Quer ter mais tempo para relaxar e aproveitar o lar? Então veja como manter a sua casa organizada de maneira fácil, prática e prazerosa!

Bem-estar: como manter a casa organizada em 5 passos

Manter a casa organizada pode ser um desafio em meio à agitação da rotina. Porém, existem alguns métodos que são capazes de tornar essa ação mais simples e, até mesmo, prazerosa. Afinal, adotando pequenos hábitos, é fácil manter tudo no devido lugar, tornando seu lar um lugar mais agradável e convidativo. Por isso, preparamos um pequeno guia para ajudar a arrumar seus espaços com mais agilidade e praticidade. Depois disso, você verá o quanto a sua saúde mental vai agradecer!

 

5 DICAS PARA UMA CASA ORGANIZADA

1.     COMECE AOS POUCOS

Quando tudo está desorganizado, o ideal é setorizar os locais e começar a colocar as coisas no lugar aos poucos. Inclusive, a sugestão é iniciar pelos cômodos da casa que você costuma usar com mais frequência – como o dormitório – e organize primeiro os itens que estão à vista. Em seguida, é a vez de arrumar gavetas, guarda-roupas e closets. Depois disso, até o seu sono vai ser muito mais tranquilo em um espaço organizado!

2.     DESAPEGUE

Ao longo da vida, é normal irmos acumulando lembranças – muitas vezes em forma de objetos. Apesar disso, na maioria das vezes essas recordações ficam esquecidas em gavetas e acabam atrapalhando sua vida. Aqui, a ideia é fazer um exercício de desapego. Para isso, reúna aqueles itens que estão “sobrando” e avalie a real importância de mantê-los. Saber se desfazer das coisas, além de ajudar na manutenção de uma casa organizada, é um ato prazeroso. Isso vale para livros, brindes, recordações de viagens, enfeites aleatórios e até aquelas peças de roupas que “um dia podem servir”.

3.     CRIE CATEGORIAS

Nada pior do que precisar de algo, abrir uma gaveta e encontrar “milhões” de itens – menos o que você realmente precisa. Por isso, a ideia aqui é criar categorias para os seus utensílios. Separe os eletrônicos, cabos e gadgets em uma gaveta ou organizador. Faça o mesmo com produtos de beleza, produtos de higiene, joias, ferramentas e tudo mais que você possa categorizar. Dessa forma, você saberá onde estão os acessórios que precisa, além de evitar as famosas “gavetas de bagunça”. Além disso, já nessas pequenas situações você perceberá o valor de se manter uma casa organizada.

4.     EVITE ACÚMULOS

Apesar de vivermos numa era digital, ainda hoje lidamos com muitos papéis. Faturas, recibos, panfletos… São inúmeros os formatos em que eles chegam até a sua mesa ou suas gavetas. E quando você menos espera, há uma pilha de papéis logo ao lado. Por isso, crie o hábito de armazenar os documentos importantes em pastas organizadoras, procurando se desfazer rapidamente dos desnecessários. Por exemplo: talvez seja melhor procurar o telefone do restaurante nas redes sociais do que ter mais um panfleto guardado…

5.     FAÇA RONDAS

Cada vez mais escasso, o tempo em casa é um bem precioso. Para fazer melhor uso dele, uma dica é tirar alguns minutos para realizar uma “ronda” geral nos ambientes. Nesse sentido, recolha as roupas, brinquedos espalhados, controles fora do lugar, tudo que estiver em desordem. Essa ação pode ser feita com o auxílio de um cesto, que permite que você vá recolhendo tudo no caminho. Logo, você terá conseguido lidar com boa parte da bagunça – e poderá organizar o que recolheu mais tarde, quando tiver mais tempo. Só a sensação de ter o espaço mais limpo e livre vai fazer você se sentir muito melhor.

 

DICA BÔNUS

Uma alternativa que pode ajudar também é priorizar a decoração minimalista. Afinal, com menos itens, a tendência é ter menos desorganização. Consequentemente, sobra mais tempo para ocupar com outras coisas. Além disso, instalar ganchos e penduradores é uma boa ideia para quem mora em espaços menores. Isso porque eles permitem tirar do caminho itens que estejam causando impressão de desordem. Por fim, se você tem filhos pequenos, pode convidá-los para uma brincadeira na qual o primeiro a arrumar sua bagunça é declarado vencedor!

 

E aí, gostou das dicas? Com um pouco de disposição, é possível vencer a preguiça e dar fim à desordem! Então, comece aos poucos e, em breve, você verá o seu lar se transformar numa casa organizada e muito aconchegante. 🙂

 

Foto: iStock/Kostikova