompanhando o blog da H.Lar!

 

Foto: iStock/Kostikova