Jardinagem: como cultivar orquídeas em apartamento
Elas podem ter fama de “temperamentais”, mas você pode deixar de lado o receio na hora de cultivar orquídeas. Aliás, isso vale também para quem mora em apartamento. Afinal, além de crescerem saudáveis em jardins, elas se adaptam perfeitamente a ambientes menores. Para tanto, é preciso adotar alguns cuidados especiais, mas nada que impeça de tê-las no seu lar. A seguir, veja algumas recomendações de como cultivar orquídeas em apartamento.
ESPÉCIES MAIS ADEQUADAS
Primeiramente, é bom lembrar que existem diferentes tipos de orquídeas – e alguns se adaptam melhor a espaços menores. Aqui está uma lista de cinco opções para manter em apartamento sem medo:
- Orquídea Borboleta (Phalaenopsis)
- Orquídea Aranha (Brassia verrucosa)
- Orquídea Brasileira Maxilaria (Maxillaria rupestris)
- Orquídeas do gênero Cattleya (diversas espécies)
- Orquídeas do gênero Cymbidium (diversas espécies)
ORQUÍDEAS EM APARTAMENTO: UM GUIA
Agora que você já conhece aquelas que mais se adequam ao seu lar, vamos aos cuidados primordiais para conservá-las. Confira:
VASOS
A orquídea precisa de um vaso que possua boa capacidade de drenagem, evitando assim que suas raízes apodreçam. Portanto, evite cultivá-las em cachepôs – que acabam não só prejudicando a raiz, como oferecendo condições para o desenvolvimento de fungos.
IRRIGAÇÃO
Ao cultivar orquídeas em apartamento, você pode utilizar o tanque da área de serviço para efetuar a rega. Dessa forma, evita-se que o piso ou mesmo seus móveis sejam molhados no processo. Além disso, o ideal é que a rega seja realizada semanalmente ou, no máximo, a cada dois dias. Porém, é indicado aplicar leves borrifadas de água sobre elas diariamente.
LUMINOSIDADE
Essas flores preferem luz mais amena, portanto trate de identificar os locais onde o sol bate mais forte. Então, para que elas não recebam muita luminosidade de forma direta, procure mudar o vaso de local durante as estações.
LIMPEZA
As orquídeas cultivadas em ambientes menores também precisam ser higienizadas para a sujeira não atrapalhar sua fotossíntese. Mas não se preocupe, pois o processo é bem simples! Basta utilizar um pano ligeiramente umedecido (ou mesmo seco) para limpá-las.
Além de lindas, como você pode ver, essas plantas são bastante adaptáveis. Por isso, ao contrário do que se diz por aí, cultivar orquídeas em apartamento não tem mistério! É só seguir nossas dicas, que você certamente conseguirá mantê-las sempre saudáveis! 🙂