Descubra as melhores cidades para viver e surpreenda-se com locais que aliam qualidade de vida, infraestrutura e saúde de um jeito único!

Conheça as 5 melhores cidades para viver – e ser feliz!

Viver em um local agradável é um objetivo cada vez mais relevante para pessoas em todo o mundo. Assim, de uma forma inteligente, as melhores cidades conseguem aliar aspectos essenciais para a qualidade de vida. Entre eles estão infraestrutura, serviços eficientes, oportunidades de emprego, cultura rica, acesso à educação, saúde e lazer. Não à toa, essas características constituem uma tendência que molda as escolhas de muitas famílias.

Nesse contexto, surgem as cidades mais habitáveis do mundo: destinos que se destacam por serem atrativos e acolhedores para seus habitantes. Mas, afinal, quais são as melhores cidades para se viver? Existe um ranking que avalia diversos aspectos – e nós vamos contar para você!

AS MELHORES CIDADES DO MUNDO

Anualmente, a Unidade de Inteligência da revista The Economist divulga seu Índice Global de Habitabilidade. Na pesquisa deste ano, foram apresentadas as 173 cidades mais habitáveis do mundo, tendo como critérios cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. Para isso, de 13 de fevereiro a 12 de março, os moradores de diversas localidades as avaliaram, com pontuações que variam de 1 a 100.

Antes de conhecer as melhores cidades do mundo, vale a pena saber que os resultados de 2023 surpreenderam. Afinal, a pontuação finalmente se recuperou em relação ao período que antecedeu a pandemia. Além disso, os pesquisadores se depararam com as maiores notas dos últimos 15 anos. Ou seja: isso demonstra um importante avanço em relação ao bem-estar da população.

Em geral, podemos entender que a vida nas cidades está melhorando consideravelmente. Além do mais, os avanços em saúde e educação em muitas cidades ao redor do mundo contribuíram para esse cenário.

AS 5 CIDADES MAIS HABITÁVEIS DO MUNDO

5. VANCOUVER, CANADÁ

No top 5 da pesquisa global, Vancouver, no Canadá, também lidera a lista das melhores cidades canadenses, superando Toronto. Vale ressaltar que a cidade portuária melhorou bastante sua pontuação de estabilidade em relação ao índice do ano passado.

4. SYDNEY, AUSTRÁLIA

Embora tenha perdido posições no período pandêmico, Sydney, que é uma das maiores cidades da Austrália, finalmente se recuperou. No índice de 2023, ela está na quarta posição, que anteriormente era de Amsterdã, na Holanda. Em especial, a localidade conquistou nota máxima em educação e infraestrutura, demonstrando a qualidade de vida que se tem por lá.

3. MELBOURNE, AUSTRÁLIA

Outra cidade australiana que aparece em destaque na lista é Melbourne, fazendo com que o país retome suas posições no ranking. Vale ressaltar que a alta pontuação em saúde foi responsável pela sua classificação. Para entender melhor, Melbourne recebeu nota máxima nesta categoria. Aliás, a Austrália é considerada um dos destinos mais seguros para mulheres que desejam viajar sozinhas, você sabia?

2. COPENHAGUE, DINAMARCA

Como sabemos, a Dinamarca é um dos melhores países para se viver. Não à toa, é considerada uma das localidades mais felizes do mundo. Consequentemente, suas cidades conquistam altas posições no ranking. No caso de Copenhague, a cidade obteve pontuação máxima em educação, estabilidade e infraestrutura. Por isso, é a vice-campeã no ranking das melhores cidades do mundo.

1. VIENA, ÁUSTRIA

Liderando a lista pelo segundo ano consecutivo, Viena, na Áustria, foi eleita a cidade mais habitável do mundo segundo o índice global. A capital austríaca (foto de capa deste artigo) consegue unir de forma inteligente estabilidade, cultura e lazer. Assim, garante aos seus moradores o que há de mais moderno em infraestrutura, educação e saúde.

Segundo o relatório, a única falha de Viena é em relação aos eventos esportivos que oferece. No entanto, a localidade reúne “uma combinação insuperável de estabilidade, boas infraestruturas, educação sólida e serviços de saúde, além de muita cultura e entretenimento”. Assim fica difícil para a concorrência, não é?

Mesmo que o Brasil não apareça nas primeiras posições do ranking mundial, você pode desfrutar de mais qualidade de vida em seu próprio lar. Então, antes de mudar de país, experimente aplicar pequenas mudanças na rotina que contribuem para uma vida mais tranquila. Além disso, aproveite para conhecer as tendências que permeiam o Futuro do Morar em um artigo superinteressante em nosso blog.

Foto: iStock/sborisov