Quer viajar sozinha? Conheça 5 destinos seguros para mulheres

Para além do turismo, viajar sozinha é uma experiência que tem se tornado cada vez mais comum entre as mulheres. Afinal, ao embarcar nessa jornada única é possível investir em independência, liberdade e autodescoberta. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de explorar o mundo de acordo com seus próprios desejos e ritmo, tomando decisões sem a interferência de outras pessoas. Desse modo, as mulheres passam a confiar mais em suas próprias habilidades, a enfrentar desafios e a superar medos. Também fortalecem sua autoestima e desenvolvem maior confiança em suas capacidades.

Outra vantagem de estar em contato com diferentes culturas e realidades é expandir horizontes, ampliar sua visão de mundo e sua compreensão da diversidade humana. Logo, viajar sozinha pode ser uma aventura enriquecedora. Principalmente ao permitir que você se reconecte com sua essência, descubra paixões e cultive uma relação mais profunda consigo mesma. Porém, infelizmente ainda há grandes questões a se levar em conta em viagens solo:  a igualdade e a segurança. Por isso, a H.Lar preparou uma lista com cinco destinos perfeitos para mulheres de todas as idades.

 

MELHORES PAÍSES PARA CONHECER AO VIAJAR SOZINHA

Seja para embarcar num período sabático ou simplesmente aproveitar um período de férias, considere estas dicas de viagem:

 

AUSTRÁLIA

O primeiro país da lista fica no menor continente do mundo, a longínqua Oceania. Aliás, as praias da Austrália impressionam pela semelhança com as praias brasileiras, ainda que com águas muito geladas. Mas, o mais importante: a segurança do país é admirável, com baixíssimas taxas de criminalidade. Além disso, os australianos são muito receptivos aos visitantes em geral e educados com o público feminino. Ou seja, as mulheres podem explorar com tranquilidade as praias e a vida noturna da Austrália.

 

NORUEGA

Junto à Dinamarca e a Suécia, a Noruega forma a Escandinávia, região nórdica conhecida por seu clima gélido. Logo, esse é o destino perfeito para mulheres que amam o frio e buscam experimentá-lo na sua maior intensidade. Nesse sentido, não faltam programas para aproveitar o clima e as paisagens. Desde passeios de trenó ao espetáculo da Aurora Boreal. O país possui uma cultura de confiança social e inclusiva, sendo seguro para o público feminino e para comunidade LGBTQIA+. Além disso, a Noruega sempre ocupa as primeiras posições no ranking de maior igualdade de gênero. Logo, essas características tornam o país escandinavo um destino convidativo para as turistas solo.

 

RUANDA

Ao contrário do país anterior, este foi escolhido para agradar aquelas que amam o calor e climas quentes. Localizada no continente africano, Ruanda é dona de belezas naturais exuberantes com paisagens verdes e montanhosas formadas por vulcões florestados. Além disso, sua fauna abriga animais únicos, como o gorila-das-montanhas e o macaco-dourado, por exemplo. Assim como a Noruega, Ruanda é muito bem-posicionada nos índices de igualdade de gênero. Aliás, o Parlamento do país lidera o ranking mundial nesse quesito, ao totalizar 55% de cadeiras ocupadas por mulheres. Sem contar que os ruandeses são hospitaleiros e sempre bem-dispostos para ajudar turistas a encontrarem seus destinos.

 

COSTA RICA

Com certeza não poderia faltar na lista um país da nossa América Latina! Principalmente por ser uma ótima opção para quem quer viajar sozinha e, ao mesmo tempo, não quer se afastar demais. A Costa Rica é um país de povo acolhedor, descontraído e com uma energia ímpar capaz de cativar qualquer pessoa.

Conforme o costume, todo turista é recepcionado com a saudação oficial costarriquenha: “Pura Vida!”. Essa expressão significa, culturalmente, saber desfrutar da vida em qualquer circunstância; a vida é aquilo que fazemos dela. Assim, a Costa Rica encanta por sua população calorosa e cortês, e pelo cenário de florestas tropicais, vulcões e vida selvagem.

 

JAPÃO

Para encerrar nosso guia e completar a lista de destinos mais seguros, um país do oriente. Afinal, o Japão dispõe de importantes medidas de proteção para o público feminino. Por exemplo: há metrôs com vagões exclusivos e hotéis com andares reservados apenas para mulheres. Outro aspecto interessante são as várias opções de locais e entretenimento para curtir individualmente, um costume natural no país e que as viajantes solo podem aproveitar. Entre os programas destacam-se as salas de karaokês privadas, fontes termais, restaurantes e bares que permitem somente pessoas desacompanhadas.

Sem dúvida a experiência de viajar sozinha é enriquecedora. Especialmente para quem busca desacelerar o ritmo, investir em autocuidado, vencer medos, superar inseguranças e desconstruir tabus. Afinal, ainda há incredulidade sobre a capacidade feminina em saber cuidar de si, sem necessidade da ajuda de uma companhia. Por isso a mulher que passa por esses obstáculos pessoais e objeções impostas, retorna diferente da sua viagem.

Gostou desse post? Então, acompanhe nosso blog e confira nossas dicas dedicadas ao seu bem-estar!

 

Foto: iStock/Solovyova