Saiba quais materiais utilizar na hora de fazer o isolamento acústico do seu apartamento e quais as melhores formas de aplicá-los

Reduza os ruídos com um bom isolamento acústico em seu lar

Ainda que todo condomínio possua regras em relação ao horário de silêncio, certos ruídos são quase inevitáveis. Aliás, quem mora em apartamento sabe como barulhos aparentemente inofensivos – como passos, vozes, portas se fechando, etc. – podem se tornar verdadeiros incômodos. Nesse sentido, investir no isolamento acústico é uma das estratégias mais eficientes para bloquear os sons. Tanto para garantir o descanso e a privacidade quanto para favorecer o foco e a produtividade de quem atua em home office. Então, se você mora em apartamento e quer torná-lo um ambiente mais silencioso e tranquilo, confira estas dicas da H.Lar!

OPÇÕES DE ISOLAMENTO ACÚSTICO

DRYWALL COM LÃ DE VIDRO OU ROCHA

Quando se trata de isolamento acústico, esta é a técnica mais utilizada, estando presente em muitas construções residenciais e comerciais. O drywall é feito de placas de média espessura que garantem a rigidez necessária para uma barreira de som eficaz. Mesmo assim, é um material leve, o que torna sua instalação rápida e ainda contribui para uma temperatura ambiente agradável. Além disso, é possível potencializar os efeitos do drywall ao combiná-lo com a lã de vidro ou de rocha.

JANELAS E PORTAS ANTIRRUÍDO

Os vidros das janelas antirruídos são mais grossos que os das janelas comuns, com espessuras que vão de 8 a 24mm. No entanto, a estrutura da janela, incluindo o batente, pode ser encontrada em modelos de PVC, madeira, alumínio e aço. Por sua vez, as portas antirruídos são feitas de madeira maciça e passam por um tratamento exclusivo de isolamento acústico. Ao mesmo tempo, portas feitas com folhas extras de MDF também são uma opção, pois aumentam a resistência ao som.

ISOLANTE ACÚSTICO

Sem dúvida, a principal característica do isolante acústico é a sua versatilidade de aplicação. Afinal, o material pode ser instalado em ambientes pequenos e grandes, do chão ao teto do apartamento. Inclusive, pode ser encontrado em forma de manta acústica fina ou painel de fita isolante. Assim como complementar outros materiais de isolamento acústico, como o drywall. Visto que a instalação é simples e não requer perfurações, o isolante acústico pode ser aplicado até mesmo sem ajuda profissional.

ESPUMA ACÚSTICA

Apesar de ser mais utilizada em estúdios, a espuma acústica também traz resultados positivos na redução de ruídos em apartamentos. Contudo, as placas de espuma servem especialmente para absorver o som interno, impedindo sua propagação. Por isso é uma solução eficaz para quem trabalha com produção de vídeos e áudios, por exemplo.

Por fim, outra dica interessante é utilizar plantas para intensificar seu isolamento acústico. Desse modo é possível garantir funcionalidade e decoração ao seu lar. Aliás, aqui no blog você encontra um post específico sobre as plantas mais adequadas para apartamento! Agora, basta escolher a melhor estratégia ou combinar algumas dessas dicas para tornar seu lar ainda melhor!

 

Foto: iStock/AlessandroPhoto