Veja como planejar uma reforma de casa gastando pouco e renove seu lar com um projeto que garanta qualidade e segurança para sua família

Reforma de casa: saiba unir estilo, qualidade e economia

Sem dúvidas, ter uma casa em obras pode ser bem exaustivo e estressante. Ainda mais quando o processo interfere diretamente na rotina dos moradores. Afinal, seja para agregar um simples toque especial ou promover uma renovação completa, essas transformações costumam envolver diferentes custos e etapas. No entanto, com a organização adequada, é possível minimizar o desgaste gerado pela reforma de casa. Sobretudo quando se consegue unir estilo, qualidade e economia num mesmo projeto. Então, a seguir, veja algumas dicas que a H.Lar preparou para você!

 

REFORMA DE CASA EM 5 PASSOS

1.     PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA

A melhor forma de evitar dores de cabeça durante a reforma de casa é, antes de tudo, elaborar um planejamento detalhado. Desse modo, é possível visualizar a real proporção da obra e de seus gastos. Assim como evitar que ela se torne uma dessas reformas inacabáveis. Além disso, você consegue prevenir atrasos e despesas fora do orçamento que podem ser identificados com um olhar mais atento.

2.     DETERMINE UM LIMITE DE GASTOS

Para estipular o valor a ser investido, é preciso primeiro levar em conta as despesas fixas de seu lar. Assim você não corre o risco de precisar de empréstimos ou ficar com seu orçamento familiar muito restrito nesse período. Vale lembrar que contas como água e luz costumam aumentar durante o andamento da reforma. Então, considere um acréscimo nessas despesas. Ademais, o ideal é sempre ter uma reserva específica para o projeto e para eventuais imprevistos que possam ocorrer.

3.     DEFINA UM CRONOGRAMA

Estabelecer uma agenda de obras é uma maneira de tornar mais fácil o acompanhamento de sua reforma de casa. Além disso, fazer uma previsão realista do tempo necessário para cada modificação é, também, priorizar a qualidade do projeto. Ao passo que estabelecer um prazo viável contribui para que a obra não seja finalizada com urgência. Mas para isso é indispensável conversar com um profissional, a fim de que os limites sejam justos. Aliás, nesse momento é interessante trocar ideias e fornecer inspirações para alinhar suas expectativas de estilo e qualidade. Principalmente em relação a objetos, cores e materiais.

4.     ESCOLHA UM PROFISSIONAL CAPACITADO

Sempre procure avaliar se os reparos realmente precisam de ajuda especializada ou se podem ser feitos por você mesmo. Certamente essa é uma das estratégias de economia que mais faz diferença no final do orçamento. Contudo, essa análise precisa ser sincera para evitar que você caia no famoso “barato sai caro”.  Portanto, ao perceber que certas mudanças podem ser complexas, priorize a presença de um profissional. Nesse sentido, você ainda pode aproveitar para pedir dicas e ideias mais econômicas. Ou verificar a possibilidade de descontos com fornecedores e parceiros.

5.     INVISTA EM MATERIAIS DE QUALIDADE

Por fim, faça uma boa pesquisa de mercado antes de comprar os materiais para garantir os melhores preços e qualidade. Uma vez que poupar demais nessa etapa só vai gerar gastos e problemas maiores mais adiante. Aliás, para além de evitar prejuízos financeiros, isso também contribuirá com a segurança de todos os moradores do lar. Então, fique atento(a) com “propostas imperdíveis” na hora da compra. Afinal, mais do que contar com um custo-benefício momentâneo, priorizar a durabilidade da obra também é uma maneira de economizar.

Caso seu objetivo seja realizar uma reforma de casa completa, inspire-se com os melhores programas do gênero. Além disso, siga acompanhando as dicas do blog da H.Lar e garanta mais bem-estar e praticidade para sua rotina!

 

Foto: iStock/Proformabooks